Portal para educação ganha versão em português

Portal para educação ganha versão em português

Os alunos brasileiros ganharão uma versão em português do Khan Academy, com videoaulas, exercícios de matemática para o ensino fundamental e relatórios de desempenho desenvolvido pelo professor Salman Khan em parceria com a Fundação Lemman. Por enquanto, pois ainda está em fase de testes, o novo portal só poderá ser acessado por um grupo de desenvolvedores convidados. Somente a partir do dia 20 de Janeiro a plataforma será aberta para todo e qualquer usuário. A meta inicial da Lemman e de um conjunto de ONGs parcerias é alcançar pelo menos 100 mil estudantes de escolas públicas. Com o uso da plataforma, as instituições envolvidas esperam contribuir para a melhoria do aprendizado de matemática no país. Hoje, apenas 36% dos estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental apresentam desempenho adequado na disciplina, segundo dados do portal Todos pela Educação.

O caminho escolhido para alcançar esse objetivo é o da personalização. Isso porque, além de contar com o auxílio dos milhares de exercícios online e das videoaulas que já vinham sendo traduzidas para o português pela Fundação Lemann, agora os educadores e os próprios estudantes que utilizarem o novo ambiente virtual poderão monitorar a evolução do seu aprendizado a partir da lógica das plataformas adaptativas. Ou seja, os conteúdos a serem trabalhados no portal se adaptam ao nível de aprendizado de cada aluno e todo o desempenho do estudante pode ser representado por medalhas e insígnias. Além disso, os alunos conseguem checar o seu próprio mapa de conhecimento que detalha visualmente o que ele já aprendeu do universo de assuntos que precisa dominar.

“Sabemos que a plataforma não é a solução para todos os problemas da educação, mas essa possibilidade de personalizar o aprendizado é um dos caminhos para a educação no futuro. Acreditamos que um dos principais diferenciais oferecido pela plataforma é o relatório de acompanhamento. Com ele, o professor consegue ter acesso em tempo real ao desempenho de cada um dos seus alunos de forma detalhada”, afirma Denis Mizne, Diretor Geral da Fundação Lemann.

A riqueza de detalhes do relatório é tão grande que o professor consegue monitorar quantos segundos o aluno precisou para responder determinada questão, ou ainda, se ele precisou acionar a opção de dicas que existem para os problemas que surgem durante o trajeto sugerido para cada aluno pela plataforma. “Dá para ver o perfil completo de acesso, erros e acertos do estudante. Isso permite que o professor ajude na mesma hora que o problema surge. Além do mais, oferece mais autonomia para o aluno, já que ele tem a liberdade de seguir adiante, sempre acompanhando seu desempenho contabilizado em pontos”, explica Daniela Caldeirinha, coordenadora de projetos da instituição.

O acompanhamento será possível já a partir do primeiro acesso quando o aluno fará um teste de diagnóstico de conhecimento. Após responder cerca de dez perguntas, a plataforma identifica as habilidades que o estudante já domina dentro do campo da matemática e informa o nível de proficiência na disciplina. Ao todo, foram catalogadas cerca de 500 habilidades relativas a conteúdos da disciplina. Assim, o aluno só consegue avançar nas questões propostas pela ferramenta se conseguir dominar aqueles assuntos mais básicos e fundamentais para a resolução das demais questões.

A lógica do pré-teste e de todas essas possibilidades de personalização seguem o mesmo padrão adotado pela plataforma mãe norteamericana. O novo portal em português difere apenas da versão em inglês pela limitação dessas possibilidades ao conteúdo de matemática. Segundo Khan, o desafio ainda é incentivar os professores a se beneficiarem com as vantagens do ensino híbrido. “Existem professores que adotam a plataforma imediatamente. Mas, por enquanto, ainda é uma minoria. Os professores que não encontram tempo nem sequer para testá-la precisam entrar em contato com aqueles que já utilizam. O nosso grande objetivo não é substituir a aula presencial, mas sim, torná-la mais produtiva”, diz Khan.

Mesmo com o lançamento da nova plataforma em português, o atual site com os mais de 1.000 vídeos traduzidos pela Lemann continua ativo. Além disso, o projeto Khan nas Escolas, que leva formação aos educadores e distribui computadores portáteis aos alunos, também continua. Assim, a rede de ensino municipal e estadual que tiver interesse em participar dessa formação para melhor usufruir, tanto do atual site quanto da nova plataforma, deve entrar em contato direto com a Fundação Lemann.

Fonte: Portal Porvir

 

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