A nova versão do Photoshop está para chegar com tudo! Em sua 10ª edição o software padrão para edição digital de imagens trás novidades que vão desde a interface até
ferramentas especializadas. Confira abaixo alguns destaques dessa nova edição:
Interface
Desta vez a Adobe acertou, com uma interface totalmente remodelada, a versão CS3 do Photoshop esta mais arrojada, oferecendo maior controle para as paletas, que estão aninhadas à barra lateral podendo ficar reduzidas em pequenos icones e a barra de ferramentas, com opção de exibição em coluna simples ou dupla. Está mais fácil de usar, permitindo realizar o trabalho sem bagunçar a tela.
Para completar, as paletas ficam translúcidas quando movidas pela Tela, para não atrapalhar a visualização da imagem. Ou seja, a versão CS3 já agrada de cara.
Paletas agrupadas como icones
Paletas expandidas
Ferramentas
Seleção Rápida (Quick Selection)
Esta ferramenta reúne a praticidade da Máscara Rápida (Quick Mask), em fazer seleções com brushes (pinceis), com a possibilidade de selecionar áreas pela identificação de diferentes tonalidades das cores da imagem, recurso disponível até então na Varinha Mágica (Magic Wand) e Escala de Cor (Color Range).
Com essa nova ferramenta é possível selecionar simultaneamente áreas com tons diferentes, acrescentar e subtrair áreas selecionadas com o passar do mouse.
Refine Edges
Presente em todas as ferramentas de seleção, este comando é encontrado na Barra de Opções e no Menu Selection. Reúne vários recursos numa mesma caixa de diálogo, que permite alterar a forma da seleção de maneira intuitiva e dinâmica. Soma-se ao tradicional recurso de Feather (suavizar) que também é acessado pelo Menu > Selection > Modify opções como Radius, Contrast, Smooth, Contract/Expand, que em sua maioria já faziam parte do comando Modify.
Este novo recurso exibe a área selecionada como: Quick Mask, Fundo Preto, Fundo Branco e Máscara, tudo isso em tempo real e sem alterar em nada a imagem original.
Clone Source
Agora a ação de clonar ficou mais sofisticada. Disponível para as ferramentas Clone Stamp (carimbo) e Healing Brush (Band-Aid), a nova paleta Clone Source adiciona novos recursos a essas ferramentas. Agora é possível visualizar uma amostra da imagem, para obter maior precisão no retoque.
A paleta permite além de controlar opacidade e modo de mistura da amostra, criar pontos de origem diferentes para a mesma imagem. Muito funcional.
Tratamento de Imagens
Conversão para tons de cinza
Aqueles que são apaixonados por imagens em tons de cinza podem comemorar. Esta tarefa finalmente recebeu uma ferramenta a altura, que concentra num só lugar os melhores recursos já presentes no Photoshop.
A primeira vista, o comando Black and White é uma mescla do Misturador de Canal (Channel Mix), Cor Seletiva (Selective Color) e Matiz e Saturação (Hue/Saturate), mas essa aparente colcha de retalhos possui todos os recursos necessários para converter qualquer imagem em cores numa ótima imagem em tons de cinza. Através dos 6 sliders é possível atuar em todo range cromático, isso representa um controle total na distribuição de desenhos numa foto em grayscale. Se preferir utilize um dos pré-ajustes salvos no campo Preset.
Caso sua intenção seja simular um duotone, habilite a função Tint e navegue pelos sliders Hue e Saturation. Esse recurso ainda pode ser aplicado como Camada de Ajuste, o que permite sua reedição, uso de Modos de Mistura, Máscaras e Filtros. Tudo com total flexibilidade.
(Esq. p/ dir.) Foto original; conversão para tons de cinza e uso da opção Tint para simular efeitos de cor
Curvas
No Photoshop CS3 esta ferramenta recebeu uma verdadeira reformulação. Mais uma vez, vemos a integração de duas ferramentas: Curvas (Curves) e Níveis (Levels). Agora Curvas exibe um histograma, que não se mostrou muito funcional, bem como a distribuição dos elementos pelo diálogo da ferramenta também não me agradou.
Dentre os novos atributos disponíveis na ferramenta, o Show Clipping certamente é o mais produtivo, já que localiza áreas de mínima e máxima na imagem. Na campo Preset existem algumas configurações de ajuste para rápidas experimentações.
Brilho e Contraste
Uma das mais antigas ferramentas do Photoshop, muito criticada pela ação bruta que realiza sobre a imagem, o que normalmente resulta em perda de detalhes nos pontos extremos (mínima e máxima).
A promessa de amenizar tal resultado fica pela função Use Legacy, que resolveria esse problema. O recurso Use Legacy até ameniza a perda de detalhes, mas com tantas ferramentas mais “competentes” nessa categoria (Curves, Levels, Shadow/Highlight), Brilho e Contraste não me faz falta.
Misturador de Canais
Nesta ferramenta tomo a liberdade de dizer que a Adobe foi recorrente. Colocar pré-ajustes para tons de cinza, tendo inserido uma ferramenta especifica para essa tarefa, vejo como desnecessário.
Ficou Faltanto
Colocar o ajuste Sombras/Altas-luzes (Shadow/Highlight ) como Camada de Ajuste (adjustments Layer)
Filtros
Smart Filter
Certamente este recurso será o frenesi dessa atualização. Há tempo os usuários esperavam poder editar filtros semelhante a estilos de camada. Pois bem, a espera acabou, convertendo a imagem para Smart Object torna-se ativa a opção Smart Filter no Menu Filter.
Além de poder reeditar os filtros aplicados, o recurso permite ainda aplicar Máscara e controlar a opacidade e Modo de Mistura para cada filtro. Acredite são possibilidades com resultados nunca experimentados antes. Os filtros Extract, Liquify, Pattern Maker e Vanish Point ficam desabilitados mesmo a imagem estando em RGB. Limitação referente a conversão para Smart Object.
Smart Filter aplicado na imagem, em conjunto com a Máscara,
que controla as a´reas de atuação do filtro
Layer Style e Smart Filter aplicados numa imagem
Impressão & Gerenciamento de Cores
Impressão
Com uma caixa de dialogo totalmente remodelada, as configurações estão dispostas para que você não precise clicar em varias caixas, como na versão CS2.
Gerenciamento de Cores
No campo de gerenciamento de cores nada foi acrescentado, apesar das expectativas para maior interação do usuário com o comando Color Setting, por enquanto a espera continua.
Camadas
Auto Blend Layers
Localizado no Menu Edit (possivelmente, na próxima versão irá para o Menu Layer) apresenta-se como uma interessante ferramenta para automatizar mesclagem e fusões entre imagens. O comando cria máscaras de camada nos layers selecionados para mesclagem, tomando como referência áreas com contraste entre a figura x fundo das imagens.
Apesar de não alterar o Blend Mode (Modo de Mistura) das camadas, o Auto Blend Layers procura integrar os tons das imagens envolvidas, conceito semelhante aplicado ao Match Color – Menu Image > Adjustments.
Este novo recurso concorre, de certa forma, com o Photomerge para emendas de fotos panorâmicas, mas até onde testei com resultados inferiores.
Máscaras criadas pelo desenho das figuras de forma automatizada.
Photomerge
Apresenta novas possibilidades para a realização de fotomontagens. As opções Perspective e Cylindrical criam efeitos e podem amenizar distorções nas fotos. Com a opção Interactive Layout se acessa a antiga caixa de diálogo da ferramenta (CS2), que permite ajustes manuais.
Camera Raw
Com pequenas, mas importantes melhorias em sua interface, o quadro de diálogo Camera Raw tornou-se mais didático, com barras deslizantes que orientam o usuário na finalidade da ferramenta. Alguns dos recursos do Adobe Lightroom foram melhorados e acrescentados ao Camera Raw, como a Curva Paramétrica, que atua no range tonal da imagem em quadros de 25%. Na aba Basic ferramentas como Recovery e Fill Light permitem um maior controle na distribuição dos desenhos nas áreas de míninas e máximas.
E o conhecido recurso do Lightroom, Split Toning, agora facilita também a remoção de infiltrações, e a criação de novas composições de luz no Camera Raw.
Conta com a ferramenta Vibrance capaz de ajustar a saturação em áreas da foto subsaturadas, sem afetar as demais cores que já estiverem perfeitas.
Novos comandos na aba Basic
Maior controle para a ferramenta Curves
Performance
A adobe sabiamente centralizou na aba Performance (Menu > Edit > Preferences) os comandos para otimizar o desenpenho do Photoshop. Os controles de memória disponível e uso dos Discos de Rascunho (Scratch Disks) estão mais intuitivos e amigáveis, especialmente aos novos usuários.
Conclusão
Ainda não há data definida para o lançamento oficial do Photoshop CS3, mas já é possivel perceber pela versão beta que se trata de uma importante atualização. Possivelmente alguns ajustes serão feitos, mas o que vemos a cada edição é um maior controle e integração entre as ferramentas.
Vejo como destaque desta edição o Camera Raw, que promete possibilitar a edição nos formatos JPEG, TIFF, além do RAW, claro. Você não precisa esperar… Faça o download do CS3 e teste você mesmo todas essas ferramentas. O download está disponível no link http://labs.adobe.com.
Se você é usuário Abobe Photoshop CS2 ou Adobe Create Suite CS2 utilize seu serial number e desfrute dessa nova versão até sua data de lançamento, caso contrário, a versão beta ficará disponível por apenas 2 dias.
Deixe um comentário