Quando baixamos o app de alguma publicação digital pela primeira vez, com certeza cria-se uma expectativa por conhecer a experiência de leitura da revista, conteúdo extra, etc. Por isso, as editoras que oferecem o formato Folio, em especial publicações periódicas pagas, devem ficar atentas as possibilidades de prospecção e captação de novos leitores através da plataforma Adobe Digital Publishing Suite – DPS.
Digo isso, pois o cenário comum é nos depararmos com uma biblioteca cheia de folios (edições) para venda e/ou assinatura, sem nenhuma oportunidade de degustação do conteúdo; acesso a edições gratuitas ou oferta de outros produtos. Neste artigo vou apresentar quatro abordagens relacionadas as boas práticas de marketing com publicações digitais.
1 – Conhecimento
Faça o leitor saber que sua publicação existe
Além dos meios já tradicionais de divulgação podemos utilizar recursos do DPS que facilitem o acesso do leitor a publicação, como social sharing, banner de divulgação no Safari Mobile, Embedded Web Viewer (disponibilizar a edição no formato folio via browser).
Utilize as redes sociais para divulgar edições especiais e degustações disponibilizadas pelas funções First Free Issue e Free Article Preview, mais detalhadas no próximo tópico.
Saiba como divulgar sua publicação com as funções abaixo.
Arquivo folio embutido numa página HTML e hospedado pela dualpixel. O mesmo arquivo do indesign está sendo utilizado para alimentar o site e o app.
• DPS Embedded web viewer
• Acesse a versão para desktop do Guia de Publicação para tablets da dualpixel
• DPS Social Sharing
• Direct Entitlement
• iOS Smart App Banner
2 – Conteúdo
Ofereça uma experiência de leitura integrando informação e entretenimento
Atenção editores, uma vez que um potencial leitor tenha instalado o app da publicação, não podemos “cantar a vitória” antes do tempo, na verdade, esse é apenas o começo do processo de conquista. A primeira vez que o leitor visualiza a banca do aplicativo é o “momento da verdade” das publicações digitais. Por isso é importante permitir que o leitor tenha acesso, ao menos, a uma pequena amostra do conteúdo, na qual a combinação de editorial e interatividade possa envolvê-lo nessa nova experiência de leitura, que mistura informação e entretenimento.
Os recursos First Folio Free e Free Article Preview permitem a oferta de edições gratuitas e amostras, aumentando o contato com o público e, por consequência, as chances de conversão por venda avulsa ou assinatura. Utilize os recursos especiais da Custom Store (loja personalizada) para disponibilizar conteúdo especial; edições antigas, além da venda de outros produtos, como eBooks
First Folio Free
Com essa função ativa o app libera a edição [paga] mais recente na primeira visualização realizada. Ainda podemos configurar para que a edição abra automaticamente, assim o novo leitor que acessar o app, pela primeira vez, terá em poucos segundos uma edição aberta pronta para leitura. [A edição será liberada apenas no primeiro acesso].
Contudo, essa prática aplicada de forma isolada não atrai muito os editores, pois a intenção não é distribuir edições gratuitas de forma aleatória. Contudo apresento um recurso especial do DPS que permite uma comunicação direcionada com esse leitor, chama-se Digital Blow-In.
Surpreenda o leitor com mensagens personalizadas conforme a sua experiência de consumo.
Digital Blow-in consiste na exibição de mensagens personalizadas conforme o tipo de acesso ao Folio, por exemplo: assinantes podem receber uma mensagem com oferta de outra publicação ou produto; leitores que compraram a versão avulsa podem receber um texto sobre as opções de assinatura com um botão para acessar o quadro de diálogo do iTunes Subscription, bem como, leitores que tiveram a cortesia do First Folio Free podem [e devem] receber uma mensagem ressaltando que a edição é uma cortesia e que há condições especiais para assinatura.
Folio vs Articles
Mesmo com a combinação Digital Blow-in e First Folio Preview há editores que não ficam à vontade em disponibilizar uma edição regular na integra, mesmo que seja apenas no primeiro acesso ao app. Neste caso, utilize o recurso Free Article Preview e tenha total liberdade para escolher qual artigo/seção será apresentada como degustação.
Welcome screen
Recurso disponível apenas para usuários do DPS Enterprise [para variar um pouco…] que funciona realmente como um receptivo de boas vindas da publicação. Welcome Screen pode rodar off-line no app sendo exibida entre a página de Splash View [imagem estática mostrada na abertura do app, por 3 segundos] e a banca do aplicativo. Possui a vantagem de interagir com as APIs da plataforma DPS, o que permite implantar um guia de acesso a publicação – identificando o perfil do leitor.
Exemplo da tela de “Boas-vindas” do app Martha Stewart funciona como guia para cada tipo de leitor.
Custom Storefront [Loja Personalizada]
Sem dúvida um dos recursos mais poderosos da plataforma DPS pela flexibilidade de edição/atualização, pois o conteúdo fica hospedado pela editora, bem como pela variedade de ações possíveis, por exemplo: formulário de pesquisa; mensagens customizadas; venda de outros produtos [app, eBook]; edições anteriores, entre outros.
Loja personalizada no app Martha Stewart oferece outros produtos com eBooks e apps de forma integrada.
E por fim, capriche no layout e conteúdo da publicação, e claro tire vantagem das possibilidades interativas da combinação inDesign + Folio Producer, como slideshow, vídeo e áudio, HTML5 e demais elementos interativos. Ofereça um experiência única aos seus cientes com os recursos avançados da plataforma DPS.
• Free Article Preview
• First Issue Free – Digital Blow-ins
• Custom Storefront
• Welcome Screen
3 – Colaboração
Colete informações e hábitos de leitura
A plataforma DPS oferece diferentes interfaces para coleta de informações dos leitores. É possível coletar dados através do sistema de assinatura via iTunes e/ou via formulário exibido após a confirmação da assinatura. Bem como por formulários dentro da publicação, ou ainda, via o próprio aplicativo através do Custom Store [disponível apenas para usuários do DPS Enterprise].
Uma forma sutil de coletar dados de contato dos usuários via a plataforma de assinaturas da Apple é pelo recurso iOS Marketing Opt-in incentive, que concede um período gratuito da assinatura ao usuário [período definido pela editora e automaticamente renovado numa assinatura paga]. Caso o usuário aceite, esse período de degustação funciona como “base de troca” pelas informações de contato. A própria Apple envia os dados do leitor direto para a editora. Essa técnica evita o preenchimento de formulários e torna o processo mais ágil e transparente.
Painel de configuração das assinaturas via iTunes/Apple com a opção Offer a free trial ativada.
Um recurso que pode convencer até o mais cético editor com publicações digitais é o Analytics. Todo aplicativo tipo multi-folio [com banca] produzido pela plataforma DPS está integrado ao sistema de monitoramento da Adobe, o que permite gerar valiosos relatórios de consumo. Recentemente atualizado, os relatórios do Analytics incluem informações detalhadas sobre o número de downloads dos folios (edições); número de acesso aos artigos (matérias); quantidade de usuários únicos por folio e artigo; tempo médio gasto por folio x usuário e artigo x usuário; tipo do device e sistema operacional utilizado e muito mais. Sem dúvida o argumento “matador” para convencer seu cliente!
Com os relatórios do DPS é possível ter acesso a informações detalhadas sobre o consumo da publicação.
• Formulário em HTML
• Promotional Entitlement
• iOS Marketing Opt-in incentive – Pos-Subscription Dialog box
• Analytics
4 – Comunicação
Mantenha seu público atualizado com mensagens direcionadas
Notifique seu leitor a cada nova edição e envie mensagens com destaques da publicação.
Envie mensagens específicas conforme o tipo de device para dispositivos IOS.
• Text Push Notification
• Newsstand Push
• Campaing Tracking
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