O conceito de melhoria contínua está a todo vapor na equipe de desenvolvedores do InDesign. A versão CC 2015.3 liberada em março possui correções e novos recursos. Vamos a eles!
Publish Online
A menina dos olhos, entre os recursos do InDesign, está a cada release ganhando novas opções. Desta vez a principal mudança foi no visual do painel, mais moderno e elegante. Nele podemos encontrar uma nova opção que oculta as funções para compartilhar e embutir o código em outra página (em destaque na imagem). Mais proteção para as publicações distribuídas pelo Publish Online.
Houve mudanças nos bastidores com maior compatibilidade a redes que utilizam firewall e proxy no acesso à internet.
Futuros recursos que eu gostaria de ver no Publish Online são:
> Busca de texto.
> Integração com painel Book.
> Disponibilizar um PDF separado para ser baixado, sem recursos de animação, por exemplo.
Conheça a evolução do Publish Online nestes artigos, aqui e aqui.
Exemplos de publicações distribuídas pelo Publish Online.
Clique nas legendas para visualizar
Violações de Estilo Identificadas
Na categoria novidades conheçam a função disponível no painel de estilos de parágrafo e caractere, com um simples clique visualize onde as violações de estilo se encontram (em destaque na imagem). Esse recurso já era realizado com a ajuda de plug-ins e scripts, mas agora está disponível diretamente no painel.
O processo pode ficar ainda mais prático com o uso de atalhos. Configure um atalho para esse comendo pelo Menu Edit > Keyboard Shortcuts. No painel escolha em Product Area > Panel Menus, desça o scroll até encontrar o item Paragraph Styles: Toggle Style Override Highlighter. Eu escolhi o atalho Opt/Alt + H, no modo Text.
Desta forma o atalho só funciona quando estou com a ferramenta de texto. Verifique a configuração na imagem abaixo. Será necessário criar um novo Set/Padrão de atalhos.
Acessibilidade com PDF
Muito bem-vinda as opções de Título e Idioma no quadro de exportação para PDF (Impressão). Essas opções melhoram a distribuição de arquivos PDF, facilitando o uso de ferramentas automáticas para leitura dos documentos, bem como a melhor identificação do arquivo com uso de um título personalizado, no lugar do nome do arquivo.
Em destaque, o sinal de alerta avisa que o documento não possui um título. Para resolver acesse oMenu File > File Info e aplique um título ao arquivo.
Correções
A nova tela de abertura Start Screen, adicionada na versão CC2015.2, causava travamento do InDesign, em especial, na plataforma Windows. Agora funciona perfeitamente! Se prefere desabilitar esse recurso, acesse o menu Edit > Preferences > General (em destaque na imagem abaixo).
Forte abraço e até o próximo artigo!
Deixe um comentário