Câmeras Digitais

Câmeras Digitais

Estamos iniciando esta nova seção do site Infoprepress, fazendo um verdadeiro Raio X nas câmeras digitais. A fotografia digital que até pouco tempo era privilégio de poucos, passa por um momento de evolução, com modelos mais simples capazes de reproduzir imagens de boa qualidade. O fato de dispensarem o uso de materiais como filme, papel e produtos químicos torna a fotografia digital uma ótima opção para empresas e profissionais liberais que necessitam de grande agilidade na produção de suas fotos sem exigir um alto nível de qualidade, pois as imagens estarão imediatamente disponíveis para transferência e manipulação no computador, o que fornece um controle maior sobre a qualidade das imagens e o seu uso em outras aplicações, como: relatórios, jornais internos, websites.

Película X Pixels

A grande dúvida que ainda resta é sobre a qualidade da imagem produzida nos sistemas digitais em relação à fotografia convencional, mesmo com o crescente aumento de resolução das câmeras digitais, expressada na forma de pixels/mm, na qual o mercado convencionou o termo megapixel (um milhão de pixels) – similar ao megahertz para processadores, ou seja, quanto mais melhor. Pois o valor de megapixel de uma câmera capacita a qualidade de captura que esta possui, e qualifica o valor real de informações que o equipamento pode registrar (raciocínio idêntico ao valor de resolução ótica dos scanners), e neste caso, vale a mesma regra, para evitar interpolações em suas imagens é preciso uma boa resolução física da câmera digital, garantindo ampliações com qualidade. Os modelos mais avançados estão entre 4 e 5 megapixels de resolução, especialistas afirmam que o nível de resolução deve estabilizar em torno de 6 megapixels, só aplicações com uma maior exigência em qualidade e/ou ampliações podem precisar de valores mais elevados.

Resoluções
  • Câmeras Low-end:
    1,0 – 1,3 megapixels
    Res Máxima: +/- 1280 x 960 pixels
    Formato: 16 x 12 cm / 200 dpi
  • Câmeras Middle-end:
    2,0 – 2,3 megapixels
    Res Máxima: +/- 1800 x 1200 pixels
    Formato: 23 x 15 cm / 200 dpi
  • Câmeras High-end:
    4,0 megapixels
    Res Máxima: +/- 2448 x 1632 pixels
    Formato: 31 x 20 cm / 200 dpi

  • Resolução em Filme x Resolução em Pixel

    A resolução em filme é medida em pares de linhas por milímetro (pl/mm), emulsões coloridas podem variar de 40 a 65 pl/mm, para corresponder a essa qualidade os sistemas digitais devem possuir quatro pixels para cada par de linhas. Dessa forma podemos ver quantos pixels seriam necessários para corresponder a um fotograma de 35mm, com resolução de 40 pl/mm.
    24 x 35 mm
    4 pixels para cada par de linhas / 40pl/mm = 3840 x 5600 px
    3840 x 5600 pixels = 21.504.000 px (21,5 megapixels)

    Tipos de Captura

    Câmeras DigitaisA câmera digital herdou a tecnologia do scanner de DTP, usando um CCD Array para capturar as imagens. A princípio, ele se utilizava de uma CCD tri-linear, onde em uma única passada capturava os sinais RGB. Porém , o tempo de exposição é bastante lento, dificultando a captura de imagens em movimento. A câmera com CCD tri-linear é recomendada para imagens ou objetos parados em estúdio.

     

     

     

    Câmeras DigitaisUma outra tecnologia, criada para a captura de imagens em movimento, muito utilizada pelos jornais, é a câmera de simples exposição e CCD em área , como na figura abaixo. Nesse caso a exposição é rápida pois tem as cores RGB interpoladas na área do CCD. 

     

     
     

     

    Câmeras DigitaisOs CCD estam distribuídos em uma área retangular. Se essa área possui, por exemplo, 3000 elementos (pixels), cada cor teria 1000 possibilidades de captura. Para aumentar essa resolução usando os mesmos 3000 pixels, surgiu no mercado uma câmera com filtros RGB que exigem três exposições. Como os pixels são neutros e os filtros em fotma de carrosel capturam as informações de cor, os 3000 pixels seriam disponíveis para cada cor, num total de 9000 elementos. Também não é recomendado para imagens em movimento.

     
     
     
    Tipos de Armazenamento

    Atualmente todas as câmeras possuem algum sistema de armazenamento de memória. Há alguns anos era comum encontrar câmeras com memória interna, em média de 4 a 8 MB. Os tipos mais comuns de cartões de memória / Equipamentos são:

  • SmartMedia – Benq / Olympus / Toshiba
  • CompactFlash (CF) – Canon / Casio / Epson / HP / Kodak
  • Memory Stick – Sony
  • Secure Digital (SD) – HP
  • xD Picture Card – Fujifilm.

  • Características Fotográficas

    ZOOM: O zoom ótico, recurso que permite alterar o enquadramento da imagem sem ter que mover a câmera (normalmente presente em câmeras High-end ). Caso tenha que optar entre um zoom ótico ou uma câmera com mais resolução, escolha o zoom. O fato de poder aproximar uma imagem evita ter que recortar e/ou ampliar um detalhe da imagem, perdendo parte da resolução disponível.

    FLASH: O importante nesse atributo é o alcance do flash, em média as câmeras oferecem um alcance entre 2,0 e 5,0 metros , o que pode limitar a iluminação em determinadas situações, por isso considere a existência de uma conexão para um flash externo.


    Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

    COMPARTILHAR:
    , , ,

    Redação Dualpixel

    Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

    Deixe uma resposta