3D para todas as mídias com Photoshop CC 2017

Design sem Fronteiras

Com o recém lançado Photoshop CC 2017 a produção de arquivos 3D ganha destaque. Por tradição quando se fala em 3D a conexão imediata é com o mercado de animação, porém nos últimos anos se tornou mais claro que a criação 3D pode ser muito útil, também, para o mercado de mídia impressa 2D/fotográfico e, óbvio para o mercado de impressão 3D. Acompanhe este post até o fim, e fique por dentro das novidades que irão enriquecer os próximos anos da indústria criativa.

 

captura-de-tela-2016-11-04-as-10-45-14

Criando Imagens 3D no Photoshop CC 2017

Desde a versões mais antigas do Photoshop, ainda no Creative Suite, já era possível trabalhar com 3D, e a cada nova versão suas capacidades foram aumentando. Recursos com textos ou figuras geométricas básicas em 3D, bem como importar arquivos de outros softwares para manipular direto no o Photoshop já é tarefa comum no dia a dia de muitos criativos. Mas nas últimas versões plug-ins e novas ferramentas tem realmente elevado o nível de recursos 3D no Photoshop.

O primeiro passo para criar imagens 3D no Photoshop é ter o hardware (computador), com capacidade suficiente de processamento e vídeo. Somente desta forma as ferramentas 3D ficarão habilitadas, surgindo o menu>3D, e também no menu Window fica habilitado o painel 3D.

captura-de-tela-2016-11-04-as-10-47-09

 No Photoshop CC você pode trabalhar criando imagens 3D com suas próprias ferramentas.

 

Importando Imagens 3D para o Photoshop CC 2017

O Photoshop permite abrir diversos formatos de arquivo 3D, porém muitos profissionais optam pelo formato .OBJ, que é universal e quase todos os programas de 3D trabalham com ele. Quando você usa programas externos que permitem um nível de detalhe e acabamento maior, você consegue criar figuras complexas até mesmo de personagens humanos, monstros, cartoons, etc.

Dessa forma o Photoshop se torna um grande aliado, pois a manipulação dos modelos 3D são perfeitamente possíveis. A indústria criativa já percebeu o potencial de uso da modelagem 3D, para aplicações além das tradicionais animações e games, atendendo muito bem o mercado de mídia impressa, além das recentes impressoras 3D para produção de quase tudo que o nossa mente possa imaginar!

A indústria criativa já percebeu o potencial de uso da modelagem 3D, para aplicações além das tradicionais animações e games, atendendo muito bem o mercado de mídia impressa.

Optar pela criação em 3D é uma forma de economizar ao longo da cadeia de produção. Inicialmente, pode ser mais custoso o trabalho de modelagem, demandando várias horas de produção. Mas o reaproveitamento de um modelo 3D pode agilizar e impactar muito no tempo de adaptações para as diversas mídias que uma campanha ou projeto necessitam atualmente.

A seguir vamos conhecer algumas plataformas que auxiliam no trabalho com imagens 3D no Photoshop:

fu_feature4_540x400

Adobe Fuse CC

Em 2015, a Adobe incorporou na Creative Cloud o Fuse CC. Fuse é um programa de criação e animação de personagens, modelos humanos, monstros, cartoons, etc. A Mixamo (fundada em 2008) criadora do Fuse (2014) desenvolveu uma ferramenta mista que integra soluções online e offline. Esse conjunto de ferramentas permite que você crie, anime e exporte modelos 3D, para usar em projetos estáticos, animados e interativos.

Com a aquisição da Adobe ficou nítido que este tipo de ferramenta seria muito útil também para a produção de impressos 2D/fotografia e impressos 3D, assim o assinante do Creative Cloud pode baixar o Fuse CC, tendo acesso a plataforma online com vários modelos disponíveis para uso, tudo integrado no Library CC, para uso no Photoshop com um simples drag and drop para o projeto aberto.

No último Adobe Max teve uma ótima apresentação mostrando como era possível atender a diversas solicitações e alterações de um cliente com mais eficiência e agilidade.

Neste video por volta dos 13:40 temos a primeira apresentação do Adobe Fuse CC no adobe Max de 2015

 

 

captura-de-tela-2016-11-04-as-10-29-18

PixelSquid – 3D MarketPlace

PixelSquid é um dos e-commerce 3D mais antigos e possui uma base de ativos imensa, no mercado desde 2000. Com o plug-in PixelSquid para Photoshop é muito fácil você utilizar os vários ativos que você comprou para produzir um layout no Photshop, basta com um clique no e-commerce que seu ativo estará disponível direto no Photoshop.

Diferente do Adobe Fuse, o PixelSquid possui uma vasta biblioteca dividia pelos mais variados temas. Existem diversos níveis de pagamento que permitem uma maior ou menor utilização dos modelos e recursos, é um serviço imprescindível para quem precisa de agilidade em uma produção contando com muitos itens à disposição. 

 

 

felix-feature

Project Felix – em breve um novo App Adobe

Lançado no Adobe Max de 2017, Project Felix é a mais nova solução implementada no Creative Cloud e promete tornar o trabalho com 3D muito mais fácil e assim, incorporar definitivamente no dia a dia do criativo.

Project Felix é um APP para desktop (Win/Mac) que assim como o PixelSquid possui um vasto repertório de imagens 3D, para que você utilize em suas criações. O foco inicial é o usuário de Photoshop do mercado impresso 2D/fotográfico, que poderá usar todo o poder do 3D para melhorar e dar mais realismo a suas criações levando os layouts para mídias digitais e impressas a um novo patamar.

Project Felix é a mais nova solução implementada no Creative Cloud e promete tornar o trabalho com 3D muito mais fácil e assim, incorporar definitivamente no dia a dia do criativo.

Você pode contar com um vasto kit de texturas, brilhos, formas, modelos e ainda ter um preview. em tempo real, do rendering, numa miniatura, no canto inferior da tela. Os resultados são imagens mais poderosas com alto grau de flexibilidade na aplicação.

Assista o primeiro vídeo liberado pela Adobe sobre o Project Felix

 

 

captura-de-tela-2016-11-04-as-10-23-04

Editando Imagens 3D no Photoshop CC 2017

Quando um modelo 3D é criado ou importado para um arquivo no Photoshop, as ferramentas 3D são acionadas, surgindo um grid em perspectiva para posicionar o modelo no espaço. Um pequeno quadro no topo a esquerda faz o preview do modelo, abaixo a esquerda os ícone que permitem manipular os eixos – x,y e z. (Figura 1)

captura-de-tela-2016-11-04-as-10-23-41

Figura 1 – No Photoshop é possível rotacionar, expandir, girar e até mesmo alterar poses do personagem.

 O painel 3D também é acionado e no Painel Layer é mostrado todos os recursos visuais que estão aplicados ao modelo. Com estas ferramentas é possível modificar o modelo em toda sua forma e dimensão, uma vez que você tenha feito as modificações necessárias, as ferramentas 3D são desabilitadas, e o modelo fica como parte da sua composição, que pode ser terminada com todos os recursos 2D do Photoshop.

 

 

captura-de-tela-2016-11-04-as-11-07-33

Imprimindo Imagens 3D com Photoshop CC 2017

Quando o propósito final com o modelo 3D criado ou incorporado no Photoshop é a impressão 3D, e você já fez as edições necessárias, e claro, tem uma impressora 3D conectada ao computador. Se todas as respostas foram sim! Então, basta manter o layer de seu modelo ativo, acionar o menu>3D e escolher> 3D print.

A opção 3D settings exibe o Painel Properties, nele é possível configurar vários itens ligados ao tipo e material de impressão. No item> 3D Print Utilities você acessa as configurações do dispositivo conectado em seu computador.

captura-de-tela-2016-11-04-as-11-07-50 captura-de-tela-2016-11-04-as-11-07-58
A partir do menu 3D você pode configurar as propriedades para um impressora 3D

Veja o vídeo com Paul Trani demostrando como realizar um impressão 3D a partir do Photoshop:

 

Neste video temos uma apresentação do adobe Max mostrando como trabalhar uma impressão 3D a partir de uma foto 2D.

 

3D para todas as mídias

Podemos afirmar que hoje, o designer e profissionais da áreas de comunicação e marketing tem total condição de incluir modelos 3D nos projetos. Mesmo precisando uma atualização, seja em capacitação ou softwares, esse investimento vai resultar em resultados melhores e uma valorização geral do projeto.

Seja na manipulação dos modelos 3D para mídia impressa ou para o recente mercado de impressão 3D, todo conhecimento de Photoshop será útil, ao profissional. Saiba como a Dualpixel pode te capacitar nos fundamentos do Photoshop., com os curso de Efeitos e Produtividade e Tratamento de Imagens.

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , ,

Mauricio Brancalion

Desenhista, designer e desenvolvedor com 15 anos de experiência no mercado educação, comunicação e entretenimento. Formado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP-SP.

2 comments

  1. O novo Photoshop vai integrar a 3D. A tecnologia 3D é muito importante já que permite desenvolver novos processos para a industria, mais também para as pequenas empresas e os empreendedores. Photoshop e outros programas informáticos de digitalização, reconhecimento de padrões, sistemas de visão, etc. atingem um nível de qualidade que permite a fabricação de objetos, de peças em 3D. Assim os protótipos das novas invenções são muito mais fáceis a fabricar. Além disso, tudo o relacionado com o 3D possibilita grandes oportunidades para a pequenas empresas que não precisarão de investimentos colossais. O futuro da economia 3D é lá.

    1. Com certeza, em especial, a impressão 3D abre um leque de possibilidades

Deixe uma resposta