GREP & Script – Uma Explosão de produtividade

Para alcançar a produtividade, com excelência, na área editorial um caminho obrigatório são as Expressões Regulares (GREP). Presente no Adobe InDesign desde a versão CS4, trata-se de um poderoso recurso de localização, substituição e formatação, com as mais variadas aplicações.

Já os scripts são complementos que potencializam os recursos já existentes no InDesign, permitindo a automação e muita produtividade também.

Agora imagina unir GREP com Script!! Essa dupla “explosiva” vai abrir sua mente para as possibilidades de automação no InDesign, desde tarefas simples (limpeza do texto) até funções mais refinadas para o melhor acabamento do texto:

Reuni cinco scripts que irão te ajudar a explorar todo potencial do GREP. Confira a lista:

  • Grep editor
  • Grep query manager
  • Grep Chain queries
  • Find text Location
  • Palavras repetidas em linha

Conheça, em mais detalhes, o que cada script faz em conjunto com o GREP

Grep editor

GREP Editor permite editar as marcações do GREP com uma interface mais agradável. Mantém as funções do painel Find/Change, incluindo recursos extras: enviar a marcação GREP para um estilo de parágrafo e destacar a parte encontrada pelo GREP no documento.

Grep query manager

GREP Query Manager possui os mesmos recursos do GREP Editor, com a vantagem de executar uma sequência de GREP salvos (query). O que permite realizar tarefas mais complexas num único clique.

Grep Chain queries

GREP Chain Queries permite criar um script, de forma automática, reunindo uma sequência de GREP (queries) previamente salvos. Uma forma mais prática de compartilhar as marcações GREP entre documentos. Excelente script!

Find text Location

Find Text Location é um script que atua em conjunto com painel Find/Change para localizar as marcações GREP no início ou final da linha. Ideal para evitar caracteres soltos no fim da linha, por exemplo: de, da, e, no, etc.

Uma exigência de revisão muito comum nas editoras que pode ser realizada de forma prática e eficiente, graças a união de recursos do GREP e script.

Palavras repetidas em linha

Script que complementa bem esse conjunto com GREP.

Atende a uma necessidade frequente nas editoras, que é localizar palavras e hifens repetidos no início e final da linha (esse última apenas para palavras).

Acesse alguns desses scripts na página GREP utilities (Peter Kahrel)

Quer ver na prática esses scripts funcionando?

Confira a gravação da live – GREP & Script – Uma Explosão de produtividade

Quer aprender a dominar as Expressões Regulares (GREP) e aumentar sua produtividade no InDesign (esse conhecimento também se aplica ao Sigil, editores web, Adobe Bridge, entre outros)

Confira a super oferta de lançamento do curso InDesign – Grep & Script
Desconto de 70% para alun@s e amig@s da Dualpixel

Valor normal – R$197,00
Valor c/ desconto – R$97,00

COMPARTILHAR:
, , , , , ,

Felipe Santos

Eu ajudo designers, editores, autores e entusiastas sobre publicações digitais (EPUB 3, HTML5 e App) a produzir e publicar conteúdo unindo técnica e design, mesmo para quem não sabe nada de programação. Vem comigo, colocar sua publicação para o Mundo :)

Deixe uma resposta