A última versão do Edge Animate foi lançada recentemente e com um novo recurso: salvar animações com fundo transparente. Isso foi uma grande adição, mas ao testar o arquivo OAM, no InDesign você pode ainda ter um indesejado fundo preto.
Geralmente, o fundo transparente aplicado em animações do Edge funciona bem em folios criados no formato PNG, mas devido a diferenças de resolução de tela, sempre indico a produção do folio em formato PDF, o que pode gerar algumas dificuldades, por isso, deixo hoje uma grande dica sobre como começar um trabalho com o formato folio, combinando transparência e PDF. Anote tudo e vá testando:
Tudo começa no próprio Edge. Ao escolher o formato OAM no painel de exportação, verifique se o mesmo foi definido como transparente.
O próximo passo ocorre já no InDesign. Após importar o arquivo OAM para a página, selecione o mesmo e abra o painel de Layers, do InDesign. Você vai ver o arquivo OAM lá duas vezes. Verifique se você tem o quadro selecionado, abra o painel Effects e defina a opacidade para zero.
Para terminar, vamos usar o painel Folio Overlay. Com o arquivo OAM ainda selecionado, será mostrado a opção Web Content do Folio Overlay. Configure-o para Auto Play (Reprodução Automática) com um Delay (Atraso) de .125, isso impedirá que a animação carregue antes da página. Selecione “Transparent Background” e desmarque a opção “Allow User Interaction” e “Content Scale to Fit”.
Voilà. A animação vai agora funciona com o fundo transparente.
Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel
Deixe um comentário