InDesign CC 2021 e o Copy Editor (Beta)

Nesta edição do InDesign CC 2021 o foco da Adobe foi, sem dúvida, melhorias nos recursos do Cloud, Library e inclusão de Machine Learning para automação.

A cada ano, a presença da plataforma Sensei aumenta entre as soluções do Creative Cloud. Na edição passada foi incluso o recurso Edit > Find Similar Images, no qual a partir de uma imagem selecionada, o InDesign faz uma pesquisa por imagens semelhantes via CC Libraries, buscando imagens no Adobe Stock

Share for Review InDesign CC 2021

Share for review – melhorias e o que faltou…

Similar ao recurso Import PDF comments, mas sendo todo gerenciado online, a opção share for review surgiu na versão passada, com apenas duas possibilidades de comentários: Pin e Shape.

Permitindo indicar um ponto do layout e desenhar uma forma geométrica complementando com comentário, os quais (marcação, desenho e comentário) são exibidos no InDesign pelo painel Window > Comments > Review. Através do painel é possível marcar os comentários como Resolvido, apagar ou ainda responder ao comentário do revisor.

Para o InDesign CC 2021 a Adobe incluir mais três ferramentas – destaque (highlight), tachado (strikethrought) e troca (replace) de texto. Ao aplicar cada marcação dessas no documento um campo de comentário é adicionado a marcação.

A parte interessante é visualizar essas marcações direto no layout do InDesign, o que facilita a identificação, além de serem listadas no painel de revisão junto as duas anteriores – Pin e Shape.

Agora vem um detalhe importante, as marcações realizadas com as ferramentas de texto – troca e tachado – não aplicam os comentários de forma automática do documento.

Agora vem um detalhe importante, as marcações realizadas com as ferramentas de texto – troca e tachado – não aplicam os comentários de forma automática do documento. Ação já realizada pelo fluxo com importação de comentário do Acrobat, no qual essas mesmas ferramentas alteram o conteúdo do texto no InDesign com o comentário aplicado no PDF. Confira no artigo Novidades do InDesign CC 2019.

O recurso de Share for Review ainda está no roadmap de melhorias e espera-se que essa possibilidade seja implementada nos próximos meses. Por enquanto, será preciso fazer a alteração manualmente e marcar o comentário como resolvido.

Compartilhando CC Library no InDesign CC 2021

Compartilhar uma biblioteca ficou ainda mais fácil com a atualização do InDesign e do Creative Cloud desktop app. Com apenas um clique a partir do painel CC Libraries você inicia a configuração do compartilhamento via desktop app do Adobe CC.

Aproveite para pesquisar por bibliotecas públicas no marketplace e checar as bibliotecas compartilhadas contigo.

Subject Aware Text Wrap InDesign CC 2021

Text wrap com Subject-Aware no InDesign CC 2021

Este recurso que demonstra o poder do machine learning ao detectar partes de uma imagem. Já presente há várias versões do Photoshop para seleção de áreas em primeiro plano nas imagens.

No InDesign CC 2021, o recurso chega para facilitar a aplicação do texto em contorno em diferentes tipos de imagens, mesmo sem canal alpha ou path aplicado. Antes a função mais próxima era o Detect Edges do painel Text Wrap, contudo só funciona com imagens em fundo branco.

Busca por cores no InDesign CC 2021

A forma mais prática para aplicar esse novo recurso é clicando com botão direito sobre qualquer cor do painel Amostra e escolher Encontrar esta cor…

O painel Find/Change será exibido com a nova aba Color. É possível restringir a busca pelo tom da cor 0% – 100%. Por exemplo, configurando a busca para 20% – 60% será localizado apenas os tons nesse range.

Um ponto a ressaltar é o fato que as alterações realizadas nas cores pelo Find/Change não irão atualizar os estilos de texto ou objeto.

Um ponto a ressaltar é o fato que as alterações realizadas nas cores pelo Find/Change não irão atualizar os estilos de texto ou objeto. Assim violações serão criadas, sendo preciso a atualização manual dos estilos.

Uma melhoria futura seria a opção de atualizar os estilos para alterações em lote, semelhante a opção do diálogo de Find/Replace Fonts.

HSB Color InDesign CC 2021

Cores em HSB no InDesign CC 2021

Uma nova forma de criar cores agora está disponível nos principais painéis do InDesign CC 2021 – Swatches, Color e Color Picker.

HSB não se enquadra como espaço de cor, tipo RBG e CMYK, mas é uma representação cromática bem utilizada permitindo o ajuste separado do tom, luminosidade e saturação. Mas lembre-se, que toda cor criada em HSB será tratada como RGB quando exportada pelo InDesign.

InDesign CC 2021 Document as a service

Enfim, mais estabilidade

Acredito que a principal melhoria (novidade) do InDesign CC 2021 está na promessa de mais estabilidade. Pelo resultado prático das falhas relatadas durante o último ano, neste release contamos com o recurso de recuperação de arquivos de forma automática, integrado aos servidores da Adobe.

Copy Editor Beta Program InDesign CC 2021
Participe do Beta deste recurso que promete revolucionar o fluxo editorial

Copy Editor Beta – Mais funcionalidades com Adobe Cloud

Durante o Adobe MAX deste ano a Adobe anunciou um novo serviço integrado ao Cloud – Copy Editing. Trata-se de uma versão online do InCopy que tem a intenção de mudar de vez o fluxo editorial para revisar – seja a marcação das alterações em PDF ou mesmo em papel e editorar.

Um ambiente online, seguro e integrado com InDesign para autores, editores e revisores, finalmente, produzirem de forma síncrona com designers.

Se você quer participar desta revolução na área editorial inscreva-se na versão Beta e acompanhe as novidades.

O que mais veio no CC 2021?

Pela constante integração do Photoshop e Illustrator com a nuvem Adobe é de se esperar que recursos semelhantes cheguem ao InDesign, por exemplo: salvar arquivos na nuvem, permitindo o compartilhamento entre máquinas diferentes, com controle de versão e recurso para restaurar para um determinado ponto do arquivo, são alguns exemplos já presentes em outros apps.

Mas, sendo sincero, esperava (um pouco) mais do release CC 2021. Comparando com as versões CC 2019 e CC 2020 em relação a novos recursos e melhorias, este ano ficamos a desejar. Espero que os esforços tenham se concentrado em estabilizar o InDesign, o que definitivamente faltou nas duas últimas versões.

Confira as melhorias e novos recursos mais solicitados para o InDesign pela comunidade e participe também!


Quer Aprender mais sobre InDesign?

Aprenda ou melhore seu conhecimento sobre InDesign, com 6 cursos diferentes sobre o nosso software preferido. Do iniciante ao avançado escolha aquele que mais se adequa ao seu perfil e necessidade de aprendizado.

COMPARTILHAR:
, , , , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta