Os youtubers são a nova aposta do mercado editorial brasileiro. Muitos jovens internautas interagem, todos os dias, com essa nova geração de “formadores de opinião”, que costumam responder rapidamente seu público de leitores e fãs. Estes youtubers possuem milhares/milhões de inscritos em seus canais e, por causa da grande influência, têm sido alvo de diversas editoras.
Conheça alguns dos youtubers que mais vendem livros para jovens:
A curitibana Kéfera Buchmann, de 22 anos, criou em 2010 o canal 5incominutos e já possui 6,1 milhões de inscritos. Em agosto deste ano, ela publicou o livro “Muito mais que 5inco minutos”, que, de acordo com o PublishNews, que monitora as principais redes de livrarias do Brasil, é o 4º livro de não ficção mais vendido do ano e aparece em sétimo lugar no ranking geral, com 119.193 exemplares vendidos.
Com 3,5 milhões de inscritos em seu canal euficoloko, Christian Figueiredo de Caldas, de 20 anos, já lançou dois livros: “Eu fico loko – As desaventuras de um adolescente nada convencional” e “Eu fico loko 2”. O primeiro vendeu mais de 100 mil exemplares e o segundo, 70 mil exemplares.
Com apenas 21 anos de idade, a mineira Bruna Vieira é a responsável pelo canaldepoisdosquinze. Ela já publicou seis livros pela editora Gutenberg, do Grupo Autêntica. São eles: “Depois dos quinze – Quando tudo começou a mudar”, “De volta aos quinze”, “A menina que colecionava borboletas”, “De volta aos sonhos”, “Um ano inesquecível” e “Quando tudo começou – Bruna Vieira em quadrinhos”.
O paulista Rafael Moreira, de 18 anos, criou em 2013 o CanalMeApaixonei, com 490 mil inscritos. No ano passado, o youtuber lançou o livro “Diário de um adolescente apaixonado”, pela editora Novas Páginas (grupo Novo Conceito). Ele já vendeu mais de 10 mil exemplares.
Com mais de 4,5 milhões de inscritos em seu canal, o carioca Felipe Neto, de 27 anos, lançou em 2013 o livro “Não faz sentido – Por trás da câmera”, pela editora Casa da Palavra. O livro ficou em 8º lugar dentre os mais vendidos de não ficção.
Em 2011, Danielle Noce, de 30 anos, criou o canal nocedanielle, que já conta com 666 mil inscritos. No ano de 2014, ela lançou o livro “Por uma vida mais doce”, pela editora Melhoramentos. Foram 40 mil exemplares vendidos.
O paulistano Frederico Elboni, de 24 anos, é o responsável pelo canal entendaoshomens, criado em 2010, com 113 mil inscritos. Ele já publicou dois livros: “Um sorriso ou dois”, em 2014; e “Meu universo particular”, em 2015.
Em 2010, a mineira Taty Ferreira, de 28 anos, criou o AcidGirlTestosterona, com 852 mil inscritos. Em abril deste ano, ela publicou o livro “Manual da mulher bem resolvida”, que já conta com mais de 10 mil exemplares vendidos.