Oyster: sobre retenção de clientes, não concorrentes da Amazon

Oyster: sobre retenção de clientes, não concorrentes da Amazon

Um dos três grandes nomes da subscrição de ebooks decidiu lançar uma eBookstore de varejo para complementar seu serviço ilimitado, estilo Netflix. Eu sou o único que se perguntou por quê?

Muitas fontes de notícias informaram que o lançamento da Oyster poderia concorrer com a Amazon ou também com a Apple. Demorei para publicar sobre isso justamente porque eu passei algum tempo pensando sobre o porquê de Oyster ter lançado a eBookstore. Mas a Amazon não tem nada a ver com isso, porque:

– Uma eBookstore com seu próprio DRM proprietário não é uma ameaça para a Amazon (exceção: a Apple, com sua plataforma de hardware enorme).
– Uma eBookstore que só vende em os EUA não é uma séria ameaça à Amazon.

Então, por que a Oyster lançou uma eBookstore? Para explicar isso vou compartilhar algumas informações.

Fundada no final de 2012, a Oyster executou um serviço de subscrição de ebook durante 18 meses. Ela dispõe de um grande catálogo (um milhão de títulos) que os usuários podem ler no Android, no iPad/iPhone ou no navegador da web. O serviço custa $ 10 por mês e é limitado para os EUA.

A Oyster tem ebooks de três das cinco grandes editoras comerciais dos EUA, bem como uma seleção de outras editoras, incluindo autores independentes. Mas o serviço não tem tantos títulos como a Kindle Store. As principais ebookstores transportam milhões e milhões e milhões de títulos.

Esta diferença de seleção é a explicação indireta para nova eBookstore do Oyster. Diga-me, o que você acha que é a razão mais comum para o cancelamento de um serviço de subscrição ebook como Oyster? Se você respondeu “Eu não posso encontrar os ebooks que eu quero”, então você ganhou o prêmio.

Gente, é por isso que eu digo que a retenção de clientes é o foco da Oyster aqui, não da Amazon. A Oyster pode não perder muitos assinantes a cada mês, mas perde um pouco. Só que agora ela promete vender os ebooks que não são procurados, o que pode manter alguns assinantes antes de sair. Mas pode não ser a solução, já que a eBookstore só tem um milhão de títulos até o momento. O catálogo não inclui títulos da Big 5 (Hachette, HarperCollins, Macmillan, pinguim Random House e Simon & Schuster), bem como títulos de editoras menores, como Scholastic, Harlequin, Norton, e Chronicle.

A retenção do cliente não é tão forte como a da Amazon, é uma parte crítica de qualquer serviço.

Hoje a Oyster repara uma deficiência que a torna mais competitiva contra sua concorrente imediata, a Scribd. A última empresa oferece uma seleção mais diversificada de formatos, e que também tem uma eBookstore (embora com um catálogo limitado).

Fonte: The Digital Reader 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *