InDesign Creative Cloud

O que há de novo no InDesign CC

Os 5 mitos do Adobe Creative Cloud

Recentemente tivemos grandes mudanças no ecossistema Adobe, com o lançamento do Creative Cloud, em 17 de junho, deixando pra trás um legado de seis edições do Creative Suite e mudando radicalmente o modelo de negócio da empresa para o sistema de assinatura de um pacote que inclui softwares e serviços. E quais são as novidades dos programas Creative Cloud, ou simplesmente CC – agora a nomenclatura oficial é InDesign CC; Photoshop CC; Illustrator CC – que irão convencer os usuários a realizarem essa migração sem volta.

Para saber mais sobre o funcionamento do Creative Cloud leia o artigo Os 5 mitos do Adobe Creative Cloud. E para te ajudar nessa tomada de decisão aqui vai as principais mudanças do InDesign CC

Suporte a 64-Bit

Um dos mais importantes recursos do InDesign CC não está visível em nenhum menu ou painel. O suporte a sistemas de 64-Bit abre ao InDesign a possibilidade de acesso a quantidades de RAM acima de 3 GB. Usuários de Mac e Windows com vasta quantidade de RAM não podiam usufruir dessa performance em seus trabalhos com InDesign.
Se você trabalha com documentos extensos e pesados num sistema de 64-Bit com mais de 4 GB RAM pode contar com uma maior performance e estabilidade dessa versão. Ótima notícia!

Interface

Por fim, o InDesign se uniu à família aderindo ao estilo “Black Interface” já presente no Photoshop, Illustrator, entre outros.
No painel de Preferencias é possível escolher entre as cinco variações de cor, desde Light (se aproxima ao visual do CS6) até Dark. O default é médium Dark. Ainda é possível adequar o Pastboard com o tema escolhido.

indesign_creative_cloud_interface

Suporte a Tela de Retina

Veja seus projetos em alta definição em plataformas como macs e ultrabooks com tela de retina. O suporte a telas de alta resolução inclui além do preview dos documentos, também toda interface do programa.

Formato ePUB

A cada versão o InDesign avança em sua jornada de exportar cada vez mais funções e objetos do layout para o formato ePUB. Com a ressalva, que precisa exportar mais e melhor.

A versão CC vem suprir algumas “falhas” trazidas no CS6 e que não existiam na versões anteriores CS5/CS5.5. Um ponto positivo é a possibilidade de exportar o ePUB sem gerar a folha de estilo, mantendo apenas as marcações dos estilos no HTML, e o mais importante sem gerar classes de overrides tão inconvenientes.

Outros pontos fortes dessa versão é a inclusão dos estilos de objetos nas opções de marcação de estilos para Tags do HTML, recurso até então disponível apenas para estilos de parágrafo e caracter. Outra novidade nos estilos de objetos são as marcações de rasterização e custom layout, que permitem a aplicação do comando float direto no layout. Tal recurso permite fazer texto ao contorno sem a necessidade de edições extras pós-exportação. Agora a produção do sumário (TOC) e Index são exportados nativamente para o formato ePUB.

Aguarde, pois nas próximas semanas vamos publicar um resumo especial sobre todas as novidades do InDesign CC para o formato ePUB.

indesign_creative_cloud_object-style

Menu de fontes todo reformulado

A menina dos olhos desta versão certamente foi o menu de seleção de fontes. Um recurso trivial que recebeu uma atenção especial e melhorias muito bem vindas. Vamos a elas:

Busca

O sistema de busca de fonte foi totalmente reformulado tanto via Painel de Controle (barra superior horizontal, abaixo dos menus) ou pelo painel de caracter. Agora podemos buscar fontes pelo nome completo ou apenas pelo primeiro nome, como nas versões anteriores. Por exemplo: se você busca pela palavra serif, o InDesign CC irá listar todas as fontes que contenha a palavra serif; e assim com Bold, semibold, etc. Muito prático.

indesign_creative_cloud_fonte01

Aplicação

Até a versão CS6, para aplicar uma fonte você podia colocar o cursor no campo fonte e usar as setas do teclado para mudar o tipo de fonte. Agora você pode correr pela lista de fonte aberta usando as setas do teclado e aplicando a fonte escolhida bastando um Enter ou clique sobre o nome da fonte.

Favoritas

Este é o meu recurso favorito do painel fontes. Desculpem o trocadilho, mas favoritar suas fontes preferidas é um item recorrente nos Wish List. Pois bem, agora podemos facilmente favoritar e exibir nossas fontes prediletas.

indesign_creative_cloud_fonte02

Grupos

Outro item interessante e que ajuda na organização e o preview das famílias de fontes. Podemos exibir e ocultar os estilos de cada fonte.

indesign_creative_cloud_fonte03

QR Codes

Com InDesign CC temos a possiblidade de incluir QR Codes em layouts para mídia impressa e digital. Acesse a nova opção do menu Object > Genarate QR Code. É possível gerar um código a partir de um hyperlink; texto; mensagem; email e cartão de visita.
O objeto criado é uma arte em vetor podendo ser editado em seu preenchimento e contorno como qualquer outro objeto do InDesign.

indesign_creative_cloud_QRCode

Painel Novo Documento

O quadro de diálogo Novo Documento exibe uma nova opção no canto inferior esquerdo do painel – Preview . Habilite essa opção para visualizar o preview do documento que esta sendo configurado – margens; sangrias; número de colunas, formato, etc. Toda alteração no painel é exibida em tempo real no preview.

indesign_creative_cloud_new-document

Adobe Exchange

Vale ressaltar a integração dos softwares do Creative Cloud com o marktplace de plug-ins e extensões Adobe Exchange. Acesse o painel pelo menu Window > Extensions > Adobe Exchange. Trata-se de uma comunidade aberta para compartilhamento e venda de complementos aos softwares Adobe.
Neste painel é possível encontrar complementos para otimizar e melhorar a realização das tarefas com os softwares Adobe. Apesar de cobrir a maior parte dos softwares do CC você apenas visualiza as extensões disponíveis para o programa que você está usando.

adobeexchange

Gostou? Esse é o InDesign CC. O seu hub para publicações impressas e digitais.

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

2 comments

  1. Ola, Marcio
    Tudo bem?

    Primeiramente indico a leitura deste artigo http://www.dualpixel.com.br/artigos/tablets/229-como-escolher-o-formato-adequado-das-publicacoes-digitais-para-dispositivos-moveis.html

    Com qual voce terá uma visão sobre as possibilidades de formatos para publicações digitais. Conforme seu tipo de público, cliente voce poderá começar com um destes

    Produção de eBook formato ePUB
    http://www.dualpixel.com.br/webinar-books.html

    Produção de publicações interativas para tablets com InDesign
    http://labs.dualpixel.com.br/cursos/indesign-tablets-2#online

    Ou se preferir faça a Imersão em Digital Publishing Suite da Adobe

    Investimento 3 cursos: Imersão Digital Publishing Suite

    InDesign CS6 para Tablets e iPhone – conteúdo atualizado – novas funcionalidades
    Interatividade com InDesign e HTML5 – conteúdo atualizado – mais exemplos interativos
    Publicação para App Stores – Apple app store e Google Paly

  2. Olá Felipe, Bom Dia!

    Sou de Belém do Pará, há dez anos atrás fiz um curso de pré-impressão, em são paulo, já tenho 10 anos de profissão, trabalho com diagramação e arte final de livros, etcs, toda mídia impressa, ao longo deste tempo, me atualizei conforme a necessidade de cada desafio, mas gostaria de ter mais conhecimento, me interesso pela mídia digital, tipo gostaria de criar sites, de cria livros digitais e sei que o mundo digital está cada vez mais ligeiro, e tenho acompanhado somente com leituras, mas não com concretização desses tipos de serviços, estou interessado em todos os seus cursos, porém sei que devo começar de um por um, no meu caso lhe pergunto por onde devo começar

    Aguardo seu retorno

    Márcio

Deixe uma resposta