Ebook para inclusão de alunos com deficiência visual

Ebook para inclusão de alunos com deficiência visual

Ebook para inclusão de alunos com deficiência visual

O ebook Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física é o mais novo aliado dos professores de física no ensino da disciplina a alunos com deficiência visual. O ebook foi desenvolvido pelo professor Eder Pires de Camargo, também, uma pessoa com deficiência visual da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Segundo a Editora da Unesp, o texto pode ser adquirido, também, impresso. A obra lançada neste ano mostra que muitos conceitos físicos são independentes da visão para serem compreendidos, além de indicar aqueles que necessitam da percepção visual para o pleno entendimento. Eder avalia os obstáculos para incluir os estudantes cegos no aprendizado de conhecimentos como óptica, eletromagnetismo, mecânica, termodinâmica e física moderna, e sugere formas de viabilizar a participação e o entendimento desses alunos.

Ebook de inclusão para alunos com deficiência visual
Capa do livro Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual

A publicação analisa perfis linguísticos e contextos comunicacionais adequados e inadequados para a promoção de processos de ensino e aprendizagem de física em ambientes com alunos sem e com deficiência visual. O objetivo era propor práticas adequadas a nova realidade educacional. Alunos com deficiência visual, por exemplo, começaram a frequentar espaços sociais como a escola sem que antigos paradigmas de normalização de comportamentos tenham sido revistos.

Eder Pires de Camargo analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Ele cita como exemplo a interessante experiência de uma disciplina de graduação em que futuros licenciados estruturaram e programaram novas práticas de ensino para turmas mistas. “A originalidade e contribuição deste trabalho está em propor atividades desenvolvidas por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura”, diz Camargo.

O autor finaliza apontando um conjunto de saberes inerentes aos conceitos e fenômenos físicos e à deficiência visual necessários para a promoção da participação efetiva de alunos cegos ou com baixa visão em aulas de física. O livro pode ser acessado pela internet na íntegra e de forma gratuita.

Fonte: DCI

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

2 comments

  1. Necessito fazer um e-book com acessibilidade visual. Na verdade o e-book já existe, necessito torna-lo acessível.

Deixe uma resposta