Guia prático sobre expressões regulares (GREP) para Adobe InDesign

Expressões regulares, ou GREP para abreviar, são um tipo de pesquisa avançada do InDesign, usada para localizar caracteres, frases, palavras e padrões específicos num documento ou mesmo em outros documentos abertos.

A pesquisa é feita através de metacaracteres, que podem ser escolhidos na lista de expressões GREP disponíveis pelo menu Editar > Localizar/Alterar…

Expressão regular - InDesign - painel Localizar e Alterar

Neste artigo, vamos explicar o que são expressões regulares, como você pode usá-las no InDesign, e algumas utilizações comuns para elas.

Semelhante a habilidade de um jornalista ao escrever a lide (lead) de uma matéria, que traz um resumo inicial respondendo perguntas sobre o tema principal do texto: “O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?”.

Podemos fazer uma associação com o conhecimento técnico do designer/diagramador na escrita das expressões regulares (GREP) para localizar e alterar partes do texto.

Blocos de pesquisa

O quê?

Expressão regular - GREP - Adobe InDesign - Metacaracteres de busca

Trata-se do principal bloco de metacaracteres que permite a busca de termos básicos do texto, por exemplo, selecionar as legendas que iniciam por figura 1, figura 2, etc.

Podemos usar a expressão figura \d, assim localizando o texto figura + espaço + um digito qualquer.

A expressão regular ficaria assim – figura \d

Até aqui, bem fácil, heim!

Quantos?

Expressão regular - GREP - Adobe InDesign - Metacaracteres de busca

Outro poderoso bloco de marcadores refere-se ao controle das repetições. Temos um trio muito utilizado nas expressões grep: * representa várias repetições do termo buscado ou nenhuma; + quando ocorre uma ou mais vezes; ? pode ocorrer ou não.

Seguindo o nosso exemplo da legenda. Se o termo buscado tiver mais de um dígito, tipo figura 01 ou figura 100, a expressão anterior figura \d não irá funcionar.

Precisamos incluir a marcação de quantidade, indicando que pode haver um ou mais dígitos no termo figura XX.

Nossa expressão ganha agora o sinal de +, ficando assim: figura \d+

Tranquilo?

Bem, poderíamos ter outra situação, termos escrito com ou sem espaço entre o nome figura e o número. Para atender esse padrão o espaço deve ser considerado ou não.

A expressão figura\s?\d+ irá localizar termos dessas duas formas: figura01 e figura 100.

Onde?

Expressão regular - GREP - Adobe InDesign - Metacaracteres de busca

O segredo de uma boa expressão regular está em identificar o padrão mais adequado para realizar a busca e seleção do texto.

Outro conjunto de metacaracteres que nos auxilia nessa tarefa são as marcações de localização. Ao indicar que o termo buscado está no início do parágrafo ou no final da matéria assegura uma precisão bem maior na busca.

Em nosso exemplo da legenda figura XX, será bem útil indicar que o termo está no inicio do parágrafo, evitando assim, que as palavras figura XX citadas no meio do parágrafo sejam selecionadas.

Agora, nossa expressão está dessa forma: ^figura\s?\d+

Como?

Expressão regular - GREP - Adobe InDesign - Metacaracteres de busca

Esse conjunto de metacaracteres, sem dúvida, é um dos mais poderosos. Com a combinação das marcações positive lookahead – (?=) e positive lookbehind – (?<=), podemos criar referências no texto para selecionar conteúdos dentro da condição escolhida.

Continuando em nosso exemplo da figura XX, digamos que você queira selecionar e formatar apenas a palavra figura seguida de dígitos e iniciando um parágrafo.

A expressão com positive lookahead atende nosso padrão de busca, ficando assim: ^figura\s?(?=\d+)

Note que referência da busca fica depois do sinal = dentro do positive lookahead, e toda essa parte do texto não é selecionada (esse é poder das marcações condicionais). Agora podemos formatar apenas a palavra figura, que atenda a condição do positive lookahead!

Então, como estamos no entendimento do GREP?

Se você, ainda não, trabalhou com expressões regulares, pode levar algum tempo para entender alguns exemplos. Não se preocupe! Se em algum momento você se sentir confuso ou perdido, recomendo participar de um grupo especial para estudos sobre GREP.

É importante citar que neste artigo só mostrei o básico que as expressões regulares conseguem fazer.

Há muitas outras aplicações mais avançadas que esses exemplos, mas para começar acredito que seja essencial entender como criar uma expressão.

Guia prático GREP para indesign

Se você quer economizar tempo e ser mais produtivo com InDesign, reforço o convite para participar do grupo de estudos no Telegram – Aprenda Grátis sobre GREP – Expressões Regulares

COMPARTILHAR:
, , , , ,

Felipe Santos

Eu ajudo designers, editores, autores e entusiastas sobre publicações digitais (EPUB 3, HTML5 e App) a produzir e publicar conteúdo unindo técnica e design, mesmo para quem não sabe nada de programação. Vem comigo, colocar sua publicação para o Mundo :)

1 comment

Deixe uma resposta