Adobe Max e InDesign CC 2022 – Foco na colaboração

O tradicional evento anual da Adobe – Max 2021 – ocorreu no final de outubro e, similar ao último ano, totalmente online e gratuito. Confira a seguir as principais novidades do InDesign CC 2022.

Em relação ao Creative Cloud duas novidades com foco no trabalho remoto foram apresentadas – Spaces e Canvas.

Esses recursos permitem novas camadas de interação entre equipes compartilhando assets e informações de maneira mais ágil e controlada.

Spaces será um espaço para compartilhamento de arquivos, libraries, links, entre outros assets. Funciona como um nível acima da CC Library permitindo maior interação entre pessoas e todos os elementos de um projeto.

Já o Canva, me lembra muito a ferramenta Miro e funcionará como um moodboard permitindo a visualização e revisão de ideias e projetos entre todos os participantes, em tempo real, direto no navegador.

InDesign CC 2022 – Colaboração aprimorada com Copy Editing (private beta)

Em suas recentes atualizações a Adobe tem dado maior atenção ao fluxo de revisão – confira nestes artigos mais detalhes sobre a importação de comentário do PDF e share for review.

E uma integração ainda maior está em produção com a previsão de lançamento para início de 2022. Confira os principais recursos (aguardados!) no Copy Editing

  • Compartilhar matérias de forma prática e segura, para a equipe (revisores, editores) mesmo que eles não tenham o InDesign, controlando quais seções da publicação cada participante terá acesso.
  • Editores poderão alterar o texto diretamente pelo navegador e visualizar as mudanças no contexto do layout diagramado.
  • As alterações são sincronizadas e aplicadas diretamente no arquivo do InDesign.

A partir desses recursos fica claro que o Copy Editing trata-se de uma versão online do fluxo InDesign – InCopy.

InDesign CC 2022 – Adobe Capture Extension

Como resultado da integração do Adobe Capture com InDesign, ganhamos 3 novos recursos: Color Themes, Shapes e Types. Todas são produzidos a partir de referências em imagens e salvos diretamente no Creative Cloud.

Color Themes – criar uma paleta de cores personalizada a partir das principais áreas da imagem

Shape – semelhante à ferramenta trace do Illustrator é possível criar formas vetoriais em preto e branco.

Type – utilizando as propriedades do Capture, ao selecionar uma área de texto na imagem, o novo recurso identifica e busca fontes similares a partir do Adobe Fonts. No modo edição, ainda, podemos configurar ajustes de entrelinha, tracking e escolher salvar como estilo de parágrafo ou caracter.

InDesign CC 2022 – Outras melhorias e recursos

  • Compatibilidade com Apple Silicon M1: em testes a Adobe reporta até 59% de aumento no desempenho em comparação com chips Intel
  • Escala da interface: controle refinado para apresentação da interface, em especial, em monitores 4k.
  • Atalhos do Illustrator e Photoshop: Acesso o menu Edit > Edit Keyboard Shortcuts > Sets para ativar o novo conjunto de atalhos
  • Terminologia inclusiva: agora no painel Página a referência para páginas mestras e páginas principais. Em inglês temos Parent Pages, em substituição a Master Pages
  • Corrigido o erro com imagens no formato PNG com transparência que ficavam com preview preto após importação
  • Fontes repetidas eram listadas no campo Find Font
  • E para fechar nosso artigo um bug inusitado. O mesmo arquivo do InDesign ser aberto por usuários diferentes de forma simultânea. Com certeza daria um sério conflito de versões ☹

Mais sobre o Adobe Max

Confira nesta LIVE – ADOBE MAX, mais detalhes, sobre as novidades do Creative Cloud 2022 lançadas durante o Adobe MAX. Melhorias e os novos recursos do InDesign, Photoshop, Adobe XD, entre outros.


Black Friday Dualpixel

Tenho um convite especial para você!

Neste mês de Black Friday farei uma oferta única na FORMAÇÃO EPUB 3. 

Nosso curso 100% digital e atualizado, no qual você aprende na prática o passo a passo para aplicar os recursos do InDesign e Sigil na produção de livros digitais em EPUB 3 – refluível e fixo.

Participe do grupo exclusivo no Telegram e tenha acesso a esta condição nunca anunciada, além de dicas e conteúdos extras sobre a produção do formato EPUB com InDesign e Sigil.

Te espero lá 🙂

COMPARTILHAR:
, , ,

Felipe Santos

Eu ajudo designers, editores, autores e entusiastas sobre publicações digitais (EPUB 3, HTML5 e App) a produzir e publicar conteúdo unindo técnica e design, mesmo para quem não sabe nada de programação. Vem comigo, colocar sua publicação para o Mundo :)

Deixe uma resposta