As vantagens do iPAD para a Educação

Pesquisando materiais para a nossa série sobre a interação entre escola e tecnologia, descobrimos muitos conteúdos na web interessantes que queremos que você conheça, entre eles: o iPAD na sala de aula.

Como sabemos que o iPAD ocupa um novo espaço na tecnologia pessoal e que ao longo do tempo ele será referência no ambiente educacional, o que é muito positivo, tanto para o aluno como para o professor, queremos focar, hoje, nas vantagens em inserir essa tecnologia na escola. Porém, levar o iPAD para a sala de aula não é tão simples quanto parece. É preciso, antes, entender como ele pode ser útil como ferramenta educacional.

Segundo Adriana Gandin, pedagoga, especialista em gestão de pessoas e assessora educacional de uma rede de ensino, é preciso desenvolver material didático para a ferramenta. “Isso já tem sido feito, por exemplo, a existência de um aplicativo chamado iBooks Author mostra o interesse da Apple – empresa que fabrica o iPAD – na construção de materiais didáticos relevantes para alunos e professores. O aplicativo permite a criação de material didático interativo por parte das editoras, mas também por parte de professores e até de alunos”, explica.

Outro desafio é o preparo do professor, o que já adiantamos nos posts anteriores. Com o desenvolvimento e aplicação das novas tecnologias em sala de aula, o papel do professor passa a ser questionado e precisa evoluir. Ele deixa de ser, apenas, um professor e torna-se um mediador. Mas, o que isso significa? Significa que o poder do professor como único detentor do saber perde força.

Seu trabalho agora é mediar, filtrar e aprofundar as informações, ajudando os alunos a pensarem na relevância das informações de cada texto lido. O aluno passa a aprender não somente com o professor, mas com os colegas e com qualquer pessoa que tenha algo a lhes ensinar. Essa mudança de atitude nem sempre é fácil para escolas e professores!

Por outro lado, o assunto tem sido bem discutido. “O que vemos são praticamente todas as escolas pensando em como trazer a tecnologia para dentro da sala de aula”, diz Adriana. Por isso, achamos indispensável levantar todas as vantagens e possibilidades para adotar o iPAD no ambiente escolar. Existem seis características que devemos considerar para inserir de uma vez por todas o iPAD na sala de aula:

Primeiro, ele ajuda a personalizar o aprendizado através de aplicativos desenvolvidos para fins específicos, possibilitando a adaptação a novos conteúdos. Com isso, a escola pode desenvolver aplicativos personalizados para seus alunos e professores.

Segundo, o iPAD pode armazenar todos os aplicativos que o aluno precisa para o dia, semana ou mês, facilitando a continuidade de uma aula, caso o acesso a internet seja falha, por exemplo.
Terceiro, esta tecnologia precisa de pouca ou nenhuma manutenção, o que evita a dependência de técnicos para resolver problemas diários de computadores. A instalação de software é muito simples, rápida e fácil.

Quarto, o deslocamento de grandes grupos de alunos para uma sala de informática é comum nas escolas. É um processo complicado e demorado. O iPAD pode facilitar a vida de todos, fazendo com que a escola ganhe produtividade e os professores e alunos tempo e conteúdo.

Quinto, o processamento do iPAD é bom e rápido, pois ele tem uma memória flash, isso agiliza na execução de uma tarefa e na hora de ligar o dispositivo. Sexto e último, do ponto de vista pedagógico, ele desenvolve habilidades cognitivas, motoras, visuais e sociais, ou seja, o iPAD é de extrema importância para o desenvolvimento da criança.

Achamos que não é preciso falar mais nada, apesar de existirem inúmeras outras vantagens do iPAD. O que precisamos, agora, é explorar com mais criatividade os pontos positivos que essa tecnologia nos proporciona. Será bom para as escolas, bom para a sociedade, bom para todos!


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *