Produtividade com InDesign. Como viver sem scripts e plugins?

,
Produtividade com InDesign CS6. Como viver sem scripts?

Depois de conhecê-los você se pergunta: como conseguir trabalhar por tanto tempo com Adobe InDesign, sem usar esse script ou plugin? Muitas vezes é paixão à primeira vista, ou melhor, ao primeiro uso! Agora, aquela tarefa chata e demorada é realizada em poucos minutos.

Muito bem, como apaixonado por scripts e plugins, compartilho com vocês uma seleta lista de diversos recursos para otimizar e facilitar a realização de nossos projetos. Para começar, vamos conceituar script e plugin e explicar como podem ser instalados. E claro, todos funcionam na versão CS6 e superiores!

O que é um Script?

Script é uma lista de comandos que podem ser executados com ou sem a interação do usuário. Os scripts para aplicativos são mais relacionados aos eventos de rotina, como importar, converter, exportar, entre outros. Alguns chegam a oferecer tarefas mais complexas. Arquivos de scripts usam a extensão .js ou .jsx

Instalação dos Scripts

A forma mais simples de instalar um script é acessando o o painel pelo Menu Windows > Utilities > Scripts. E com botão direito do mouse sobre o item User do painel, clicar em Reveal in Finder (ou Reveal in Explorer, se você está no PC). Depois disso, basta colar o script dentro pasta Scripts Panel.

E o melhor, nem precisa reinicializar o InDesign. Seus scripts já estão prontos para uso! Veja na imagem abaixo

Mas se preferir confira o local da pasta Scripts Panel em cada sistema operacional.

No sistema Windows, os cripts devem ser instalados na pasta Arquivo de Programas/Adobe/InDesignCCx/Scripts/Scripts Panel. Na plataforma Mac o caminho é semelhante Applications : Adobe InDesignCCx : Scripts : Scripts Panel.

O que é um Plug-in?

Utilitário que adiciona ou melhora os recursos do software, possibilitando realizar tarefas e funções mais específicas no InDesign. Existem vários desenvolvedores que criam praticamente mini aplicativos que aumentam em ‘muito’ as funcionalidades do nosso software de editoração preferido.

Instalação de Plug-ins

As dicas para download de plug-ins devem ser instaladas, no sistema Windows, acessando a pasta Arquivo de Programas/Adobe\InDesignCSX\Plug-ins.

Na plataforma Mac o caminho é semelhante Applications : Adobe InDesignCSX : Plug-ins.

  1. SplitStory / BreakFrame – E para começar vamos dar uma dica dupla: dois scripts muito úteis e já inclusos na paleta Script do InDesign desde a versão CS3. SplitStory quebra o encadeamento de frames de texto mantendo o conteúdo de texto em cada um. Não importa quantos frames e em quantas páginas o texto esteja distribuído, basta selecionar um quadro – ferramenta de seta preta – executar o script e todos os frames estarão isolados.
    Se você não precisa de uma solução tão radical, talvez o BreakFrame seja suficiente. BreakFrame retira do encadeamento somente do(s) frame(s) selecionado(s), sem correr em nada o texto. Ambos perfeitos!
  2. Auto_create_p_c_styles cria estilos de parágrafo e caracter para textos sem marcação de estilos. Inclui a família da fonte e todo tipo de estilo: bold, semibold, itálico, entre outros.
  3. Text-Stitch – versátil recurso para encadear todas as caixas de texto do documento. Também permite encadear apenas a página – spread ou as caixas selecionadas. Produzido pela empresa Rorohiko. Saiba mais

  4. LayoutZone – Excelente script que permite compartilhar alguns elementos da página, ou todo o seu conteúdo, com outro usuário. Ideal para diagramadores e pequenas equipes de trabalho colaborativo. Após o download, descompacte o script e copie a pasta LayoutZone para a pasta Scripts do InDesign. Não a coloque na pasta Scripts Panel, esse script é executado a partir do menu Edit, e não aparece no painel Scripts. Saiba mais

  5. Release Any Anchor – quebra a ancoragem de todos os elementos, objetos e imagens. Basta selecionar um objeto ancorado e executar o script, imediatamente, todos os documentos serão retirados da caixa de texto.
  6. Smart Cell Merge – quando o assunto é tabela, esse script é show! Permite mesclar células de linhas e colunas separadamente. Por exemplo, selecione 20 linhas com três colunas, execute o script e tenha as células das três colunas mescladas sem perder as linhas. Saiba mais

  7. HurryCover – excelente script para produção de gabaritos para capa de livros. A partir de uma interface limpa e agradável, você pode configurar tudo que precisa: formato, lombada, sangria, dobras, orelhas. Muito bom! Saiba mais

  8. GREP Editor – Exibe uma caixa de diálogo para produção do código GREP. Permite carregar linhas de GREP prontas e envia direto para o comando FInd/Change. Também é possível realizar a busca pelo próprio diálogo do script. Saiba mais

Aqui estão todos os scripts dessa lista para você baixar e começar a usar agora em seus trabalhos! Eles estão em uma pasta do Dropbox.


Aprenda mais sobre Scripts e Expressões Regulares com o programa de estudos Dualpixel Academy – Programa pensado para atender quem não tempo de se capacitar ou de realizar formações longas. Vamos te conduzir numa jornada de aprendizado.

6 respostas para “Produtividade com InDesign. Como viver sem scripts e plugins?”

  1. LUIS GUSTAVO

    Fala, mestre.

    Estou com um trabalho em que preciso aplicar alguns estilos de caracteres a determinadas palavras ou trechos do texto. Porém, preciso fazer isso em diversos arquivos de textos com conteúdos semelhantes, mas não idênticos, o que me impede de simplesmente copiar e colar, pois o trabalho não ficaria com seu conteúdo correto.

    Minha pergunta é: Há algum script/plugin que faça esse trabalho sujo pra mim? Algo do tipo que, por exemplo, localize no texto as palavras ou trechos nos quais eu apliquei o estilo, e posteriormente o aplique nas mesmas palavras/trechos no novo texto.

    1. Oi,
      Sim, voce pode aplicar via GREP Style dentro do estilo de paragrafo um estilo de caracter a textos específicos ou a um padrão de busca.
      Confira aqui – https://youtu.be/2A0ngusfXHY

  2. Julio

    Olá, preciso muito do Text-Stitch, eu baixo coloco na pasta mais o ID não ler? alguma solução?

    1. Olá,
      tenha atenção de baixar a versão compatível com o seu Indesign e Sistema operacional. Na própria página do Rorohiko há instruções mais detalhadas

  3. Felipe

    O link está off

    1. Salve, xará
      Estão disponíveis os scripts para baixar. Atualizei o artigo sobre a parte de como se instalar um script

      Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *