No artigo de hoje resolvi falar sobre um assunto que está em alta em inúmeros times de vendas: como melhorar a comunicação interna.
De acordo com a Towers Watson, empresas que estudam e buscam melhorar a comunicação interna são altamente eficazes e têm um retorno 47% maior e positivo dos colaboradores comparado à empresas que são menos eficientes em se comunicar.
Melhorar a comunicação interna não afeta apenas o retorno aos acionistas, mas também pode aumentar o engajamento dos funcionários, criar equipes mais fortes e aumentar a competitividade da empresa.
Práticas efetivas de comunicação interna ajudam a aumentar essa produtividade, construir um ambiente de trabalho melhor e reduzir o conflito diário entre os membros da equipe.
E é sobre isso que vamos falar hoje:
Antes, deixo um recado importante para quem deseja melhorar a comunicação com seus clientes, funcionários e fornecedores! Participe do webinar Comunicação para Empresas via App, que vai ocorrer dia 18 de dezembro, terça-feira, às 20h. Inscreva-se Aqui
Como melhorar a comunicação interna do seu time de vendas
1. Incentive o diálogo
A comunicação interna não é uma via de mão única. Boa comunicação flui nos dois sentidos!
Por mais importante que seja dar feedback aos seus funcionários, também é crucial receber o feedback dos vendedores sobre a sua gestão.
A chave é ter uma cultura aberta e confiável que incentiva o diálogo. Quando seus vendedores entenderem seu papel e expectativas, eles trabalharão para o sucesso.
2. Dê exemplo de liderança
Você encorajaria as pessoas a ficarem até tarde no escritório para fechar um negócio e, em seguida, sai 17h? Você falaria abertamente sobre as dificuldades financeiras das empresas e compraria um carro novo?
Espero que você tenha respondido não, porque uma das melhores coisas que você pode fazer é dar o exemplo.
Portanto, se você deseja que seus funcionários se comuniquem, faça o mesmo. Se você espera que sua equipe compartilhe informações abertamente e forneça as respostas necessárias, faça o mesmo.
Leia também: 5 dicas para melhorar a gestão do tempo do vendedor.
3. Seja claro quanto aos objetivos e metas
Em média, metade das empresas não consegue comunicar de forma eficaz as estratégias de negócios aos funcionários.
E é claro, é muito difícil executar uma estratégia da qual você não tenha uma visão completa.
Por isso, para que seus funcionários trabalhem de maneira mais fácil e significativa, publique os objetivos da empresa e do time. Torne-os claros e visíveis para todos.
Um ótimo método que pode ajudá-lo é o OKRs – Objetivos e Principais Resultados!
4. Utilize um aplicativo
As pessoas estão acostumadas a consumir informações em qualquer lugar. E você deve se lembrar disso: nós estamos acostumados a ter respostas onde quer que estejamos.
O resultado?
Mais e mais funcionários e vendedores estão trabalhando em diferentes partes do mundo e, portanto, precisam da informação enquanto se movimentam.
E o que você pode fazer para ajudar a comunicação interna do seu time de vendas?
Forneça ferramentas para compartilhar informações relacionadas ao trabalho em todas as plataformas – smartphone, tablet e desktop, de forma fácil e segura.
Experimente a plataforma de comunicação corporativa da Dualpixel, um app que melhora e facilita a comunicação da empresa com o público interno e externo!
Baixe o app APPLAB Dualpixel e conheça as funcionalidades da plataforma.
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5. Utilize um Software CRM
Apenas 39% do expediente de trabalho é produtivo, mas com o planejamento adequado, você pode tornar as reuniões da sua equipe mais eficientes e a gestão do seu time de vendas muito mais fácil.
Existem maneiras melhores de se comunicar e colaborar. Uma opção é usar as ferramentas para gerir os seus prospects e gerar relatório de equipe, como um Software CRM.
Além disso, uma melhor colaboração através de tecnologias sociais poderia aumentar a produtividade da interação do seu time, pois fica ainda mais fácil dar feedbacks e melhorar os resultados como um todo.
6. Estabeleça processos regulares
A comunicação deve fazer parte da rotina diária ou semanal e não da explosão anual de informações.
Os vendedores e colaboradores em geral precisam e querem atualizações em tempo real. Portanto, faça da comunicação um processo semanal com regras definidas.
7. Comunique-se corretamente
A maioria das pessoas é treinada para escrever por si mesma, compartilhando informações de suas perspectivas e não para outras.
Mas o fato de você entender seus pensamentos não significa automaticamente que os outros terão o mesmo entendimento.
Busque comunicar-se de forma clara e objetiva, para que sua equipe de vendas receba as informações da forma correta.
8. Pesquise seus funcionários
Esteja ciente do que sua equipe sente e pensa, não se concentre apenas nas conquistas e nos planos.
Faça pesquisas regulares com seus funcionários para obter respostas aos problemas mais urgentes e entender os pontos de melhoria.
Ter insights sobre o que é discutido nos cafés da manhã na empresa e na mesa do almoço pode fornecer valiosos pontos de aprendizado. Esse tipo de informação é algo que pode prever histórias de sucesso ou falhas no processo.
O uso de app na comunicação agiliza a realização de pesquisas e enquetes, assegurando que a mensagem alcance a todos, e gerando relatórios detalhados sobre o engajamento e respostas. Esse é dos recursos da plataforma APPLAB Dualpixel.
9. Ouça mais do que fala
Todas as etapas anteriores são inúteis, se você não souber ouvir e receber as novas informações.
Com muita frequência, ouvir é mais importante do que falar, falar e falar.
Lembre-se: não é suficiente dar feedbacks e informar, é vital saber ouvir. Como sabemos, temos dois ouvidos e uma boca, então devemos ouvir mais do que falamos, não é mesmo?
Espero que tenha gostado do artigo de hoje! Acesse também as nossas dicas e melhore ainda mais a gestão e comunicação interna do seu time de vendas!
Ainda da tempo de se inscrever no webinar Comunicação para Empresas via App, que vai ocorrer dia 18 de dezembro, terça-feira, às 20h. E descubra como melhorar a comunicação com seus clientes, funcionários e fornecedores!
*Este artigo foi escrito pela equipe da Clientar CRM, uma plataforma completa e intuitiva para fazer a gestão das vendas do seu time. Quer ler mais sobre vendas? Conheça o nosso blog!
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