Com uma programação bem variada – palestras, apresentações, painéis de debates, mesas redondas, institucionais e trabalhos científicos – os cinco dias do CIAED – Congresso Internacional Abed de Educação a Distância passaram bem rápidos, mas os debatas e reflexões sobre “O contínuo desafio de aumentar a qualidade na EAD”, tema do congresso vão repercutir até a próxima edição.
A participação da Dualpixel foi constante durante todo o evento, com quatro palestras (arquivos disponíveis neste link), e um minicurso. Saiba mais sobre nossa participação no artigo 22º CIAED
A seguir destaco alguns insights e dicas que pude acompanhar nesta edição. Claro, que se trata de uma lista mínima, e não representa a diversidade de temas abordados. Por isso, sinta-se à vontade de colaborar nos comentários com seus destaques sobre o 22º CIAED.
Real cada vez mais virtual
Para as novas gerações não existem barreiras entre real e virtual. O próprio conceito de presencial precisa ser revisto, pois será cada vez mais natural a realização de atividades presenciais a distância, mediadas por tecnologias.
Romero Tori
http://romerotori.blogspot.com.br/
Começo esse tópico com a citação acima, do professor da USP, Romero Tori, que apresentou o instigante keynote “Teleimersão: presença e imersão a distância”, no qual comparou alguns conceitos de realidade virtual (pessoa imersa numa nova realidade), realidade aumentada (elementos virtuais interagindo no ambiente real), e um novo conceito (ao menos para mim), que é a aplicação de sensações físicas dentro de um ambiente virtual, para essa combinação damos o nome de virtualidade aumentada.
Através de um óculos de Realidade Virtual os participantes combinam a imersão do ambiente virtual, com a sensação real da montanha russa. Isso é Virtualidade Aumentada. Um verdadeiro cruzamento de sensações.
Durante a apresentação, o prof. Romero, destacou o potencial da RA (realidade aumentada) como ferramenta educacional, citando exemplos que não mais exigem o uso de dispositivos como tablets ou smartphones.
Abaixo vídeo de divulgação dos óculos de RA, Magic Leap, desenvolvido pelo google.
Um exemplo de aplicação real na educação foi apresentado pelo SENAI, no programa Conexão Futura. Acompanhe no vídeo o uso da RA potencializando o processo de ensino e aprendizagem.
Acompanhe uma breve entrevista com Romero Tori realizada por Patricia Rodrigues, do EaD no Face.
Fonte: material consultado no blog Educação sem Distância, em 27/09/2016.
Design Instrucional com ferramentas Microsoft
Duas ferramentas do pacote Office 365, bem interessantes e gratuitas, foram o tema da palestra de Ronei Gomes. A primeira trata-se do Sway, uma plataforma web para criação de apresentações, histórias, relatórios.
O controle do modo de navegação e recursos interativos como slideshow, vídeo e conteúdo web chamam a atenção. (semelhante ao Adobe Spark, que oferece três perfis de publicações: pages, post e vídeos).
A segunda ferramenta trata-se de um plug-in para o PowerPoint – Office Mix. A ideia é transformar simples apresentações numa aula roteirizada, com adoção de vídeos, formulários de avaliação e relatórios de uso.
Vale experimentar. Para isso acesse mix.office.com e instale o plug-in, compatível com versões Office 2013 (ou superior). Vale lembrar que a criação dos relatórios depende que o usuário esteja logado, com uma conta Microsoft.
As várias faces do design – cognitivo, didático, web, gráfico, research, thinking
Acompanho o CIEAD há quatro anos, e nunca antes o termo design foi tão citado, seja em apresentações, debates ou keynotes. Alguns temas trazidos nesta edição:
- Aplicações online e em ead do design cognitivo sócio-construtivista
- Metacognição: construindo conhecimento sobre a metodologia design-based research-dbr e sua utilização na educação a distância
- Design thinking na educação a distância, presencial e corporativa
- O design como ferramenta de inovação na potencialização do aprendizado na ead
Aliado a essa abordagem mais preocupada com o design, em especial, relacionado ao planejamento e produção dos materiais didáticos, outro ponto que foi unânime refere-se à necessidade de otimização de toda estrutura para mobile.
Não há como deixar os smartphones de fora do processo ensino e aprendizagem. Essa premissa muda todo o fluxo de produção, o que reforça a importância do design, para atingir um resultado de qualidade em diferentes tamanhos de tela.
Prêmio ABED Belas Artes Design para EaD 2017
Alinhado a esse movimento de valorização do design foi lançado o Prêmio ABED Belas Artes em Design para EaD de 2017, para incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras na produção de ambientes de aprendizagem (AVA) e materiais didáticos.
Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria, e receberão troféu fornecido pela ABED, Certificados de qualidade em estética e design e um Selo de Excelência (a instituição poderá inserir em seu material promocional).
Fique por dentro do regulamento e inscrições pelo link.
Apresentações da Dualpixel no CIAED 2016
Abaixo compartilho as apresentações realizadas durante o 22º CIAED.
PALESTRA: ANIMATE CC – A NOVA APOSTA DA ADOBE PARA ANIMAÇÃO NA WEB
PALESTRA: APLICATIVO EDITORIAL PARA EAD
PALESTRA: ITUNES U E IBOOKS AUTHOR – APPLE NO EAD
PALESTRA: PUBLICAÇÕES DIGITAIS PARA EAD. QUAL SOLUÇÃO ESCOLHER? EBOOKS OU APPS
Deixe um comentário