Literatura expandida

Na seção de hoje do Dica do Dia, vamos mostrar alguns exemplos bacanas de ebooks, capazes de confundir as cabeças mais arcaicas daqueles que (ainda) vêem o livro exclusivamente como um produto recheado de letrinhas. O enhanced ebook é uma das principais apostas do mercado; quase a, digamos, próxima geração de ebooks.

O foco principal ainda é o público infantil, e temos exemplos de todos os cantos do mundo – e até neste cantinho de planeta. Um viva ao “Quem soltou o pum?”, da Cia de Letrinhas, o braço “miúdo” da toda-poderosa Companhia das Letras. A obra nasceu primeiro em papel, e depois ganhou uma versão muitíssimo bem produzida para iPad – que dá direito a ler/assistir/interagir com a história e seus personagens.

Vale também uma espiadinha nos produtos da Manatii Produções Editoriais. Com uma linguagem inovadora, o app/ebook apresenta 17 páginas com imagens “lindas, engraças e intrigantes”. O leitor sacode o iPhone ou o iPad, embaralha as cartas e ideias e monta sua própria história.

Até “Os Três Porquinhos” já foram revisitados. Trata-se de uma aplicativo com animações e interações bem pensadas, que não deixam o texto em segundo plano – um risco muito comum em ações desse tipo.

A NBC (que criou o seriado “Friends”) também apostou nos novos livro. Após um grande sucesso com o ebook “JFK: 50 days”, a empresa criou uma empresa de e-publishing e inventou um dos melhores enhanced ebooks até agora. Grimm é composto por fotos, vídeos e imagens que fazem o livro parecer um seriado, que deixa o leitor ávido à espera do próximo “episódio”. E o melhor: é gratuito!

COMPARTILHAR:

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe um comentário