Os alunos brasileiros ganharão uma versão em português do Khan Academy, com videoaulas, exercícios de matemática para o ensino fundamental e relatórios de desempenho desenvolvido pelo professor Salman Khan em parceria com a Fundação Lemman. Por enquanto, pois ainda está em fase de testes, o novo portal só poderá ser acessado por um grupo de desenvolvedores convidados. Somente a partir do dia 20 de Janeiro a plataforma será aberta para todo e qualquer usuário. A meta inicial da Lemman e de um conjunto de ONGs parcerias é alcançar pelo menos 100 mil estudantes de escolas públicas. Com o uso da plataforma, as instituições envolvidas esperam contribuir para a melhoria do aprendizado de matemática no país. Hoje, apenas 36% dos estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental apresentam desempenho adequado na disciplina, segundo dados do portal Todos pela Educação.
O caminho escolhido para alcançar esse objetivo é o da personalização. Isso porque, além de contar com o auxílio dos milhares de exercícios online e das videoaulas que já vinham sendo traduzidas para o português pela Fundação Lemann, agora os educadores e os próprios estudantes que utilizarem o novo ambiente virtual poderão monitorar a evolução do seu aprendizado a partir da lógica das plataformas adaptativas. Ou seja, os conteúdos a serem trabalhados no portal se adaptam ao nível de aprendizado de cada aluno e todo o desempenho do estudante pode ser representado por medalhas e insígnias. Além disso, os alunos conseguem checar o seu próprio mapa de conhecimento que detalha visualmente o que ele já aprendeu do universo de assuntos que precisa dominar.
“Sabemos que a plataforma não é a solução para todos os problemas da educação, mas essa possibilidade de personalizar o aprendizado é um dos caminhos para a educação no futuro. Acreditamos que um dos principais diferenciais oferecido pela plataforma é o relatório de acompanhamento. Com ele, o professor consegue ter acesso em tempo real ao desempenho de cada um dos seus alunos de forma detalhada”, afirma Denis Mizne, Diretor Geral da Fundação Lemann.
A riqueza de detalhes do relatório é tão grande que o professor consegue monitorar quantos segundos o aluno precisou para responder determinada questão, ou ainda, se ele precisou acionar a opção de dicas que existem para os problemas que surgem durante o trajeto sugerido para cada aluno pela plataforma. “Dá para ver o perfil completo de acesso, erros e acertos do estudante. Isso permite que o professor ajude na mesma hora que o problema surge. Além do mais, oferece mais autonomia para o aluno, já que ele tem a liberdade de seguir adiante, sempre acompanhando seu desempenho contabilizado em pontos”, explica Daniela Caldeirinha, coordenadora de projetos da instituição.
O acompanhamento será possível já a partir do primeiro acesso quando o aluno fará um teste de diagnóstico de conhecimento. Após responder cerca de dez perguntas, a plataforma identifica as habilidades que o estudante já domina dentro do campo da matemática e informa o nível de proficiência na disciplina. Ao todo, foram catalogadas cerca de 500 habilidades relativas a conteúdos da disciplina. Assim, o aluno só consegue avançar nas questões propostas pela ferramenta se conseguir dominar aqueles assuntos mais básicos e fundamentais para a resolução das demais questões.
A lógica do pré-teste e de todas essas possibilidades de personalização seguem o mesmo padrão adotado pela plataforma mãe norteamericana. O novo portal em português difere apenas da versão em inglês pela limitação dessas possibilidades ao conteúdo de matemática. Segundo Khan, o desafio ainda é incentivar os professores a se beneficiarem com as vantagens do ensino híbrido. “Existem professores que adotam a plataforma imediatamente. Mas, por enquanto, ainda é uma minoria. Os professores que não encontram tempo nem sequer para testá-la precisam entrar em contato com aqueles que já utilizam. O nosso grande objetivo não é substituir a aula presencial, mas sim, torná-la mais produtiva”, diz Khan.
Mesmo com o lançamento da nova plataforma em português, o atual site com os mais de 1.000 vídeos traduzidos pela Lemann continua ativo. Além disso, o projeto Khan nas Escolas, que leva formação aos educadores e distribui computadores portáteis aos alunos, também continua. Assim, a rede de ensino municipal e estadual que tiver interesse em participar dessa formação para melhor usufruir, tanto do atual site quanto da nova plataforma, deve entrar em contato direto com a Fundação Lemann.
Fonte: Portal Porvir
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