Sigil, o melhor editor de ebooks, agora com suporte ao ePUB 3

 A versão 0.9.3 é, sem dúvida, a maior e mais importante atualização do Sigil – editor de EPUB 3.

Sim! Agora podemos editar e criar arquivos ePUB 3 diretamente do mais amigável e poderoso editor de ePUB. Acesse aqui o download desta versão.

O suporte ao formato ePUB 3 já era aguardado há vários meses, desde que o Sigil retornou de sua hibernação, no início de 2015 – leia mais aqui.

preference
Figura 1 – Configure a versão do ePUB, que o Sigil irá produzir.

Contudo a compatibilidade com o ePUB 2 está assegurada, sendo possível abrir e editar arquivos, nas duas versões, sem a necessidade de ajustes ou conversões. Tenha atenção apenas ao criar novos ebooks diretamente no Sigil, a versão do ePUB será a definida no painel Preferences > General Settings –figura 1.

Um novo comando aparece no menu Tools, para trabalhar com a produção do sumário e atualização do arquivocontent. opf, chamado Epub3 Tools, com três opções:

  • Update Manifest Properties.
  • Generate Nav From NCX.
  • Generate NCX From Nav.

epub3toolsFigura 2 – Novo comando Epub 3 Tools permite o controle da produção do sumário.

O comando de Gerar Sumário, do Sigil, menuTools > TOC > Generate Table of Contents, continua produzindo um arquivotoc.ncx, compatível apenas com o ePUB 2. Por isso, o uso do Genarate Nav From NCX é fundamental para produção do sumário em arquivos ePUB 3.

Com o suporte ao ePUB 3, o Sigil melhora sua estrutura em outros formatos, como o javascript, mathml, svg, multimídia, além de ampliar o reconhecimento ao HTML5, incluindo as marcaçõesarticle,section,aside, entre outras.

O caminho é longo, e já há uma lista dos recursos a serem adicionados nas próximas versões.

Mas para quem trabalha com a produção de ebooks, com certeza, o sentimento é de empolgação. Acredito que a adoção do ePUB 3 aumente com a inclusão do Sigil ao fluxo de trabalho, bem como melhore (e muito), a produtividade com a volta da dupla – InDesign e Sigil.

Próximos recursos

  • Editor de metadados para ePUB 3.Nesta versão, ainda é preciso editar diretamente no arquivocontent.opf.
  • Identificação do conteúdo do eBook (semântica) via as marcações do epub:type.
  • Suporte ao ePUB de layout fixo.
  • Maior controle na produção dos aquivos NCX(epub 2) e NAV(epub 3).

ePUB 3.X

A revisão 3.X do formato ePUB já está em andamento. O trabalho ainda está bem no início, mas algumas mudanças indicam as intenções do W3C. Conheça alguns dos principais pontos:

  • Metadados – atributos como o refine e file-as serão removidos. A ideia é simplificar exigindo apenas o essencial: título, autor e idioma.
  • Toc.ncx – arquivo responsável pela navegação em leitores de ePUB 2. A intenção é retirar o suporte ao NCX, na revisão 3.1. Nada está definido ainda. Há um debate sobre o assunto no IDPF. Acompanhe, participe!
  • EPUB Style Sheets –a especificação de CSS para o ePUB 3 será toda revisada, removendo várias propriedades com prefixo -epub-. As propriedades de posição fixed e absolute, do CSS, estão na lista dos recursos suportados nesta revisão.

Aprenda sobre a produção de eBook com Sigil – editor de EPUB 3 assistindo nossas playlists no Youtube:


Agora, se você busca por capacitação sobre como produzir ebooks no formato EPUB 3 para as principais livrarias digitais, incluindo a Amazon, conheça nosso curso completo Produção de eBook/EPUB 3 com InDesign e Sigil

COMPARTILHAR:
, , ,

Felipe Santos

Eu ajudo designers, editores, autores e entusiastas sobre publicações digitais (EPUB 3, HTML5 e App) a produzir e publicar conteúdo unindo técnica e design, mesmo para quem não sabe nada de programação. Vem comigo, colocar sua publicação para o Mundo :)

4 comments

  1. Boa noite.

    É possível inserir animações/simulações dinâmicas (em html5) em ebooks? Veja que os ebooks têm imagens estáticas, mas é possível inserir links externos que rodam scripts em javascript ou mesmo html5?

    Estou pensando em escrever um livro, mas queria que fosse como uma site responsivo incluindo animações, vídeos, áudios, simulações, etc.

    Há algo como o iBook authors, mas é uma plataforma fechada.

    Grato,

  2. Boa tarde, eu trabalho com diagramação de Artigos e EPUB, caso tenha interesse podemos fazer uma parceria de serviços.

    Tenho 3 anos de espernearia na área.

Deixe uma resposta