Conferência anual Apple – WWDC16

A Conferência Anual Apple – WWDC16 é o tradicional palco das apresentações sobre as novas funcionalidades e atualizações de todos sistemas Apple – MacOS, iOS, tVOS e WatchOS – que não aumentam a cada ano.

No mercado mobile mesmo o iOS representando uma porcentagem bem menor de usuários em relação ao Android, a Conferência Apple WWDC ainda é um bom termômetro para compreender o mercado atual e analisar o mercado futuro. 

Desde 2007, ano de lançamento do iPhone, o WWDC cedeu cada vez mais espaço ao iOS e teve um ganho exponencial de espectadores na platéia, tanto a presencial como a online. Isso deve-se ao crescimento da App Store, que a cada ano atinge números astronômicos em todos os sentidos: seja pelo número de app’s existentes, desenvolvedores, ou pelos valores que circulam nesse ecossistema. 

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Tim Cook no Palco apresenta as novidades de todos os sistemas da Apple.

Este artigo é para você usuário da Dualpixel ter em mãos as principais novidades apresentadas para o segmento mobile. Confira a seguir e mantenha suas informações alinhadas com as mudanças para 2016-2017. 

 

iMessages Integration – WWDC16

O iMessages é conhecido por nós como um app para comunicação, mas a Apple dessa vez mostra que ele pode ir muito além. Para a Apple o iMessages deve se tornar uma ferramenta para maior engajamento, auxiliando a busca de app’s e dado.

E com essa integração (a partir de links mesmo) editores de conteúdo digital e gerenciadores de app’s empresariais podem aumentar  o engajamento de usuários e criar caminhos não lineares de acesso aos app’s e notícias. Revistas e jornais digitais devem ficar de olhos nesta possibilidade.

 

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Push Notification

Notificações via “push” fazem parte do núcleo central do conceito de um App. Notificações permitem que o app possa estar mais “vivo” no aparelho do usuário, aumentando a conexão entre leitor e editoras, em tempo real! 

Neste WWDC a Apple parece ter percebido o valor das notificações permitindo muito mais que um link que leva para o app ou para algum conteúdo externo. Agora é possível publicar até mesmo vídeos e outros tipos de conteúdo dentro da própria notificação, algo como o newsletter inserido no email a décadas atrás. Este é mais um aprimoramento que não deve deixar de ser analisado pelos editores digitais.

 

Novo Modelo de Assinatura

Com quase uma década de iOS em nossas vidas, os app’s hoje tem alguns caminhos para chegar e ficar nos aparelhos dos usuários, o clássico app premium (download de app pago ou gratuito) hoje é apenas um dos tipos de engajar seu usuário. Jogos por exemplo utilizam versões gratuitas de app’s, que ajudam a vender a versão paga, ou versões gratuitas que possuem itens para compra, enfim, a muitas formas de se monetizar e fidelizar usuários.

Mas temos novidades, pois a Apple remodelou o modelo de assinatura para app’s. Agora qualquer categoria de app está habilitada a vender assinaturas auto-renováveis. Serviços de Streaming e produtos seriados ganham muita vantagem com essa opção, pois automatizam a cobrança recorrente das vendas, diretamente do app, via In-app Purchase.

 

Taxa de royalties

Fechando com chave de ouro a melhor notícia! Apple apresentou uma nova taxa de royalties para venda de conteúdo na AppStore. Desde o surgimento do iOS a proporção era de 70-30, onde para cada app vendido ou compra realizada dentro de app, 30% fica para a AppStore (Na plataforma Android funciona igual).

No WWDC 2016 foi anunciado a nova proporção 85-15, ou seja, agora 15% fica retido como comissão para a loja.wwdc2016-3

Dados do Mercado Mobile

Para melhor compreensão das novidades do WWDC 16 é preciso conhecer os dados do mercado Mobile em 2015-2016 para que se mapeie o caminho que o mercado vai tomar nos próximos anos.

No ano que vem a plataforma iOS completa 10 anos de existência e a plataforma Android não está atrás. Hoje são plataformas bem consolidadas e, entre erros e acertos, seguem o rumo da estabilização. 

Pode se concluir que no cenário atual de 2015-2016 o mercado mobile no Brasil representa cerca de 70% de smartphones (sendo uma proporção de 9 Android para cada iOS). O gráfico abaixo reforça a constante e vasta vantagem do Android em Market Share – concorrência desproporcional.

 

Market Share Smartphones

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Em relação ao número total de app’s publicados, com base no site Statista, em junho de 2016, a plataforma Android atingia a marca de 2.2 milhões de app’s publicados, enquanto usuários da Apple poderiam escolher entre 2 milhões de app’s. Nada mal!

Considerando o nível das exigências para publicação na Apple app store não podemos comparar esses números de forma absoluta, pois certamente a Apple tem uma vantagem pela qualidade média dos app’s publicados.

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App’s e Publicidade

Outro fato marcante para 2016 está no anúncio do término do serviço de publicidade mobile da Apple – iAd. Com isso a AdMob, empresa do Google, que explora anúncios mobile, é hoje a maior plataforma para anunciantes e desenvolvedores criarem um ecossistema de ganhos por anúncio dentro de app’s. O AdMob cobre diversas plataforma inclusive o iOS.

O cenário demonstra que para o mercado de tablets deve continuar um crescimento no uso desses aparelhos em instituições educacionais, no mercado corporativo e para usuário final que trabalha com produtividade (desenha, escreve, grava, edita e etc). Para esses mercados o tablet tem uma função que facilita e agiliza certas atividades que já podem ser feitas sem a necessidade de um notebook.

O recente mercado de IoT (Internet das coisas) também pode englobar os tablets ou ao menos o tamanho de suas telas para integrar em novos gadgets residenciais e corporativos. Assim o verdadeiro gadget para público final é realmente o smartphone, o dispositivo individual com baixo peso, fácil de transportar, eficiente e conectado. Sem dúvida é a plataforma na qual desenvolvedores, anunciantes e empreendedores devem focar seus esforços. 

AdMob, empresa do Google, que explora anúncios mobile, é hoje a maior plataforma para anunciantes e desenvolvedores criarem um ecossistema de ganhos por anúncio dentro de app’s. 

O mercado editorial e publicitário na plataforma mobile, também, tem forte sinergia. Atualmente há várias opções para atingir o mobile de forma profissional, com qualidade técnica e visual. Conheça as principais plataformas para produção de App’s editoriais, compatíveis com tablets e smartphones. 

Se você trabalha ou conhece um pouco sobre o Adobe InDesign vai gostar de saber suas recentes possibilidades de publicação. Acompanhe uma comparação entre os formatos de eBook’s e App’s em Como Publicar para Mobile com Adobe InDesign e Publicações Digitais. Qual solução escolher?

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Mauricio Brancalion

Desenhista, designer e desenvolvedor com 15 anos de experiência no mercado educação, comunicação e entretenimento. Formado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP-SP.

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