Um dos três grandes nomes da subscrição de ebooks decidiu lançar uma eBookstore de varejo para complementar seu serviço ilimitado, estilo Netflix. Eu sou o único que se perguntou por quê?
Muitas fontes de notícias informaram que o lançamento da Oyster poderia concorrer com a Amazon ou também com a Apple. Demorei para publicar sobre isso justamente porque eu passei algum tempo pensando sobre o porquê de Oyster ter lançado a eBookstore. Mas a Amazon não tem nada a ver com isso, porque:
– Uma eBookstore com seu próprio DRM proprietário não é uma ameaça para a Amazon (exceção: a Apple, com sua plataforma de hardware enorme).
– Uma eBookstore que só vende em os EUA não é uma séria ameaça à Amazon.
Então, por que a Oyster lançou uma eBookstore? Para explicar isso vou compartilhar algumas informações.
Fundada no final de 2012, a Oyster executou um serviço de subscrição de ebook durante 18 meses. Ela dispõe de um grande catálogo (um milhão de títulos) que os usuários podem ler no Android, no iPad/iPhone ou no navegador da web. O serviço custa $ 10 por mês e é limitado para os EUA.
A Oyster tem ebooks de três das cinco grandes editoras comerciais dos EUA, bem como uma seleção de outras editoras, incluindo autores independentes. Mas o serviço não tem tantos títulos como a Kindle Store. As principais ebookstores transportam milhões e milhões e milhões de títulos.
Esta diferença de seleção é a explicação indireta para nova eBookstore do Oyster. Diga-me, o que você acha que é a razão mais comum para o cancelamento de um serviço de subscrição ebook como Oyster? Se você respondeu “Eu não posso encontrar os ebooks que eu quero”, então você ganhou o prêmio.
Gente, é por isso que eu digo que a retenção de clientes é o foco da Oyster aqui, não da Amazon. A Oyster pode não perder muitos assinantes a cada mês, mas perde um pouco. Só que agora ela promete vender os ebooks que não são procurados, o que pode manter alguns assinantes antes de sair. Mas pode não ser a solução, já que a eBookstore só tem um milhão de títulos até o momento. O catálogo não inclui títulos da Big 5 (Hachette, HarperCollins, Macmillan, pinguim Random House e Simon & Schuster), bem como títulos de editoras menores, como Scholastic, Harlequin, Norton, e Chronicle.
A retenção do cliente não é tão forte como a da Amazon, é uma parte crítica de qualquer serviço.
Hoje a Oyster repara uma deficiência que a torna mais competitiva contra sua concorrente imediata, a Scribd. A última empresa oferece uma seleção mais diversificada de formatos, e que também tem uma eBookstore (embora com um catálogo limitado).
Fonte: The Digital Reader
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