Todo usuário de InDesign já deve ter ouvido a seguinte frase: “para aplicar as alterações feitas no painel de Preferências aos novos documentos, a alteração deve ser realizada sem nenhum documento aberto, caso contrário as alterações serão válidas apenas no documento aberto”.
Esse conceito é praticamente um mantra. Bem, na verdade o painel de Preferências não funcionam totalmente assim. A regra acima é válida apenas para alguns comandos, basicamente a metade superior do painel – General, Interface, Type, Advanced Type, Composition, Units & Increments, Grids, and Guides & Pasteboard. Assim podemos entender que há Preferências do Documento e Preferências do Software.
Os dez campos seguintes do painel são Preferências do Software. Elas alteram o funcionamento do programa como um todo, incluindo o documento aberto, os novos (futuros) documentos, bem como os documentos já existentes. Fazem parte desta lista – Dictionary, Spelling, Autocorrect, Notes, Story Editor Display, Display Performance, Appearance of Black, File Handling, and Clipboard Handling.
Agora que você sabe a verdade sobre o Painel de Preferências e que não precisa fechar o documento caso queira mudar, por exemplo, o idioma ou padrão de exibição do documento vamos detalhar alguns tópicos dessa importante parte do InDesign.
1. Page Numbering
Quando utilizar o comando de Seções do InDesign mude para Absolute Numbering, assim a numeração do documento fica linear – sem as letras e marcações das seções – o que facilita, por exemplo executar a impressão de um range de páginas.
2. When Scaling
Recomendo a configuração padrão. A opção Adjust Scaling Percentage exibe o valor em porcentagem das caixas de texto e objetos redimensionados na página, além de manter as duas informações do corpo de texto no painel de controle – 9pt (13pt), por exemplo. O tamanho anterior é o tamanho atual, entre parênteses. Digamos, um pouco confuso. Para resolver esse conflito de informações, acesse o menu contextual do painel de controle, e escolha Clear Transformation (limpar o redimensionamento) ou Redefine Scaling as 1000% (assume o novo tamanho como 100%).
3. Live Screen Drawing
A opção padrão é Delayed, assim o InDesign não exibe alguns comandos de arrasto e distribuição dos objetos em tempo real. Sugiro a opção Immediate.
4. Apply Leading to Entire Paragraphs
Com essa opção marcada evita-se um conflito comum da última linha do parágrafo que, muitas vezes, não recebe o novo valor da entrelinha. Um simples comando que facilita a alteração da entrelinha no parágrafo inteiro.
5. Drag and Drop Text Editing
Excelente recurso para mover, copiar e duplicar textos entre parágrafos e caixas de texto. Com a ferramenta de Texto selecione parte do parágrafo e simplesmente mova para outra posição. Acrescente a tecla Alt [options] para fazer uma cópia e Ctrl [command] para criar uma nova caixa de texto.
6. Highlight
Centro de marcações do InDesign. Experimente habilitar todas as opções e veja seu documento virar um arco-íris. Cada item marca as violações de uma propriedade do documento – órfãs e viúvas; justificação; tracking; fontes e glyphs (caracteres especiais). Apenas o item Substituted Fonts vem habilitado por padrão e exibe a famosa marcação em rosa nas fontes ausentes. Recomendo ao final da diagramação, como ajuste fino, habilitar a opção H&J Violations para acertos em quebras de linha, hifenizações e espaçamentos nos blocos de texto.
7. Ruler Units
Conforme sua finalidade de publicação – digital (px) ou impressa (mm) – escolha a unidade de medida mais adequada. A opção Origin determina a área de referência da régua – spread (página dupla); page (página simples); spine (espelhada).
8. Keyboard Increments
Ajuste os comandos de atalho. Determine o valor de alteração do corpo do texto (size); entrelinha (leading) e espaçamento entre letras e palavras (kerning/tracking). Atalhos: Size = Ctrl/Shift [Command/Shift]-> / Ctrl/Shift [Command/Shift]-< Leading = Alt [Option]-seta para cima/seta para baixo Kerning/Tracking = Alt [Option]-seta para esquerda/seta para direita.
9. Baseline Grid
Importante aliado na diagramação, em especial de periódicos. Configure nesse campo o comportamento da Linha de Base para Cor (color); Posição inicial no documento (start); Relativo a página ou a margem; Valor de incremento – igual a entrelinha da massa de texto (incremente every) e limite de visualização – aqui visível apenas acima de 75% (view threshould).
10. Pasteboard Options
Precisa de mais espaço entre as páginas? Aqui está a solução. Ideal para produção de publicações digitais, que utilizam recursos como scrollable frame.
11. User Dictionary
Habilite a opção Merge User Dictionary Document para aumentar o conjunto de palavras do dicionário padrão do inDesign.
12. Dynamic Spelling
Manter essa opção habilitada assegura a revisão do documento em tempo real, com base no dicionário escolhido. Similar a outros editores de texto, palavras fora do dicionário ficam sublinhadas em vermelho. É possível corrigir o termo a partir das sugestões exibidas ou adicioná-lo ao dicionário do programa.
13. Track Changes
Esse comando configure o painel de mesmo nome localizado em Window > Editorial > Track Changes. Quando a função de monitoramento das alterações está ativado no documento e neste painel das Preferências que podemos controlar a aparência dos textos adicionados, movidos e deletados. Recurso trazido do InCopy que facilita a revisão dos textos. As alterações são exibidas apenas no modo Story Editor – Ctrl-Y / [command-Y]
14. Greek Type Below
Quando você visualiza o document em tamanho reduzido os textos viram uma barra cinza? Isso te incomoda? Basta zerar o comando Greek Type Below e veja o desenho das letras em qualquer nível de zoom!
15. Always Save Preview Images with Documents
Configure a opção Pages para All Pages, defina um tamanho de preview e tenha a visualização dos seus documentos diretamente pelo Bridge sem precisar abrir o inDesign. Muito prático!
16. Creative Links When Placing Text and Spredsheet Files
Habilite essa função para criar vinculo em documentos do Word e Excell importados no inDesign. Para manter a aparência do layout após a alteração do arquivo vinculado, mantenha o mesmo nome dos estilos em ambos os documentos – Word e inDesign.
Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel