Recentemente tivemos grandes mudanças no ecossistema Adobe, com o lançamento do Creative Cloud, em 17 de junho, deixando pra trás um legado de seis edições do Creative Suite e mudando radicalmente o modelo de negócio da empresa para o sistema de assinatura de um pacote que inclui softwares e serviços. E quais são as novidades dos programas Creative Cloud, ou simplesmente CC – agora a nomenclatura oficial é InDesign CC; Photoshop CC; Illustrator CC – que irão convencer os usuários a realizarem essa migração sem volta.
Para saber mais sobre o funcionamento do Creative Cloud leia o artigo Os 5 mitos do Adobe Creative Cloud. E para te ajudar nessa tomada de decisão aqui vai as principais mudanças do InDesign CC
Suporte a 64-Bit
Um dos mais importantes recursos do InDesign CC não está visível em nenhum menu ou painel. O suporte a sistemas de 64-Bit abre ao InDesign a possibilidade de acesso a quantidades de RAM acima de 3 GB. Usuários de Mac e Windows com vasta quantidade de RAM não podiam usufruir dessa performance em seus trabalhos com InDesign.
Se você trabalha com documentos extensos e pesados num sistema de 64-Bit com mais de 4 GB RAM pode contar com uma maior performance e estabilidade dessa versão. Ótima notícia!
Interface
Por fim, o InDesign se uniu à família aderindo ao estilo “Black Interface” já presente no Photoshop, Illustrator, entre outros.
No painel de Preferencias é possível escolher entre as cinco variações de cor, desde Light (se aproxima ao visual do CS6) até Dark. O default é médium Dark. Ainda é possível adequar o Pastboard com o tema escolhido.
Suporte a Tela de Retina
Veja seus projetos em alta definição em plataformas como macs e ultrabooks com tela de retina. O suporte a telas de alta resolução inclui além do preview dos documentos, também toda interface do programa.
Formato ePUB
A cada versão o InDesign avança em sua jornada de exportar cada vez mais funções e objetos do layout para o formato ePUB. Com a ressalva, que precisa exportar mais e melhor.
A versão CC vem suprir algumas “falhas” trazidas no CS6 e que não existiam na versões anteriores CS5/CS5.5. Um ponto positivo é a possibilidade de exportar o ePUB sem gerar a folha de estilo, mantendo apenas as marcações dos estilos no HTML, e o mais importante sem gerar classes de overrides tão inconvenientes.
Outros pontos fortes dessa versão é a inclusão dos estilos de objetos nas opções de marcação de estilos para Tags do HTML, recurso até então disponível apenas para estilos de parágrafo e caracter. Outra novidade nos estilos de objetos são as marcações de rasterização e custom layout, que permitem a aplicação do comando float direto no layout. Tal recurso permite fazer texto ao contorno sem a necessidade de edições extras pós-exportação. Agora a produção do sumário (TOC) e Index são exportados nativamente para o formato ePUB.
Aguarde, pois nas próximas semanas vamos publicar um resumo especial sobre todas as novidades do InDesign CC para o formato ePUB.
Menu de fontes todo reformulado
A menina dos olhos desta versão certamente foi o menu de seleção de fontes. Um recurso trivial que recebeu uma atenção especial e melhorias muito bem vindas. Vamos a elas:
Busca
O sistema de busca de fonte foi totalmente reformulado tanto via Painel de Controle (barra superior horizontal, abaixo dos menus) ou pelo painel de caracter. Agora podemos buscar fontes pelo nome completo ou apenas pelo primeiro nome, como nas versões anteriores. Por exemplo: se você busca pela palavra serif, o InDesign CC irá listar todas as fontes que contenha a palavra serif; e assim com Bold, semibold, etc. Muito prático.
Aplicação
Até a versão CS6, para aplicar uma fonte você podia colocar o cursor no campo fonte e usar as setas do teclado para mudar o tipo de fonte. Agora você pode correr pela lista de fonte aberta usando as setas do teclado e aplicando a fonte escolhida bastando um Enter ou clique sobre o nome da fonte.
Favoritas
Este é o meu recurso favorito do painel fontes. Desculpem o trocadilho, mas favoritar suas fontes preferidas é um item recorrente nos Wish List. Pois bem, agora podemos facilmente favoritar e exibir nossas fontes prediletas.
Grupos
Outro item interessante e que ajuda na organização e o preview das famílias de fontes. Podemos exibir e ocultar os estilos de cada fonte.
QR Codes
Com InDesign CC temos a possiblidade de incluir QR Codes em layouts para mídia impressa e digital. Acesse a nova opção do menu Object > Genarate QR Code. É possível gerar um código a partir de um hyperlink; texto; mensagem; email e cartão de visita.
O objeto criado é uma arte em vetor podendo ser editado em seu preenchimento e contorno como qualquer outro objeto do InDesign.
Painel Novo Documento
O quadro de diálogo Novo Documento exibe uma nova opção no canto inferior esquerdo do painel – Preview . Habilite essa opção para visualizar o preview do documento que esta sendo configurado – margens; sangrias; número de colunas, formato, etc. Toda alteração no painel é exibida em tempo real no preview.
Adobe Exchange
Vale ressaltar a integração dos softwares do Creative Cloud com o marktplace de plug-ins e extensões Adobe Exchange. Acesse o painel pelo menu Window > Extensions > Adobe Exchange. Trata-se de uma comunidade aberta para compartilhamento e venda de complementos aos softwares Adobe.
Neste painel é possível encontrar complementos para otimizar e melhorar a realização das tarefas com os softwares Adobe. Apesar de cobrir a maior parte dos softwares do CC você apenas visualiza as extensões disponíveis para o programa que você está usando.
Gostou? Esse é o InDesign CC. O seu hub para publicações impressas e digitais.
Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel
Deixe um comentário