Entidade de vanguarda em tecnologia gráfica no país que concentra seus esforços no desenvolvimento e na difusão da informação tecnológica, seja introduzindo novidades ou aperfeiçoando as já existentes. Mantém um intercâmbio com os principais centros nacionais e internacionais de tecnologia e pesquisa, sendo o único organismo normalizador do setor no Brasil e no Mercosul, participando do comitê internacional da tecnologia gráfica, dentro da ISO, a organização de normalização mundial. A ABTG além de elaborar seminários, feiras e congressos, é a responsável pela organização, coordenação e realização do Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini, o maior concurso do setor no país.
Prestando um grande leque de serviços aos seus associados, a Abigraf é uma das entidades da classe mais atuantes do país, contribuindo para que a indústria gráfica brasileira seja reconhecida nacional e internacionalmente.
Primeiro organismo a ser credenciado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, para elaborara normas para o setor gráfico brasileiro. A normalização tem por objetivo reduzir custos e desperdícios, especificar matérias-primas, padronizar equipamentos, reduzir variedade de produtos, capacitar o capital humano, assegurar qualidade, tempo e segurança no trabalho. Na área gráfica, essas normas definem desde formatos padronizados de cartões e envelopes até critérios de qualidade que devem ser observados nos processos de impressão.
Órgão responsável pela normalização no Brasil, fornecendo bases para o desenvolvimento tecnológico do país. É representante oficial do Brasil na ISO, tendo duplo papel no desenvolvimento da normalização – nacional e internacional.
É uma federação mundial integrada por mais de 130 países. A ISO promove o desenvolvimento da normalização no mundo com o objetivo de facilitar a troca internacional de bens e serviços e auxiliar o intercâmbio intelectual, científico, tecnológico e econômico entre as nações.
Órgão responsável pela normalização do Mercosul, com o objetivo de promover a cooperação entre os membros, facilitando a harmonização de posições políticas e técnicas na normalização internacional.
Deixe um comentário