Veja abaixo os tópicos abordados:
-
Photoshop CS3
– Preparando para Vetorizar (transformar de bitmap para vetor)
– Smart Objects
– Blend if e Camada de Ajuste
– Aplicar um gradiente no Smart Object -
Illustrator
– Vetorizar imagens
– Padrão de linhas -
InDesign CS3
– Trabalhando com arquivos no InDesign
– Texto vazado
– Exportação para PDF -
Acrobat 7.0
– Output Preview
Preparando para Vetorizar (transformar de bitmap para vetor)
Preparar a imagem para vetorização no Illustrator.
Abra a imagem “tree.jpg” (baixe aqui a imagem utilizada no tutorial) e escolha entre os canais (RGB) da imagem, aquele que possui melhor contraste entre figura e fundo. Habilite este canal, em nosso exemplo o escolhido foi canal Blue (que corresponde ao Amarelo do CMYK).
Arraste esse canal para o ícone de Novo Canal, na Paleta Canais (Channel). Dessa forma, vamos criar um Canal Alpha. Renomeie este canal com o nome de Máscara
Ajustar o contraste para definir a Máscara.
Através da ferramenta Níveis (Levels) aumente o contraste até obter um resultado como na imagem abaixo. Assim criamos uma Máscara (máscaras são canais, com cores chapadas – preto e branco, com a finalidade de facilitar a seleção dos elementos numa determinada imagem. São conhecidos como Canais Alpha).
Salvar a Máscara como arquivo.
Aqui, nossa intenção é vetorizar a imagem da árvore, por isso a transformamos numa máscara. Clique sobre o canal da máscara e selecione esse canal (Ctrl + A), em seguida o copie (Ctrl + C). Então, mude para a Paleta Camadas (Layers) e crie uma Nova Camada (Layer 1). Nessa Nova Camada cole o canal da máscara já produzido (Ctrl+V).
Smart Objects
Retornando o objeto vetorial ao Photoshop.
Após ter utilizado o recurso Live Trace no Illustrator, o vetor é inserido no arquivo de Photoshop pelo processo de Copy & Paste.
Escolha como trabalhar o objeto vetorial
Nesse comando o Photoshop exibe a tela abaixo com quatro opções: Smart Objects – Pixels – Path – Shape Layers. Escolha Smart Objects.
Realize transformações com total liberdade
Agora é possível realizar transformações de escalonamento sem danificar a imagem, pois sua característica
vetorial será preservada.
Retornando ao arquivo nativo
Escolhendo a opção Edit Contents, nossa árvore retorna ao Illustrator para edição. No Photoshop CS3 poucas funcionalidades ficam desabilitadas em modo Smart Object. O novo recurso Smart Filters permite a aplicação e edição da maioria dos filtros.
Acima, opções do Smart Objects no Menu Layer > Smart Objects. Dentre os recursos é possível editar o arquivo no aplicativo nativo, seja Illustrator ou mesmo no Photoshop. Exportar e trocar o conteúdo do Smart Object.
O que são Smart Objects
Smart Objects são camadas que contém informações de imagens bitmaps ou vetoriais, tal como arquivos de Photoshop ou Illustrator respectivamente. O diferencial do Smart Objects é a capacidade de incorporar os dados originais do arquivo, o que permite edições não-destrutivas na imagem, como escalonamentos.
Há diferentes maneiras de se criar um Smart Object: usando o comando Open As Smart Object; importando um arquivo pelo comando Place; colando arquivos do Illustrator; convertendo uma ou várias camadas do Photoshop para Smart Object.
Com Smart Object você pode:
- Realizar edições não-destrutivas. Escalonar, rotacionar, envelopar (warp) arquivos sem alterar os dados originais do arquivo. (apenas as opções de distorcer e perspectiva não 6 estão habilitadas para Smart Objects).
- Trabalhar no Photoshop com arquivos vetoriais criados em programas de ilustração.
- Aplicar filtros de forma não-destrutiva. No CS3 através do recurso Smart Filters é possível editar um filtro a qualquer momento.
- Editar externamente um Smart Object e automaticamente atualizar o arquivo no Photoshop.
Blend if e Camada de Ajuste
Eliminar o fundo branco do Smart Object. Para eliminar o fundo da camada Smart Object poderíamos alterar o Modo de Mistura (Blend Mode) para Multiply, porém esse recurso também altera a imagem da árvore, que iremos colorir mais adiante. Outra opção seria importar para o Illustrator uma imagem já com fundo transparente, dessa forma, o objeto vetorizado já estaria com fundo transparente neste momento.
Minha intenção aqui é demonstrar um processo pouco utilizado para realizar fusões e mesclagens: Blend If. Clique duas vezes sobre a camada Smart Object na Paleta Camadas, para acessar o quadro Layer Style, conforme a figura abaixo:
Nesse quadro de diálogo utilize as duas barras de gradiente para mesclar áreas claras, intermediárias e escuras entre duas camadas. Em nosso exemplo, alterei o campo This Layer – que representa a camada ativa – movendo o slider branco para a esquerda e assim eliminado as áreas claras dessa imagem. Mantenha o ALT pressionado para dividir o slider e assim, obter suvidade na transição para a transparência. Observe abaixo o resultado final.
Criando um fundo para o Smart Object
Na Paleta Camadas (Layers) crie uma Nova Camada, abaixo da camada Smart Object e preencha com: 80% Ciano – 0% Magenta – 50% Amarelo – 20% preto.
Alterar o contraste do fundo. Ainda na Paleta Camadas (Layers), clique no ícone de Camada de Ajuste (Adjustment Layers) e escolha a opção Curvas (Curves). Altere a curva de forma que o fundo fique mais claro.
Aplicar profundidade com a Máscara de Camada
Agora observe que a Camada de Ajuste traz uma Máscara de Camada (Layer Mask). Dê um clique sobre a Máscara de Camada e habilite a ferramenta de Seleção Circular. A seguir, crie um circulo do tamanho da imagem e escolha Menu > Select > Inverse (Shift + Ctrl + I). Após inverter a seleção, preencha esta área com preto.
Suavizar a máscara com Filtro Blur
Ainda na Máscara de Camada, aplique o filtro, no Menu Filter > Blur > Gaussian Blur, com um valor médio de – 35 pixels (para imagens com 300dpi).
Abaixo resultado final dessa etapa. Perceba o efeito suave de luminosidade aplicado ao fundo, que ganha em volume e destaque.
Aplicar um gradiente no Smart Object
Criar o gradiente. Crie uma Nova Camada, acima da camada de Smart Object. Habilite a ferramenta Gradiente, na Barra de ferramentas e configure as cores do gradiente, conforme a figura abaixo.
Aplicar o gradiente
Configure na barra de propriedades o gradiente como Radial, Mode – Normal e Opacity – 100%. Arraste com a ferramenta Gradiente ativa, a partir da base da árvore até o topo, para formar um gradiente similar a figura abaixo.
Exibir o gradiente através da camada Smart Object
Agora precisamos “mesclar” a camada gradiente com o desenho do Smart Object. Aqui utilizo o recurso de Clipping Mask. Ative a camada gradiente e escolha Menu > Layer > Create Clipping Mask (Alt + Ctrl + G).
NOTA: Observe que a camada Smart Object está com o fundo transparente, apenas camadas com fundo transparente podem realizar o mascaramento com o Clipping Mask.
O recurso Blend If utilizado na etapa anterior NÃO elimina o fundo da imagem, apenas o deixa transparente. Escolha a opção Edit Contents no Menu Layer > Smart Objects e retire o fundo branco no Illustrator.
Salvar em formato .EPS. Para importar esse arquivo no InDesign e preservar a característica vetorial do Smart Object é necessário salvar o arquivo em formato .EPS.
Vetorizar imagens
Vetorização. O recurso Live Trace, Menu Object > Live Trace, permite transformar imagens bitmaps (compostas por pixels e dependentes de resolução) em imagens vetoriais (compostas por traços, que são independentes de resolução).
De funcionamento simples e preciso, consegue excelentes resultados em especial com imagens chapadas, como em nosso exemplo. Importe a imagem “tree.tif” trabalhada no Photoshop, pelo comando Menu File > Place. Selecione a imagem e clique na opção Live Trace na barra de propriedades.
Ajustes da Ferramenta Live Trace
Em seguida, escolha Object>Live Trace>Tracing Options e repita os ajustes da figura abaixo para um melhor resultado.
Configura as preferências
Após ter finalizado o processo de vetorização ajuste no Menu Edit > Preferenes > File Handling & Clipboard, as opções para garantir a compatibilidade entre o Illustrator e Photoshop.
Assegure-se de manter habilitado no campo Copy As, as opções PDF e AICB, conforme a figura acima.
Illustrator
Padrão de linhas
Ferramenta Pen (Caneta). Desenhe com a Ferramenta Pen, duas linhas separadas conforme a figura abaixo.
Ferramenta Blend
Através da Ferramenta Blend, clique em cada uma das linhas. Aplique um clique duplo sobre o ícone da ferramenta e configura as opções de distancia e quantidade de linhas na transição.
Nesse campo Specified Steps determine o número de linhas dentro do padrão e no campo Specidied Distance a distância entre elas.
Utilize o comando Copy&Paste para levar ao InDesign qualquer elemento do Illustrator, mantendo ativos todos os campos de edição. Selecione o padrão de linhas criado, copie e cole no InDesign.
InDesign CS3
Trabalhando com arquivos no InDesign
Copy&Paste entre Illustrator e InDesign. Utilize o comando Copy&Paste para trazer arquivos do Illustrator para o InDesign. Abaixo, padrão de linhas criado no Illustrator e inserido no InDesign, mantendo total capacidade de edição.
Comando Place (Ctrl +D) para importar imagens do Photoshop. Insira o arquivo “tree.eps” no InDesign pelo Menu File > Place. Experimente selecionar várias imagens pelo comando Place. Agora na versão CS3 é possivel importar várias imagens numa só operação.
Texto vazado
1. Este recurso permite alterar o cor texto, conforme a cor do objeto por detrás. Inicie habilitando o Overprint Preview, localizado no Menu View. Precisamos trabalhar nesse modo de visualização para asseguraro resultado do efeito.
2. Crie uma caixa de texto e digite um um texto qualquer. Em nosso exemplo digitei “Ecologia 2008”.
3. Crie uma nova amostra para a cor preta. Nomeie essa cor como “preto comum”, por exemplo. Não utilize a amostra que aparece entre colchetes na Paleta de Amostras (Swatches).
Em seguida aplique a amostra “preto comum” no texto digitado.
O segredo está nos Blend Modes (modos de mistura). Mude o modo de mistura da caixa de texto para Lighten, pela Paleta Effects (Paleta Transparency, no InDesign CS2).
Veja abaixo o resultado final.
Exportação para PDF
1. Finalizar para PDF. Agora podemos enviar nosso trabalho para impressão.
Converse com seu fornecedor gráfico sobre a melhor forma de finalizar seu documento. Uma boa opção é exportar diratamente do InDesign para o formato .PDF. Escolha o formato PDF pelo Menu File > Export.
Se possivel peça ao seu fornecedor que envie as configurações do Acrobat Distiller – Job Options, assim a conversão para PDF será realizada dentro dos parâmetros reconhecidos pela gráfica. Aqui, sugiro o perfil High Quality Print.
Acrobat 7.0
Output Preview
1. Visualize as separações de cor do arquivo. Importante recurso para descobrir falhas na construção do documento. Localizado no Menu Tools > Print Productions > Output Preview esse comando, entre outros recursos, permite:
- Visualizar os canais do arquivo em separado
- Informações de porcentagem de retícula.
- Visualizar áreas do documento com execesso de tinta (além do limite máximo suportado pelo suporte de impressão – papel, plástico, tecido, etc.).
- Identificar áreas com preto aplicado nas 4 cores (CMYK).
- Identificar áreas em overprint (impressão sobreposta).
Deixe um comentário