No mês passado, o Facebook anunciou que tornou trilhões de publicações pesquisáveis. De acordo com a empresa, diariamente, os usuários ativos da rede social online realizam mais de 1 bilhão de pesquisas.
Os resultados das buscas estão mais organizados. Primeiro, aparecem as publicações de páginas. Depois, os conteúdos gerados por amigos sobre a palavra-chave pesquisada, publicações de destaque e, por fim, os posts marcados como públicos pelos usuários.
O vice-presidente de Pesquisa no Facebook, Tom Stocky, informou que, por enquanto, não haverá exibição de anúncios na ferramenta de busca, que é uma das formas de monetização do Google.
Privacidade
Quanto às questões de privacidade, as configurações continuam valendo. Ou seja, se você marcar um post como visível apenas para “amigos”, por exemplo, durante a pesquisa, a publicação só aparecerá para as pessoas marcadas.
Já os conteúdos que foram publicados de modo aberto, como “públicos”, podem ser acessados por qualquer pessoa no Facebook.
No Brasil
O recurso ainda não está disponível no Facebook em português. Então, para utilizá-lo no Brasil, é necessário mudar o idioma do perfil. Para alterar, basta acessar o menu “Configurações” e clicar na opção “idioma”.
O mecanismo de busca está disponível em computadores e nos aplicativos para Android e iOS.