InDesign CC 2019 – Quebrando tabus

O InDesign CC 2019 já está disponível para todos os assinantes do Creative Cloud.

Após um período com foco na melhora da exportação para o formato ePUB 3, Publish Online e CC Library (confira neste artigo um compilado textos sobre esses temas), o InDesign vive uma nova fase trazendo ferramentas, realmente úteis no dia a dia de produção, além de melhorar recursos já existentes.

Desde o CC 2018 o pacote de novidades tem sido mais democrático atingindo diferentes áreas de software (confira o que mudou no CC 2018).

E a boa notícia é que o InDesign CC 2019 vem na mesma linha, com a melhoria de funções adicionadas na versão anterior e um conjunto especial de novos recursos que realmente agrega valor para quem produz com o software, seja para mídia impressa ou digital.

Acredito que a contribuição dos usuários com sugestões de novos recursos, pelo site indesign.uservoice.com contribuiu para essas atualizações mais próximas das necessidades reais.

Exemplo disso é o pedido por Static Endnotes, com 35 votos, para habilitar a função de importar endnotes sem o link dinâmico entre a referência e a nota de fim.

35 votos e bons argumentos convenceram os engenheiros da Adobe na implementação deste recurso.

Então, chega de conversa e vamos ao que interessa! Confira as principais novidades e melhorias do nosso software preferido para layout de página.

  1. Properties panel
  2. Adjust Layout
  3. Espaço entre parágrafos do mesmo estilo
  4. Importação de comentários do PDF
  5. Footnotes e Endnotes
  6. Tudo novo em Fontes
  7. OpenType SVG fontes
  8. Content-Aware para imagens

 

Confira na prática as principais novidades do InDesign CC 2019, numa LIVE especial no Face da Dualpixel.

 

Properties Panel

Um dos recursos que logo me chamou a atenção foi o novo painel Properties, seguindo a linha já adotada no Photoshop e Illustrator, o painel reúne os principais comandos conforme o objeto selecionado.

Sem dúvida, uma forma prática para acessar funções utilizadas com frequência. Disponível no workspace Essentials, e pelo menu Window > Properties.

Uma evolução da Barra de Controle, painel Properties agora no InDesign

Nem todas as funções dos painéis estão disponíveis no Properties, em especial, a edição e criação de estilos, mas como se trata da versão 1.0, acredito que este recurso ainda irá evoluir.

 

Adjust Layout

Uma nova opção apareceu no comando File > Document Setup. O botão Adjust Layout com a finalidade de melhorar o ajuste para mudanças no formato da página.

Esse novo recurso atua diretamente nos blocos da página – margem, colunas e sangria.

E antes que você pergunte, não tem relação com Alternate Layout, Liquid Layout e Page Tool.

Contudo, apresenta um desempenho muito superior ao antigo comando Layout Adjustment presente em versões anteriores.

Dividido em quatro blocos o painel Adjust Layout permite uma ação mais intuitiva e fácil de aplicar quando comparado aos comandos do Liquid Layout.

  • Page Size
  • Margins
  • Bleed
  • Adjust Font Size

Destaque para o ajuste do tamanho da fonte, que pode ser aplicado numa mudança de formato de página,  de cartaz (A3) para folheto (A4), por exemplo.

Além do painel Document Setup esse novo recurso está disponível via:

  • File > Adjust Layout
  • Properties panel
  • Layout > Adjust Layout

 

Margins

Ainda no painel Document Setup uma nova seção está disponível – Margins. Permitindo a mudança dos valores das margens em todo o documento (nas versões anteriores, após criar o documento, só conseguíamos mudar as margens em páginas selecionadas)

 

Espaço entre parágrafos do mesmo estilo

Outro recurso solicitado pelo indesign.uservoice.com que é limitar os valores de espaço antes/depois em parágrafos do mesmo estilo.

Controle de espaçamento entre estilos de parágrafos iguais agiliza a produção editorial, com segurança para o layout

Até o Word já tinha esse recurso! Mas, finalmente a Adobe ouviu (mais uma vez) os pedidos de quem usa o InDesign e adicionou um simples, mas essencial recurso para deixar mais fluida a criação de estilos e a própria diagramação.

 

Importação de comentários do PDF

O fluxo de revisão nunca mais será o mesmo! Imagina poder importar e até aplicar as mudanças de texto realizadas pelo autor no PDF, direto no layout do InDesign.

Pare de imaginar e atualize para o CC 2019, pois essa nova função só funciona com PDF exportados a partir do InDesign CC 2019.

Controle diferentes PDFs importados com comentários, podendo aplicar os ajustes diretamente no layout do indesign

Esse fluxo de revisão funciona tão bem quanto o InCopy (saiba mais sobre o InCopy aqui), pois o painel consegue filtrar comentários de diferentes usuários, identificar comentários já aplicados, além aplicar as mudanças direto no layout do InDesign. Não poderia ser melhor!

 

Footnotes e Endnotes

Como comentei no inicio do artigo, o InDesign está em melhoria contínua e como sabemos footnotes/endnotes são recursos que ficaram de “molho” por muitos anos.

Mas, desde a versão CC 2018 a Adobe se lembrou desse importante item da diagramação, e nesta versão outro tabu é derrubado.

Footnotes/Endnotes em tabelas!

Basta posicionar o cursor de texto dentro da célula e acessar o menu Type > Insert Footnote/Insert Endnote.

Para seguir com o fluxo do texto utilize as tabelas de forma inline, ou seja, dentro da massa de texto. Assim, as notas serão sequenciais e receberão o mesmo estilo das notas aplicadas no texto principal.

 

Convert Footnote and Endnote

Mais flexibilidade na produção editorial com o comando para converter entre os dois tipos de notas.

 

Tudo novo em Fontes

Fontes! A matéria-prima essencial para qualquer layout. Nesta versão o InDesign recebeu muitas melhorias para escolha e visualização das fontes.

Destaque para as opções de classificação que seguem o padrão do Typekit. Ops, e por falar em Typekit temos mudança nesse item também.

Novo painel exibe mais opções para classificação, tamanho do preview, busca por fonte similar, texto personalizado, entre outros novos ajustes

  

 

Typekit agora é Adobe Fonts

Adobe renomeou o serviço de fontes de Typekit para Adobe Fonts, mas a melhor mudança está no fato de não haver mais limites para ativar fontes do serviço, ou seja, as 14 mil fontes estão disponíveis para uso.

Outro ponto que considero importante, não há mais distinção em web fonts e desktop fonts, todas estão disponíveis para ambos os usos!

Na aba Find More temos acesso as fontes do Adobe Font (novo nome do TypeKit) diretamente do InDesign

 

OpenType SVG fontes

OpenType SVG permite a criação de fontes combinando recursos de imagem, textura e vetor

Algo verdadeiramente novo chegando ao InDesign para elevar o nível dos nossos layouts.

SVG fontes é um tipo de tipografia que reúne cores, texturas e gráficos diretamente na estrutura da fonte. Um recurso mais que interessante para impactar nos layouts.

Saiba mais neste link

Confira o belo trabalho do estúdio SetSail na produção de SVG fontes

 

Content-Aware para imagens

Para os usuários do Photoshop, certamente, o nome Content-Aware remete a boas lembranças, quem nunca precisou ajustar o tamanho de uma imagem, cobrir uma área não desejada ou mesmo um retoque.

Esse recurso está disponível em diferentes ferramentas do Photoshop e na versão CC 2019 chega ao InDesign.

Utilizando a plataforma de AI – Adobe Sensei este novo recurso procura identificar o ponto relevante das imagens para automaticamente exibir a melhor parte da imagem.

Bem, há muita subjetividade nessa avaliação, mas pode reduzir alguns cliques e ajustes da imagem.

Habilite nas preferências, aba General a opção Make Content-Aware Fit the default frame fitting option e deixe a Inteligência da Adobe guiar suas imagens 🙂

 

Aqueles ajustes que amamos no InDesign CC 2019

  • Quando criamos um package podemos escolher não criar o arquivo Print Instructions. Yes!
  • Campos de formulário do PDF podem receber fontes personalizadas.
  • Todo documento guarda a última escolha de exportação.
  • Podemos manter o mesmo nome do InDesign para os arquivos exportados.
  • Painel CC Library não mais importa estilos e cores de forma automática.

 

LIVE InDesign CC 2019 – Quebrando Tabus!

As novas ferramentas e melhorias do InDesign CC 2019 tem impacto direto na produção dos projetos, e alguns recursos – notas em tabelas; comentários do PDF integrado ao InDesign, melhor controle do espaçamento entre parágrafo – são há muito tempo aguardados pelos usuários.

Assim, espero que a Adobe continue ouvindo quem, verdadeiramente, usa o InDesign e inclua (com maior frequência) ferramentas que ajudem no uso da criatividade de forma eficiente e produtiva.

 

Confira na prática as principais novidades do InDesign CC 2019, numa LIVE especial no Face da Dualpixel.

COMPARTILHAR:
, , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta