Samsung versus Apple

Eles têm processadores potentes, câmeras de alta resolução e são ultrafinos. Como, então, escolher entre os smatphones da Apple e da Samsung?

Para início de conversa, o que prejudica a fama dos aparelhos da Samsung Galaxy são as inúmeras versões existentes. Os mais baratos, como o Ace, por exemplo, até quebram o galho, mas são excessivamente lentos e não chegam aos pés de um iPhone (ou mesmo de outros Galaxys, como o SIII). Valem como introdução ao mundo multitoque, mas não espero muita coisa (nem por muito tempo). Já a Apple, com seu produto padronizado, sem meia-bomba, que possa prejudicar sua imagem (e esta é a maior estratégia implementada por Steve Jobs, que Deus o tenha).

Mas vamos aos fatos, tendo como parâmetro o que o iPhone 5 e o SIII, carros-chefes das respectivas empresas. O processador da Maçã é um A6, personalizado pela Apple e que, segundo a companhia (é som que se frise), é duas vezes mais rápido que o modelo anterior. Já o Galaxy tem um processador quad-core de 1,4 GHz. Difícil dizer qual é mais rápido, mas o Galaxy sai em vantagem por, pelo menos, ler flash – coisa que a Apple não faz, por razões meramente comerciais.

O tamanho é questão de gosto. Uns acham as 4,8 polegadas do Galaxy grande demais. Para quem gosta de ler (livros, revistas, sites) é excelente. E afinal, quase todos estão lendo alguma coisa o tempo todo pelo celular, nem que seja o Facebook. Mas para leituras rasteiras assim, as 4 polegadas do iPhone 5 atendem bem, inclusive para vídeos. Sendo que a resolução do iPhone é um pouco menor (1136×640 contra 1280×720), mas conta com mais pixels por polegada (326 contra 306).

Para quem usa muito a câmera, o iPhone leva vantagem com gravação de vídeos em HD. O Galaxy, porém, tem a excelente resolução de 1,9 megapixel – mas conta ainda com reconhecimento facial e a opção Best Shoot (que capta dezenas de imagens e escolhe a melhor), novidades não existentes no celular da Apple.

O sistema operacional é um caso à parte. Os fãs do Galaxy defendem ferrenhamente o produto, e o mesmo com a Apple. Mas os que defende o Galaxy certamente não passaram sufoco para atualizar o sistema operacional, como a maioria aqui pelo Brasil. O SIII conta com o IceCream Sandwich, e em breve será atualizado para a versão Jelly Bean. O da Apple é o iOS 6, sistema fechado da Apple fabricado sob medida para o hardware, o que garante muito mais estabilidade. Outra má notícia para os brasileiros fãs do Galaxy: enquanto o iPhone tenha opções de 16GB, 32GB e 64GB, o Galaxy, por aqui, só é vendido em versões de 16GB.

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta