E já começam a surgir as novidades sobre o lançamento do Adobe Publish. Ops…A primeira novidade está no próprio nome. A sigla DPS foi mantida mudando apenas de Suite para Solution, sendo assim a nova plataforma chama-se Adobe Digital Publishing Solution. Conforme explicado neste post, a sigla foi mantida, primeiro pelo forte reconhecimento que o termo Adobe DPS já possui no mercado, e segundo para reforçar a ideia que a nova plataforma é uma transição entre o DPS (Suite) para o DPS (Solution). E que os clientes atuais terão acesso garantido aos novos recursos, em especial, empresas com a assinatura do Creative Cloud for Enterprise, pois o DPS agora faz parte do pacote de serviços!
Há alguns meses apresentei as principais características e recursos da nova plataforma neste artigo. Na verdade, acredito que a nova proposta do Adobe DPS vem eliminar uma dúvida comum nas empresas/profissionais.
Devo fazer um app ou webapp? O app agora tem perfil de uso misto, com conteúdo online e off-line. Ambos de forma descentralizada baseado em artigos (Contents). Conceito que já está sendo trabalhado pela Apple, no novo serviço lançado junto com iOS9, News Publisher.
O Road Map apresentado é bem promissor e instigante. Destaco o potencial do Adobe Muse, para produção de conteúdo responsivo e interativo. O novo visual do Folio Producer (figura) exibe a nova estrutura de configuração das edições – Content (artigos); Collections (edições); Card Layouts (templates da banca do app), etc…
Quem estiver curioso, ansioso para experimentar o novo visual e testar alguns recursos pode ser cadastrar no beta público que será disponibilizado em poucos dias. [já estou com acesso ao pre-release, e material é o que não falta. Muitos temas para as próximas reuniões do DPSbr User Group – quem não faz parte ainda basta acessar aqui e enviar o pedido].
Até o próximo post…
Deixe um comentário