Melhores práticas de exportação para Epub

Melhores práticas na produção do formato Epub

Melhores práticas de exportação para Epub

Quando confrontados com prazos apertados e pedidos de trabalho de última hora, alguns designers acabam recorrendo aos “maus hábitos” no uso do InDesign. Aqui estão algumas das melhores práticas do InDesign que são especialmente importantes para seguir para a produção do formato ePub. Embora existam maneiras de limpar os problemas causados ​​por não seguir essas diretrizes, vale a pena segui-los desde o início.

Estilos

Quando o assunto é ePUB devemos sempre usar os estilos de parágrafos e caracteres para formatar todo o texto. A formatação local deve ser evitada ao máximo. Você com certeza já deve ter utilizado um estilo de caractere em itálico, mas se também precisar do negrito itálico ou outro qualquer, certifique-se de criar novos estilos.

Nomeando os estilos

A nomenclatura dos estilos no InDesign é um item crucial no fluxo de trabalho para ePUB. Não use espaços ou caracteres especiais para nomear os estilos. Utilize apenas letras e números. Nomes fora do típico “padrão web”, muitas vezes causam erros de validação e retrabalhos no processo. Fica aqui a dica de um excelente script para correção dos nomes de estilos. Basta instalar o script (veja aqui como fazer) e rodar. E todos os acentos, espaços e caracteres especiais serão removidos.

Melhores práticas para exportação Epub

Espaçamento

Ao invés de adicionar espaços entre os parágrafos do texto, usando o enter do teclado, use a formatação espaço antes e espaço depois, via estilo de parágrafo. Caso queira manter um espaço vazio para algum ponto, em específico da publicação, adicione o caracter especial Nonbreaking Space, no menu Type > Insert White Space. Atalho Ctrl + Alt + X

Melhores práticas para exportação Epub

Caixas de texto

Mantenha as caixas de texto ligadas no mínimo dentro de cada capítulo. A forma de trabalhar as caixas de texto afeta diretamente o comportamento das notas de rodapé. Se deseja uma numeração sequencial das notas entre os capítulos trabalhe com uma única caixa de texto, contendo todos os parágrafos. Agora se deseja recomeçar a numeração das notas, a cada capítulo, trabalhe com caixas separadas de texto, por capítulo. Fica a dica! 

Melhores práticas para exportação Epub

 

Fluxo do texto

Não digite hífens para forçar a quebra de uma palavra. Há melhores maneiras de hifenizar seu texto, como por exemplo, o uso do comando discretionary hyphens, via menu Type > Insert Special Character > Hyphens and Dashes. No entanto, se você não conseguir outra maneira de fazer esse trabalho, certifique-se de fazer duas coisas:

1. Coloque um retorno suave (shift-enter) logo após o hífen;

2. Crie um estilo de caractere vazio chamado “PERIGO” e aplique-o nos lugares em que deseja hifenizar. Isso vai ajudar o seu simpático colega designer de ebook (ou você mesmo!), a encontrar as áreas com problemas em seus arquivos.

Melhores práticas de exportação para Epub

Itens da página mestre

Elementos da página mestra não são exportados para ePubs. Ok, precisamos lidar com isso. Assim, em vez de desvincular os elementos da página mestra, quando for realizar alguma alteração, crie novas mestras e faça todas as mudanças necessárias por lá. Por exemplo, você pode precisar criar uma página-mestre para cada capítulo de seu livro, ou você pode usar recursos como texto variável e seções, para assim manter apenas uma página mestre para todo o documento. Desta forma, evita que pedaços de texto surjam no meio do texto do ePub.

Fontes

Se você tem a intenção de usar as mesmas fontes do arquivo impresso, tamném na versão digital, em formato ePub, certifique-se que você não está usando fontes PostScript Type. Use fontes True Type ou Open Type, em especial, fontes sem licença, ou seja, Open Source. Se você é assinante do Creative Cloud pode sincronizar as fontes e usá-las tanto em publicações impressas e digitais. 

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta