Sigil 0.9.4 – Metadados, Sumário e Semântica

Há praticamente um mês o Sigil avançou para a produção do formato ePUB3, com o release 0.9.3 – leia mais aqui. Muito bem, foi um momento de celebração para quem produz eBooks, em formato ePUB.

Agora, quem ainda tinha dúvidas, pode acreditar. Pois com a versão 0.9.4, o Sigil consolida a produção de metadados e sumário, alinhados aos padrões do ePUB3.

No artigo anterior, coloquei quatro itens como próximos recursos. Desses, dois já foram riscados da lista, acompanhe os detalhes dessa atualização

> Editor de metadados para ePUB 3. Nesta versão, ainda é preciso editar diretamente no arquivo content.opf.
> Identificação do conteúdo do eBook (semântica) via as marcações do epub:type.
> Suporte ao ePUB de layout fixo.
> Maior controle na produção dos aquivos NCX (epub 2) e NAV (epub 3).

Metadados

Como prometido, a equipe de desenvolvedores do Sigil, reformulou o painel de Metadados para atender aos padrões do ePUB3. A estrutura dos metadados é uma das características que mais sofreram alterações na mudança do ePUB2 para ePUB3. Por isso, a necessidade de atualizar o painel.

sigil-metadata-editor

Localizado no Menu Tools > Metadata Editor apresenta duas opções – Add Metadata e Add Property.  O formato ePUB3 é mais amplo e eficiente, na identificação e classificação das informações do eBook. Por exemplo, após adicionar o metadado Title, podemos refinar a marcação atribuindo propriedades, como Subtitle, Edition, Collection (em destaque na figura abaixo)

sigil-metadata2

Sumário

A recente ferramenta, Epub3 Tools, adicionada na versão 0.9.3 foi atualizada, mostrando o correto direcionamento do Sigil. Agora a prioridade da produção do sumário, através do comando Generate Table of Content, é o arquivo toc.xhtml, em preferência ao toc.ncx (compatível com ePUB2).

Tal recurso mostra o total alinhamento do Sigil com o IDPF, que já analisa remover o suporte ao toc.ncx na versão ePUB3.1

Semântica

O comando do menu contextual Add Semantics, também, foi reformulado para melhor atender a identificação do conteúdo, tanto pela marcação Guide (ePUB2), quanto Landmarks (ePUB3).

sigil-semantica

Com as atualizações desta versão nossa lista de próximos recursos fica um pouco menor.

> Identificação do conteúdo do eBook (semântica) via as marcações do epub:type.
> Suporte ao ePUB de layout fixo.
> Suporte ao Media-Overlay (SMIL) – recurso para sincronizar texto e áudio.

COMPARTILHAR:
, ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

1 comment

  1. Quando o arquivo é exportado do indesign para epub3 fluido, ele automaticamente cria um sumario TOV (nav) . Como já tinha sido criado um sumario no indesign acabou tendo dois sumários no epub.
    Minha surpresa foi que não é possível deletar esse sumario nav e se deletar o outro sumario não aparece mais nos devices… como resolver este problema.
    Existe alguma literatura sobre como fazer com sumários?
    abs

Deixe uma resposta