A estética visual tem grande responsabilidade em todas as mídias de comunicação e, por isso, é preciso atenção quando se combina design e marketing digital nas plataformas presentes no ambiente virtual.
Quando uma pessoa está navegando na internet e encontra uma marca reconhecida por meio de cores e formas, por exemplo, há grande possibilidade de clicar no banner digital. Se estiver procurando uma solução para um problema específico, essa pode ser a chance.
Para as empresas é importante reforçar a marca dentro do ambiente virtual, pois elas podem fazer parte de uma grande campanha de marketing que envolve outras mídias, tanto as tradicionais quanto as que contam com tecnologia avançada.
Para isso, de modo a criar uma identidade clara e frequente, os artistas que trabalham com design devem buscar referências em diferentes espaços, como:
- Áreas urbanas;
- Conceitos artísticos;
- Culturas
- Natureza.
A inovação pode ter como inspiração elementos que estão presentes no dia a dia, ou então recapitular a história da arte, com todos os tipos de artistas que já produziram algum tipo de material.
Até mesmo a música pode inspirar, ou filmes, livros e esculturas. Enfim, os artistas podem utilizar diferentes elementos para encontrar inspiração, mas também podem apelar para a inovação.
Sabendo que o público está atento às interações, as empresas devem investir em um design chamativo, criativo, com ideias originais, para se destacar entre os concorrentes, mas para além disso, o ambiente digital também exige dinamicidade, responsividade e um design fluido e intuitivo para uma boa navegação.
Marca personalizada para reconhecimento público
As empresas que prezam pelo reconhecimento dos consumidores sabem o quão importante é ter um logotipo que transmita diversas informações, como qualidade, preço justo, ou qualquer outra valia que represente sua missão, quando se trata da comercialização de produtos.
Por isso, um logotipo está presente em uma campanha de Marketing, nas peças publicitárias, e também nas plataformas digitais e deve ser bem pensado para representar a empresa e sua história.
Deste modo, é preciso que tenha um apelo e seja reconhecido pelo público-alvo, para que a associação às características da marca ocorra de maneira imediata.
Para chegar a um logotipo que define uma marca, o profissional precisa entender que, invariavelmente, a imagem estará presente em diferentes peças publicitárias e também em formato digital.
Campanhas publicitárias envolvem identidade visual
A identidade visual de uma empresa vai englobar embalagens, rótulos, cartões de visita, papéis timbrados, entre outras peças institucionais.
Na atualidade, também estará presente em sites corporativos, dentro das redes sociais, e todos os ambientes virtuais em que um produto ou serviço estiver sendo comercializado ou apresentado.
As campanhas publicitárias no meio digital utilizam o Marketing de Conteúdo para atrair leads para conhecer as plataformas em que as empresas estão presentes.
Muitas vezes, a menção a determinada marca pode ser o suficiente para que a pessoa clique em um anúncio e encontre um site intuitivo, esbanjando criatividade, interação e modernidade.
Utilizando ferramentas próprias para o design no meio digital, há sites que combinam diferentes tecnologias, como o 3D, com um layout atrativo e imagens interativas, que podem funcionar também para o funil de vendas.
O impacto causado por um site devidamente modelado, com apelo artístico, pode manter o internauta por um longo tempo navegando, interagindo e até mesmo comentando com outras pessoas, aumentando a avaliação dos algoritmos sobre o site, visto que entendem que este apresenta boas informações para o usuário.
Esse é um dos objetivos. Atrair cada vez mais pessoas para um site institucional ou corporativo, para que mais e mais pessoas conheçam os produtos e serviços oferecidos.
Imagens acompanham frases de efeito
Mesmo as palavras, quando devidamente dispostas em uma mensagem curta, podem ter um design diferenciado visualmente.
As fontes utilizadas nas redes sociais podem ser empregadas de maneira personalizada, desde que utilizadas as ferramentas corretas.
A possibilidade de investir parte do orçamento de uma campanha publicitária na plataforma de Twitter Ads pode levar os usuários dessa rede social, que se baseia em frases curtas e diretas, para o site da empresa.
Aliás, a padronização do design visual pode encampar diferentes redes sociais, para proporcionar uma continuidade da marca, partindo desde a embalagem física até a loja virtual.
Cabe ressaltar neste ponto que o carregamento da página e das imagens deve ser rápido para uma boa pontuação e legibilidade, bem como para manter a atenção do leitor que foi direcionado para a página por meio das redes sociais, que tendem a ser mais dinâmicas.
Impacto visual é estratégia de captação de leads
O design de uma loja virtual influencia até mesmo na estratégia de Inbound Marketing pois o visual empregado demonstra a hierarquização necessária para propiciar a solução de problema do usuário.
Tudo isso com um visual agradável e com todas as informações devidamente empregadas ao longo da página.
Isso permite que o internauta tenha uma experiência que trespassa por todas as etapas de inbound marketing, que são:
- Atração;
- Conversão;
- Fechamento;
- Encantamento.
A criatividade deve ser explorada ao máximo, para que as marcas possam fugir do lugar comum dentro de uma campanha publicitária.
A otimização a partir do design dentro do website, e outras plataformas, como aplicativos personalizados e redes sociais, tendem a expandir a marca, como deve ser para as empresas que desejam se desenvolver com o marketing digital.
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