Método IN5 - Indesign para HTML5

Método IN5 – o caminho mais fácil e rápido entre InDesign e HTML5

Lançado como projeto de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter no final de 2012, o plugin IN5, trazia uma solução inédita para produção de publicações digitais interativas – exportação direta do InDesign para HTML5.

Mas, você pode pensar, a exportação do próprio InDesign já possuía a opção de HTML, contudo bem restrito quanto ao suporte do layout e recursos interativos. Diga-se, de passagem, que até hoje é assim.

A promessa inicial do recém-lançado IN5 trazia melhorias há muito tempo esperadas pelo mercado, por exemplo:

  • Manter a posição dos elementos do layout.
  • Uso de fontes embutidas.
  • Suporte a páginas-mestras.
  • Recursos de navegação.

Em menos de 30 dias do início da campanha, no Kickstarter, 238 pessoas se alinharam a proposta reunindo mais que dobro do valor solicitado para o projeto.

Em 2012, só para contextualizar, vivíamos, ainda, a febre dos tablets e a ideia de produzir publicações digitais interativas movimentada o mercado editorial.

Plataformas como Adobe Digital Publishing Suite – DPS, entre outras disputavam as grandes editoras para produção e distribuição de publicações via app.

Apesar de uma ampla gama de recursos e possibilidades essas plataformas seguiam na mesma linha de produção, transformando cada página do InDesign em imagem e aplicando sobre a mesma, elementos interativos. Daí vem o nome do painel Overlays presente até hoje no InDesign CC, mas praticamente sem função.

Método IN5 - painel Overlay InDesign e HTML5
Painel Overlay presente até hoje no InDesign (acho que a Adobe esqueceu dele)

Vantagens do HTML

Desde o início a proposta do IN5 foi outra, ao invés de transformar as páginas do InDesign em imagem, usando um formato proprietário (quem se lembra do Folio?), atrelado a uma plataforma de produção de app, com uso do IN5 a publicação seria exportada em HTML para visualização direta nos navegadores.

Método IN5 - painel Plugin IN5 -  InDesign e HTML5
E assim nasceu o plugin IN5. Nem se compara com a quantidade de opções disponíveis atualmente.

Em sua primeira versão o painel de exportação do IN5 apresentava um visual simples e poucos recursos, mas que atendiam bem a demanda da época. Confira a lista dos recursos da versão 1.0.

Basic font embedding Render text frames as images Master page content Open after export
Swipe navigation Keyboard navigation Back and next arrows (if desired) Web links
Internal navigation (jump to InDesign page) Page transitions options Embedded Video Embedded Audio

Não tenho dúvidas que a escolha em produzir HTML de forma profissional foi a melhor aposta. Durante os últimos anos o plugin IN5 evoluiu constantemente, enquanto soluções como o Adobe DPS praticamente sumiram do mercado.

Há vários benefícios agregados quando utilizamos o formato HTML como base para produção de publicações digitais. Confira mais detalhes neste artigo – 10 razões para usar HTML em suas publicações.

“A CAMADA DE INFORMAÇÃO É A MAIS IMPORTANTE. ELA VEM ANTES DE TODAS AS OUTRAS E FICA SOB O CONTROLE DO HTML. O HTML MARCA A INFORMAÇÃO DANDO-LHE SIGNIFICADO. ESSE SIGNIFICADO É RECONHECIDO POR ROBÔS, SISTEMAS, APLICAÇÕES OU OUTROS MEIOS QUE PODEM ACESSAR E REUTILIZAR A INFORMAÇÃO PUBLICADA. A INFORMAÇÃO PRECISA SER ACESSÍVEL A QUALQUER HORA, DE QUALQUER LUGAR E PRINCIPALMENTE, POR QUALQUER DISPOSITIVO E MEIO DE ACESSO. COMO JÁ DIZIA O ANTIGO DITADO DO DESENVOLVIMENTO WEB: O CONTEÚDO É O REI. MAS O QUE É CONTEÚDO? O QUE É INFORMAÇÃO?

INFORMAÇÃO É TUDO O QUE O USUÁRIO CONSOME.”

Diego Eis, Elcio Ferreira – HTML5 e CSS3 – com farinha e pimenta, 2012, pag.20

Para além do editorial

Atualmente, através do IN5, é possível produzir apresentações, webapp e anúncios para Google Ad combinando os recursos de layout do InDesign e interatividade do IN5.

Um nicho, ainda, pouco explorado está na produção de conteúdo para inbound marketing, na forma de ebooks muito mais interativos e impactantes, do que um simples PDF, formato esse muito utilizado nesse segmento.

Designers, diagramadores e profissionais de marketing podem oferecer uma recompensa mais enriquecida e engajadora para a sua audiência. Confira alguns exemplos do uso do Método IN5 para o marketing digital neste artigo – Progressive eBook Page

Dualpixel & Método IN5

Apesar de acompanhar a evolução do IN5 desde a campanha inicial em 2012, só comecei a utilizar seus recursos, nos projetos da Dualpixel, em meados de 2015. Confira alguns desses projetos no site – https://webpublication.net.br/

A partir da experiência acumulada com o uso do IN5, desenvolvi um método que combina a produção de publicações digitais com InDesign aliada aos recursos do plug-in IN5.

Assim nasceu o Método IN5, fruto da minha vivência em produzir e ensinar sobre publicações digitais (nessa época usando plataformas como DPS e Twixl).

Conheça os principais recursos do Método IN5 assistindo os vídeos da nossa playlist.

E se você deseja se capacitar sobre publicações digitais interativas em HTML5, no estilo no code, ou seja, sem edição de código, então nosso curso Método IN5 é para você.

Novidades do IN5 – versão 3.7

A seguir confira os recursos adicionados na versão 3.7 (novembro de 2020), que certamente irão permitir a produção de publicações digitais com maior impacto visual e melhor compatibilidade com os navegadores.

E não deixe de assistir a live – Novidades Método IN5 – Versão 3.7, na qual demonstro esses novos recursos.

Efeito Parallax

Método IN5 - efeito parallax -  InDesign e HTML5
Permita que o texto e outros objetos se movam sobre um background com scroll da página.

Um efeito bem interessante aplicado em sites, que permite o controle da posição, entre outros atributos, dos elementos conforme o movimento de scroll da página.

Confira neste vídeo o uso do recurso parallax no saudoso Adobe Muse. Apesar de não possuir a variedade de opções do Muse, agora podemos aplicar semelhante recurso a imagens em background no InDesign.

ATENÇÃO: Nesta versão o background interage apenas com os elementos da página.

Posição Fixa de Elementos

Método IN5 - Fixed Position Element -  InDesign e HTML5
Poderoso painel com variadas opções para controle de posição e visibilidade de objetos na página.

Recurso que permite fixar elementos em relação a tela do navegador. Muito interessante para menus laterais e controle de visualização de elementos conforme o scroll da página.

A opção Scaling permite fixar um objeto mantendo o tamanho original (None) ou se ajustando a largura do navegador (Stretch to fill).

Compartilhamento para redes sociais

Método IN5 - Redes Sociais -  InDesign e HTML5
Compartilhe um post completo sobre a publicação com título, imagem e descrição.

Essa função recebeu boas melhorias permitindo a inclusão de imagem personalizada, descrição e título para compor o post no Facebook, Twitter e Linkedin.

Para funcionar o conteúdo precisa está publicado, online, em um servidor web.

Elementos em página dupla

Outra melhoria muito bem-vinda está no suporte aprimorado a objetos que cruzam o spread de páginas. Agora podemos paginar imagens atravessando a dupla de páginas, e não apenas imagens, animações e estados de objetos também são suportados.

Uma melhoria há muito esperada pela comunidade do Método IN5

Outras melhorias que amamos

– Corrigido a posição de objetos ancorados quando o texto é exportado como imagem

– Corrigido a falta do atributo de borda do parágrafo quando o texto é exportado como imagem

– Corrigido conflito com amostras de cor em CMYK

O que o mercado está produzindo

Abaixo compartilho alguns projetos dos alunos do Método IN5 para demonstrar a flexibilidade de uso da combinação InDesign e IN5 para produção de publicações digitais interativas.

Encarte Desktop e Mobile com Flipbook

Método IN5 - Encarte Desktop e Mobile com Flipbook -  InDesign e HTML5

Designer: Alessandro Muratore e Alice Penaforte.
Empresa: Somos Freelancer.
Site: https://art2designbr.myportfolio.com/
Projeto: Revista Sempre Bem

Landpage Desktop e Mobile

Método IN5 - Landpage Desktop e Mobile -  InDesign e HTML5

Designer: Jessyca Luçoli.
Empresa: Compreendo Comunicação.
Projeto: https://eusoubud.com.br/outubro-rosa/

Revista Desktop e Mobile

Método IN5 - Revista Desktop e Mobile -  InDesign e HTML5

Designer: Ricardo Alves de Souza.
Empresa: RS Oficina de Arte.
Site: rsoficinadearte.com.br.
Projeto: https://revista.inforchannel.com.br/

Revista Mobile

Método IN5 - Revista Mobile -  InDesign e HTML5

Designer: Felipe Goes e Eduardo Freire.
Empresa: Carta & Carta em parceria com CreativePub.
Site: https://www.cartaecarta.com
Projeto: Revista Unifor

Game

Método IN5 - Game -  InDesign e HTML5

Designer: Jessyca Luçoli.
Projeto: https://themarvelousworld.netlify.app/

COMPARTILHAR:
, , , , , ,

Felipe Santos

Eu ajudo designers, editores, autores e entusiastas sobre publicações digitais (EPUB 3, HTML5 e App) a produzir e publicar conteúdo unindo técnica e design, mesmo para quem não sabe nada de programação. Vem comigo, colocar sua publicação para o Mundo :)

Deixe uma resposta