Amazon Love EPUB

Amazon se rende ao formato EPUB

Quem atua no mercado de livros digitais conhece a força da Amazon na venda de ebooks, e todo ecossistema que a empresa mantém com uma distribuição fechada dos livros digitais para a plataforma kindle.

Confira nesta live as possibilidades de leitura de ebooks no ambiente kindle

O Poder da Amazon – Parte 1 – leitura
Plataforma Kindle
Plataforma Kindle para leitura de ebooks – eReaders e apps para desktop e mobile

Após mais de uma década forçando os usuários a utilizarem formatos proprietários, a Amazon, flexibiliza a publicação dos ebooks na plataforma KDP. Confira o texto publicado no fórum da empresa. (tradução livre).

Ouvimos seus comentários e estamos simplificando a publicação de e-books no Kindle. A partir de 28 de junho de 2021, não ofereceremos mais suporte a arquivos nos formatos MOBI, PRC ou AZK ao publicar novos eBooks otimizáveis ​​ou atualizar o conteúdo de eBooks publicados anteriormente. Em vez disso, pedimos aos editores que usem arquivos EPUB, KPF (arquivos Kindle Create) ou DOC / DOCX (arquivos do Microsoft Word) para eBooks que podem ser reduzidos.

Fórum de usuário Amazon KDP

Entre os profissionais que produzem ebooks, a Amazon é conhecida por despertar amor e ódio, se por um lado é uma excelente plataforma de vendas, por outro limita os recursos visuais dos ebooks.

Kindle haters
Usuários mais revoltados com as restrições da plataforma Amazon
Comparativo Mobi e KFX
Comparação da massa de texto entre o formato Mobi (esq.) e KFX (dir.)

E grande parte dessas limitações são causadas pelo formato Mobi, que não possui recursos “avançados” na formatação de texto, causando além da mudança do tipo de fonte, alterações no alinhamento, perda da hifenização, transformando o projeto gráfico do ebook num trabalho escolar do ensino infantil.

Contudo, o legado do formato Mobi deve ser comemorado, pois atendeu as necessidades da época que surgiu, meados dos anos 2000.

Baseado no padrão Open eBook Publication Structure (OEBPS), tanto o Mobi, quanto o EPUB possuem a mesma origem – quem já descompactou um arquivo EPUB viu com certeza a pasta OEBPS.

Apesar de compartilharem a mesma estrutura, o Mobi e o EPUB tiveram caminhos bem distintos no decorrer dos anos.

Semelhante a uma história de irmãos que são separados ao nascer, enquanto o EPUB disfrutou da liberdade e evoluiu incluindo novas funcionalidades, seu irmão menos afortunado ficou preso nos muros da Amazon restrito aos recursos da época que foi criado.

Plataforma

Um conceito importante que deve ser entendido, em especial, por aqueles que produzem eBooks e atuam de alguma forma da cadeia de produção – autores, editores, agregadores – é sobre a materialidade dos livros digitais.

Diferente da versão impressa que possui uma materialidade explicita no formato livro que conhecemos a séculos, um ebook também possui sua materialidade quando unimos Formato, Hardware e Software.

Plataforma Digital - Formato, Hardware e Software
Plataforma Digital – Formato + Hardware + Software

Chamamos de plataforma digital a união desses três elementos – formato, hardware e software. Então, a plataforma Amazon pode ser entendida da seguinte forma:

  • Formato EPUB (entre outros compatíveis para publicação – DOCX, KPF);
  • Hardware via os dispositivos Kindle na forma de eReaders e apps para mobile e desktop;
  • Software que controla a visualização, entre outros vários recursos, disponíveis, tipo busca, dicionário, anotações, destaques, etc. – confira um comparativo entre os dispositivos Kindle aqui.

Kindle Previewer

Kindle Previewer – Visualizador de ebooks oficial da Amazon

Kindle Previewer é a ferramenta oficial da Amazon para validação de arquivos, muito utilizada para conversão de EPUB para Mobi, fluxo que não deve ser mais utilizado, conforme orientação da própria Amazon.

Indicação para o formato EPUB pelo Kindle Previewer

Desta forma a função de exportação do Kindle Previewer, praticamente, fica sem utilidade, devemos focar na funcionalidade que dá nome a ferramenta – Previewer.

Precisamos confiar o resultado exibido no Kindle Previewer para conferir a qualidade final do eBook que será publicado. A plataforma de publicação – KDP também utiliza essa validação quando recebe um arquivo EPUB.

Contudo, o que visualizamos no Kindle Previewer não é exatamente o arquivo EPUB, pois ele é convertido para o formato KFX. A Amazon não perde a mania dos vários formatos.

Saiba mais sobre a variedade de formatos da Amazon nesta live – Qual formato publicar na Amazon

EPUB “quase” Universal

EPUB Universal
Uma meta quase alcançada – Formato universal para livros digitais

Apesar do suporte ao formato EPUB pela Amazon ser um bom avanço no caminho de termos um mercado de livros digitais menos centralizado, ainda estamos longe de um cenário estável, que possibilite um formato universal, pois ainda temos diferenças significativas entre as principais plataformas de distribuição.

Amazon de A – Z

Confira essa verdadeira imersão no mundo fantástico da Amazon, entenda de A a Z como utilizar os recursos da gigante do varejo mundial de livros digitais para ebooks em formato EPUB 3.

Em três lives abordo temas essenciais sobre a plataforma Klindle.

EPUB Designer

Aprenda na prática o passo a passo para aplicar os recursos do InDesign e Sigil na produção de livros digitais em EPUB 3 – refluível e fixo. Chegou a sua vez de se tornar um EPUB designer desejado pelo mercado.

Confira nossa oferta de 2 cursos pelo preço 1

Formação EPUB 3 – Layout Refluível e Fixo

COMPARTILHAR:
, , , , , ,

Felipe Santos

Eu ajudo designers, editores, autores e entusiastas sobre publicações digitais (EPUB 3, HTML5 e App) a produzir e publicar conteúdo unindo técnica e design, mesmo para quem não sabe nada de programação. Vem comigo, colocar sua publicação para o Mundo :)

Deixe uma resposta