Após muitos rumores pela internet, finalmente a Apple confirmou o lançamento do iPad Pro, durante o keynote realizado em 9 de setembro. Com uma tela de 12,9 polegadas, distribuindo 5,6 milhões de pixels, numa resolução de 2732 x 2048 pixels (em posição vertical, a largura do iPad Pro representa a altura de um iPad Air, exatos 2048px). O novo modelo não oferece apenas maior espaço em tela, mas inclui um novo processador (A9X), maior espaço de memória RAM (4GB) e armazenamento (32GB e 128GB).
A comparação do iPad Pro com um Macbook Air, por exemplo, é inevitável, contudo atente para a principal diferença entre eles – o sistema operacional (iOS e OS, respectivamente). Neste ponto o iPad Pro leva vantagem pela diversidade e potencialidade dos apps. Leia mais sobre esse tópico em “Aonde está a web? – parte 1. Além dos desktops”.
O evento apresentou outros lançamentos como a nova Apple TV, com o visual mais moderno e integrado a Siri e apps produzidos especialmente para TVs. Para impulsionar esse novo mercado de apps para TVs, a Apple vai disponibilizar um ambiente de desenvolvimento dedicado, o TV OS. Os novos iPhones 6s, também, foram destaque, em especial o recurso 3D Touch, que reconhece a força aplicada no toque na tela, e permite a exibição de controles contextuais, entre outros recursos. Confira aqui toda keynote da Apple.
iPad Pro
Com o iPad Pro podemos experimentar uma nova forma de uso para os tablets. A integração da capacidade de hardware de um notebook, aliada a flexibilidade do sistema operacional do mobile, coloca o iPad Pro numa nova categoria de tablet. Os novos acessórios reforçam essa integração – Smart Keyboard (teclado externo com uma capa integrada será conectado em modo paisagem) e o Apple Pencil, para desenho e escrita a mão. Confira as primeiras impressões de uso (PC Magazine), de quem pode utilizar o dispositivo durante o evento da Apple.
Surface Pro 3
É importante citar que a Apple não é pioneira neste segmento entre tablet e notebook. A Microsoft, com o tablet Surface, já está neste mercado oferendo um dispositivo muito semelhante ao iPad Pro, sendo até superior em alguns pontos no hardware. O Surface Pro 3 usa o mesmo processador de um desktop/notebook, equipado com: Core i3, Core i5 ou Core i7. Há vários modelos com armazenamento de 64GB até 512GB, rodando o mesmo Windows do notebook. Confira algumas características do Surface Pro 3 (PC Magazine).
Atualmente, o principal atrativo de um dispositivo mobile, além do hardware, está na variedade e qualidade dos apps disponíveis. E neste item a Microsoft precisa avançar bem para começar a concorrer com a Apple.
Adobe e iPad Pro
Durante o keynote a Adobe demonstrou os recursos de alguns mobile apps – Adobe Comp CC, Adobe Photoshop Sketch e o novo Photoshop Fix. Esse último poderá ser utilizado principalmente para corrigir imperfeições em fotos. O app possui diversos recursos para ajudarem os usuários, por exemplo, como o detector de faces.
A principal mudança desse release está na maior integração entre os mobile e desktop apps. Sendo possível começar um layout no Adobe Comp, retocar uma imagem no Photoshop Fix, e retornar ao Adobe Comp para concluir o layout no InDesign CC ou Photoshop CC. Os novos apps já são compatíveis com o Apple Pencil, ou seja, os designers poderão aproveitar muito mais que apenas o touch. A Apple Pencil reconhece atributos de pressão e ângulo, e pode ser utilizada para diversos fins, em especial, grafismos e layouts. Confira o vídeo de apresentação da Apple Pencil.
iOS 9
Disponível a partir de 16 de setembro, a nova versão do iOS traz algumas novidades interessantes, em especial, para os usuários de iPad. Para começar destaco o QuickType, um novo recurso do teclado, que inclui atalhos e formas mais ágeis para selecionar, mover, copiar e colar texto e objetos em documentos. Um recurso que combina a facilidade do touch com a precisão do mouse.
Com a chegada do iOS 9, a função de Multitarefa torna-se real. Esse novo recurso batizado de Split View pela Apple, permite que dois apps rodem lado-a-lado, ao mesmo temo. Mas atenção: a função multitarefa irá funcionar em vários modelos, a partir do iPad 2. Já a função Split View é compatível apenas com os modelos iPad Air 2 e iPad Pro. Outra novidade é o recurso Picture in Picture, que permite o uso de um app, enquanto você usa o FaceTime ou assiste um vídeo.
Newsstand x Apple News
O Newsstand surgiu com o iOS 6 sendo um recurso dedicado a editoras de periódicos, com os recursos de download automático e atualização da capa das edições. Contudo, a obrigação de produzir (e manter) um app para distribuição do conteúdo afastou algumas editoras, como a Financial Times, que desenvolveu um webapp para distribuição do conteúdo.
Com iOS 9 o app Newsstand será descontinuado – um grupo com o nome newsstand será criado reunindo todos os apps, e as funções de venda e assinatura não serão alteradas. Com o app News, a Apple, elimina a necessidade de se produzir um app, além de permitir a publicação de conteúdo HTML diretamente do site/blog ou através do formato próprio Apple News Format. Saiba mais sobre o Apple News.
Compatibilidade
Todos os dispositivos que suportam o iOS 8 terão update para o iOS 9, com novos recursos. A Apple também informou que vai desenvolver o novo sistema de forma que ele não fique pesado. Agora, basta 1.3 GB livre no dispositivo para migrar para o iOS 9. No iOS anterior era preciso 4.6 GB.
- iPhone 4s
- iPhone 5
- iPhone 5c
- iPhone 5s
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus on
- iPad 2
- iPad 3rd generation
- iPad 4th generation
- iPad Air
- iPad Air 2
- iPad mini
- iPad mini 2
- iPad mini 3
- iPod Touch 5th generation
Fonte: PC Magazine e Apple
Deixe um comentário