Adobe DPS versão 27: atualização obrigatória

Adobe DPS versão 27: atualização obrigatória

A versão 27 do Digital Publishing Suite é a prévia para importantes mudanças referentes ao IOS7. A polêmica atualização da Apple exigirá fortes ajustes para a plataforma DPS, contudo o suporte pleno irá acontecer no próximo release, em meados de setembro, com a versão 28.
A Adobe já anunciou que Apps e Folios produzidos com versões anteriores ao release 24 apresentam conflitos rodando em IOS7 (beta), por isso é recomendável atualizar seus Apps para a versão 27 antes da liberação do IOS7 e assim evitar maiores incompatibilidades.

Em relação aos novos recursos da versão 27 vale destacar algumas funcionalidades importantes que expandem o alcance das publicações digitais em formato Folio. São elas:

Device GPS Integration

Interessante recurso que permite associar a localização do usuário com a exibição de artigos; edições e banners na biblioteca do App. Esse recurso tem suporte para as plataformas Professional e Enterprise do DPS e permite apresentar conteúdo apropriado a localização do usuário.

Exemplos de geolocalização aplicados dentro do Folio pelo comando Web Content do Folio Overlay

Baixe o app da dualpixel e acesse o Folio com um exemplo sobre esse novo recurso. Se você estiver no Rio de Janeiro ou em São Paulo receberá uma mensagem exclusiva em suas respectivas páginas. Outras regiões irão visualizar uma mensagem padrão.

 

Determinar o conteúdo conforme o tipo de visualizador

A plataforma DPS, desde a versão 25, permite a distribuição por dois canais: app viewer e webviewer, conforme descrito neste artigo.
App viewer é o canal tradicional através da produção do App que irá armazenar o conteúdo produzido em formato Folio; Já o webviewer é uma extensão no qual posso ter o mesmo arquivo Folio distribuído pelos navegadores em desktops. Veja neste link um exemplo de webviewer.

A plataforma para desktop ganha a cada versão mais recursos, entre eles está a possibilidade de exibir conteúdo distinto entre a visualização no App e no browser. Tudo isso a partir do mesmo arquivo do InDesign. Produza uma vez, publique várias!
A seguir imagens com a visualização da mesma página no aplicativo e no browser.

app
Conteúdo específico para o app via recurso do Folio Overlay – web content

webviewer
Na visualização em desktop o mesmo Folio exibe uma informação diferente

 

Social Sharing

Aliada a plataforma Webviewer estão os recursos de Social Sharing, como Facebook; Twitter, entre outros. Através desse compartilhamento, também, temos acesso ao Folio via desktop.
Tanto na distribuição pelo webviewer/Social Sharing como pelo recurso Free Article Preview é possível controlar a quantidade de seções disponibilizadas para visualização. Recurso muito útil, em especial, para publicações pagas.
Através do painel de controle do Folio Producer pode-se atribuir um número máximo de seções no campo Paywall e nesta versão ficou unificado o tratamento das seções tanto via webviewer/Social Sharing, como pelo recurso Free Article Preview.

Há três tipos de classificação das seções:

  • Free – estas seções não são contabilizadas pelo Paywall.
  • Metered – são contabilizadas pelo Paywall e disponíveis para leitura até o número limite definido.
  • Protected – São visualizadas apenas por usuários habilitados. Útil para publicações pagas.

 

Pinterest

Uma nova rede social foi inclusa. O compartilhamento de seções para o Pinterest tem suporte apenas para IOS, nas contas Professional e Enterprise.

pintrest

 

Copy Folios

Prático recurso que permite a publicação de Folios compartilhados. Caso você receba um Folio compartilhado e deseja publicá-lo em sua conta, basta fazer uma cópia do mesmo e pronto! O botão Publish estará habilitado agora. Contudo para editar o Folio você precisa ter acesso aos arquivos de InDesign, caso o Folio original esteja em outro computador.

copy-folios

 

Compatibilidade

Como vocês devem saber o próximo release do IOS vai cortar vários devices, entre eles, o iPad de primeira geração. Pois é, em menos de três anos seu device está fora dos planos da Apple.

Isso impacta diretamente a produção de apps com o Adobe DPS. A partir da versão 28 (que será lançada em meados deste mês) o suporte ao IOS5 também acaba. Com isso usuários de iPad 1 não conseguirão instalar apps produzidos na versão 28 ou mais recente. Na próxima semana vou publicar um guia sobre como lidar com aplicativos em iPads de primeira geração rodando IOS5.

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta