Onde comprar o ebook mais barato

Qual o preço ideal do ebook é, talvez, a pergunta que mais se faz neste novíssimo mercado. Para responde-la, precisamos ver o que as maiores livrarias virtuais do mundo têm praticado. Por isso, o jornal Huffington Post fez uma pesquisa de preços nas quatro maiores lojas online: iBookstore da Apple, Kindle Store da Amazon, Nook Bookstore da Barnes & Noble e Play Store da Google.

E na grande maioria dos casos, os preços da Amazon foram, disparados, os menores. Para a pesquisa, o jornal analisou três listas de livros do The New York Times: ficção, best-sellers e não ficção.

“O que você conclui a comparação provavelmente depende da sua perspectiva”, destaca o artigo. Dos 70 livros verificados, a Amazon era mais barata do que os concorrentes em 15 produtos, perdendo apenas uma vez, por 70 centavos de dólar.

Fica a dúvida se a Amazon ofereceu o menor preço de imediato, ou se a partir de pesquisas nas outras lojas. Isso porque muitas vezes o valor é idêntico aos das demais lojas, e os descontos, quando oferecidos, não são de exatamente best sellers.

Acontece também que a Amazon tem uma agressiva política de preços que, muitas vezes tira boa parte dos lucros das editoras. Graças ao seu tamanho e volume de vendas, a empresa conseguiu barganhar nos Estados Unidos. Daí vem, inclusive, sua maior dificuldade em se instalar no Brasil, pois por aqui as editoras se uniram para não ceder às exigências da gigante norte-americana.

O site Digital Book World ironizou a matéria com a nota “Quem tem o maior desconto no e-book?”. A publicação lembrou que, apesar da política de descontos da Amazon, o resultado do processo de precificação de ebooks nos Estados Unidos deve mudar em breve. É aguardar para ver, pois isso pode influenciar diretamente os resultados por aqui, onde as livrarias revendem o ebook com diferenças de, no máximo, R$ 5 da versão impressa.

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta