Amazon começa a operar com produtos físicos no Brasil

Amazon começa a operar produtos físicos no Brasil

Amazon começa a operar com produtos físicos no Brasil

Em uma comparação simplista, as relações que a Amazon vinha mantendo com o mercado brasileiro até agora eram parecidas com sexo virtual. Naturalmente, um ponto de interrogação surgiu em sua cabeça, mas existe algo fundamental para um bom sexo e para um bom e-commerce: o aspecto físico. Afinal, a gigante de Seattle só vendia e-books e apps em sua loja brasileira, e para isto não era preciso nenhum tipo de operação logística em terras tupiniquins, apenas um bom sistema de pagamentos em reais. Por isso, os aparelhos de leitura Kindle eram comercializados por parceiros. Mas, agora a Amazon resolveu levar seu romance com o mercado brasileiro para o patamar físico e desde hoje pela manhã já está comercializando seus Kindles diretamente em sua loja, responsabilizando-se por todo o processo de faturamento e entrega.

Para a indústria de livros, a entrada da empresa de Jeff Bezos no e-commerce de mercadorias físicas é um divisor de águas. Enquanto atuava apenas na venda de e-books em sua loja brasileira, a gigante de Seattle estava mais para a anã da Berrini. Em 2012, a participação dos livros digitais no mercado de livros de interesse geral ficou em, no máximo, 3% e a Amazon teria cerca de 30% deste mercado. Ou seja, a empresa norte-americana não teria nem 1% do mercado de livros de interesse geral. Se considerarmos o mercado editorial inteiro, com CTP (Cientifico, Técnicos e Profissinais) e Didáticos, sua participação então seria ínfima.

Neste cenário, a Amazon tinha pouquíssimo poder de barganha junto aos editores, em uma situação completamente diferente daquela de outros mercados onde a empresa vende livros físicos com eficiência. Mas agora o jogo é outro. A Amazon já estava desde o ano passado negociando contratos para venda de livros físicos com as editoras brasileiras, embora ainda não tivesse uma operação logística em funcionamento. Agora, a operação está ativa. Quem despacha Kindle, despacha qualquer coisa, e não há dúvidas de que livros físicos estão na mira da empresa para entrarem na loja o mais rápido possível.
 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *