Apple News Publisher – o newsstand do iOS9

Definitivamente o modelo de publicação digital baseado em edições está chegando ao fim, em especial para os periódicos. Após o anúncio do Adobe Publish  Adobe Digital Publishing Solution– nova plataforma de produção e distribuição de apps editoriais – leia mais aqui e aqui (a explicação da mudança de nome), recentemente a Apple divulgou junto com o beta do iOS9 uma reformulação no conceito do Newsstand. Um novo app nativo aparece na home screen dos iDevicesNews.

O app News faz parte de um sistema maior para produção e distribuição de conteúdo responsivo diretamente para os dispositivos mobile da Apple, chamado News Publisher. As semelhanças entre as duas plataformas – Adobe Publish e News Publisher vão muito além do nome. É notório que o setor de publicação digital está sendo reposicionado e vejo com muito interesse (e de certa forma aliviado), que dois grandes players deste mercado estejam com estratégias alinhadas.

topics_and_channels

Estilo Flipboard

O modelo não é novo, apps como o Flipboard e Zite já oferecem o serviço de agregador de notícias, com base em artigos e preferência de temas do usuário há algum tempo. Mas a proposta da Apple (e, também, da Adobe) vai muito além. Pois permite a produção de channels (publicações) divididas em sections (artigos), organizadas em topics e disponíveis diretamente na home do News.

Apple News Format

Apesar do potencial o News Publisher ainda é uma promessa, disponível apenas para usuários do EUA, Inglaterra e Austrália. Junto com a plataforma, a Apple promete oferecer um novo formato de conteúdo – Apple News. Permitindo a produção de conteúdo com layout personalizado e interativo (será um novo iBooks Author?). Neste momento a plataforma aceita apenas conteúdo a partir de RSS para construção dos channels.

 

 

 

Adobe Digital Publishing Solution x News Publisher

O modelo de distribuição descentralizado, com base em artigos (sections) é a nova fase da publicação digital. Além de recursos como integração com sistemas de conteúdo – tipo o WordPress, compartilhamento nativo para as redes sociais e relatórios de consumo/comportamento do leitor completam o pacote básico.

Apesar das semelhanças entre as duas plataformas, conforme citado no parágrafo anterior, há vários pontos que divergem entre os dois serviços. O Adobe DPS é um serviço pago, via modelo de assinatura, permite a venda de edições avulsas, assinaturas, acesso restrito com login/senha, além de total personalização da experiência do usuário dentro do app. Já o News Publisher é gratuito, aceita empresas/editoras, bem como, auto publicação, a monetização do conteúdo é realizada exclusivamente via a plataforma de anúncios da Apple – iAd.

Em terras tupiniquins teremos que esperar até meados de setembro de 2015 para avaliar o serviço News Publisher, mês previsto para o lançamento do iOS9 – e torcer para usuários brasileiros serem contemplados com o app News desde o lançamento. Já com o Adobe Publish a espera será bem menor, acredita-se que até final de julho a plataforma seja lançada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *