Após muitos rumores, o gigante Google anunciou sua versão paga do YouTube, que é chamada de YouTube Red e é focada em usuários fieis do serviço de vídeos. A nova versão cobra uma assinatura mensal do usuário, mas o valor é diferente para desktop e dispositivos móveis. Para desktop e aparelhos com sistema Android, o preço é de $9,99 (isso mesmo, dólares!) mensais. Quem quiser usar em um iPhone ou iPad o valor é de $12,99.
A nova versão já foi anunciada, mas muitos ainda tem dúvidas. Uma delas é: mas quais são as vantagens para os assinantes? A primeira, que sempre foi o desejo de muitos, é a ausência de publicidade antes e durante os vídeos. Os anúncios são removidos com o pagamento da assinatura. Mas as novidades não param por aí: para atrair usuários, o YouTube também irá produzir conteúdo exclusivo para os assinantes. Entre as estrelas que aparecerão por lá está PewDiePie, com canal com foco em games.
É aqui que parte importante da estratégia da empresa aparece. O trunfo do Google é ser capaz de remunerar (e, assim, fidelizar) os produtores de conteúdo e aos poucos o Facebook vem se aproximando do YouTube (e do Google) nesse mercado.
A graça do YouTube Red para os produtores profissionais, ou que usam os vídeos como ganha-pão, é a possibilidade de colocar o material atrás de uma parede. De acordo com o Google, a receita das assinaturas será repartida com os produtores de conteúdo. Mas, para os usuários, a história é um pouco diferente. Neste momento é difícil prever se astros como o PewDiePie continuarão colocando conteúdo grátis ou se, com o tempo, isso será algo acessível somente para assinantes.
YouTube Music
No anúncio, o Google também revelou que irá lançar mais uma versão do YouTube, com foco em músicas. O YouTube Music será de graça, mas uma conta premium do YouTube Red permitirá se livrar dos anúncios também nesse serviço. Outras vantagens são a possibilidade de ouvir as músicas enquanto se utiliza outro app e acesso off-line. O YouTube Music chega primeiramente aos EUA, mas depois será lançado em outros países.
Com isso, o leque de apps do YouTube se expande. Além do tradicional, a empresa terá a versão Red, YouTube Music, outra com foco em crianças (YouTube Kids), além de uma para jogos (YouTube Gaming).
As assinaturas do YouTube Red e o app de músicas começaram a ser vendidas em outubro nos EUA. Os usuários poderão usar o YouTube Red por 30 dias de graça para experimentar.
Deixe um comentário