O InDesign CC 2015.4 já está disponível. A seguir os principais tópicos desta versão. E se você está chegando agora, não perca a primeira e segunda parte deste artigo especial – novidades do Photoshop CC 2015.5 e Muse CC 2015.2.
Interface – Novidade do inDesign CC 2015.4
Quem já atualizou para o InDesign CC 2015.4, certamente percebeu a diferença nos painéis. Praticamente toda a interface do InDesign foi reformulada para oferecer mais conforto e legibilidade.
Na comparação com a interface anterior fica evidente que as mudanças foram positivas. Com um corpo de fonte maior e mais espaçamento entre os itens, a identificação dos recursos torna-se mais fácil e imediata.
Trabalho em rede assegurado – Novidade InDesign CC 2015.4
Para quem trabalha acessando arquivos do InDesign a partir de um servidor, esta versão traz uma excelente notícia. Arquivos de até 100 MB continuarão ativos, mesmo se a rede cair. Em versões anteriores, o InDesign fechava para proteger os documentos, impedindo o acesso aos mesmos.
PDF Interativo
O painel de exportação para PDF Interativo foi totalmente reformulado. As informações estão melhores organizadas e separadas em abas.
Destaque para a opção Accessibility que permite definir o idioma e título do documento.
Publish Online
O recurso de publicação para web direto do InDesign deixou para trás o termo Technology Preview. Nesta versão a principal mudança foi interna, com melhor suporte as redes corporativas, com proxy. Conheça o histórico das melhorias e recursos do Publish Online em nossos artigos –InDesign CC 2015.3 – Melhoria Contínua e InDesign CC 2015.1 – novidades além dos epubs.
Classificação de amostras de cores
Uma pequena melhoria, mas sempre bem-vinda na rotina de trabalho. Podemos organizar as amostras de cores, com base em seus nomes ou valores. Organização e produtividade sempre andam juntas!
Creative Cloud Libraries
Um recurso que você precisa conhecer (e usar). Creative Cloud Library. Já apresentei o painel CC Library nestes dois artigos – InDesign CC 2015.1 e CC Library.
Através do CC Library podemos integrar os elementos de layout (fontes, estilos, cores, imagens e vetores), entre as principais soluções da Adobe CC.
A integração de funções na “nuvem” tem recebido melhorias frequentes, exemplo disso é o controle no compartilhamento da CC Library, adicionado nesta versão.
Se você trabalha em equipe vai gostar da aba de permissão. Escolha entre Can Edit que permite deletar, renomear e mover e o Can View, como sugere o nome, permite apenas a visualização e comentários.
Conclusão do InDesign CC 2015.4
Apesar de não trazer nenhum recurso blockbuster, os itens melhorados e/ou adicionados nesta versão focam em usabilidade, segurança e integração. Ficamos na espera (e torcida!) dos recursos que a Adobe nos reserva para o Creative Cloud 2016. Que venha a Adobe Max.
- Interface – meus olhos agradecem. Visual mais moderno, limpo e agradável.
- Trabalho em rede – tenho certeza que esse recurso já valeu a atualização. Essencial!
- PDF Interativo – Mais organização e acessibilidade nos PDF para mídia online, digital.
- Publish Online – recurso cada vez mais consolidado como opção de saída digital.
- Amostras de cores – Melhor organização das cores com base nos valores.
- Creative Cloud Libraries – maior controle no compartilhamento das bibliotecas.
Deixe um comentário