Analytics Service é um recurso incluso no pacote Professional ou Enterprise do Digital Publishing e permite otimizar o conteúdo editorial e publicitário através de relatórios de desempenho.
Antes dos tablets editoras precisavam realizar pesquisas de mercado, grupos de foco, pesquisas online, entre outras técnicas para conseguir informações sobre o comportamento e preferências de seus leitores. Todas com resultados, muitas vezes, pouco precisos e com prazos e custos proibitivos. Hoje as possibilidades aumentaram. Publicações, desde revistas a materiais de treinamento interno, já se beneficiam das funcionalidades de portabilidade e interatividade disponíveis nos tablets e podem através do Adobe Digital Publishing Suite atingir um novo horizonte em relacionamento com leitores/clientes utilizando informações importantes sobre como seu leitor interage com o conteúdo oferecido.
Através de relatórios detalhados sobre esse comportamento é possível ajustar ou criar campanhas, otimizar anúncios e obter métricas mensuraveis sobre o ROI (return of investiment). Editoras podem obter informações sobre a quantidade de acesso a seções específicas de uma publicação, por exemplo, bem como qual recurso interativo – video, slideshow, animação – foi mais acessado. Além de descobrir qual formato de anúncio teve melhor resposta por parte dos leitores. Enquanto os departamentos de marketing das empresas podem analisar como seus clientes e usuários interagem com o conteúdo digital de catálogos, materiais de treinamento, entre outros.
Principais recursos:
- Acesso ao número de instalações dos apps, edições baixadas/compradas
- Uso do conteúdo interativo
- Número de acessos a anúncios
- Número de acessos as seções da publicação
- Todo processo é autimatizado – sem marcação manual do conteúdo
- Registro offline – toda atividade é registrada, mesmo quando o usuário não está online; As informações são armazenadas no dispositivo e o upload é feito quando o usuário reconecta o tablet.
Relatórios de desempenho
Assim que o app é instalado pelo usuário o Analytics Service começa imediatamente a coletar informações e a monitorar o comportamento do usuário com este app. Existem 3 níveis de relatórios para cada app:
- Application Info – informa o número de vezes que o aplicativo foi instalado e acessado.
- Installs: mede o número de inicializações do app, após a instalação.
- Launches: mede o número total de vezes que o app foi acessado. Compare os dados de Installs com Launches para saber o “real” uso do app.
- Folios – informa sobre a atividade do usuário no nível do conteúdo.
- All Downloads: informa o número total de downloads, erros e cancelamentos para cada edição (folio), num determinado período de tempo.
- Individual Downloads: informa por dia, através de gráfico, o número total de downloads, erros e cancelamentos para cada edição (folio), num determinado período de tempo.
- All Purchases: informa o número total de compra, erros e cancelamentos para cada edição (folio), num determinado período de tempo.
- Individual Purchases: informa por dia, através de gráfico, o número total de compra, erros e cancelamentos para cada edição (folio), num determinado período de tempo.
- Articles – relatórios nesta categoria informa detalhes de acesso ao conteúdo da publicação.
Permite a identificação dos nomes das seções possibilitando a adoção de métricas de conversão para cada seção ou anúncio.
- Content: informa o número de vezes que cada seção foi visualizada, identifica o título da seção, num determinado período de tempo.
- Ad: informa o número de vezes que cada anúncio foi visualizado, identifica o título do anúncio, num determinado período de tempo.
- Videos: informa o número de vezes que cada video foi exibido, identifica o título do anúncio, num determinado período de tempo.
- All Overlays: informa o número de vezes que cada overlay (recurso de interatividade – audio, slideshow, hyperlinks, panoramas, etc) foi visualizado em todos os folios (edições) disponíveis no app, num determinado período de tempo.
- Individual Overlays:informa o número de vezes que cada overlay (recurso de interatividade – audio, slideshow, hyperlinks, panoramas, etc) foi visualizado num folio (edição), para um determinado período de tempo.
Agora editoras e empresas tem um forte aliado no desenvolvimento de campanhas e otimização do conteúdo através das informações e insights sobre as atividades e comportamento dos leitores/usuários em relação a diferentes partes da publicação.
Faça parte do Digital Publishing! Aprenda como criar conteúdos para tablets e como produzir e distribuir publicações para app stores – apple, android e amazon, através dos serviços da dualpixel.
Deixe um comentário