Breaking Blocks, esse é o conceito do game que tem feito sucesso nas salas de aula. O universo de bloquinhos que permite uma infinidade de construções a partir de matérias-primas diferentes é aproveitado para despertar um raciocínio lógico nos alunos.
Desde 2009, o Minecraft tenta provar que os jogos são bem vindos às salas de aula e podem ser usados como uma ferramenta útil para auxiliar no ensino tradicional. Aqui no Brasil, algumas escolas já implantaram o game, entre eles, o Colégio Bandeirantes na Zona Sul de São Paulo, que tem seis alunos do nono ano do Ensino Fundamental envolvidos em um projeto interdisciplinar de história e artes que utiliza o Minecraft como plataforma.
De acordo com Cristina Mattos Assumpção, Coordenadora de Tecnologia Educacional do Bandeirantes, o Minecraft foi escolhido por conta do seu universo aberto. “Os alunos podem construir uma narrativa própria, desenvolvendo habilidades como organização, planejamento e estratégia”, afirma.
Também, é possível trabalhar a noção de empreendedorismo, já que cada aluno tem uma função na equipe e deve resolver problemas, propor soluções e observar os objetivos. As aulas tem duração de 100 horas e funcionam como cursos extracurriculares. Após realizarem pesquisas e entrevistas sobre a história da escola, os estudantes poderão construir os primeiros blocos do edifício. Boa sorte para eles e bons estudos!
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