Adobe Max e InDesign CC 2024

Adobe MAX e InDesign 2024: Novidades que nem a Adobe te conta (pt. 1)

A cada edição do Adobe Max produzo um resumo sobre as novidades do Adobe InDesign (confira os dois últimos 2023 e 2022), contudo nesses últimos anos os novos recursos são apenas incrementais e a promessa do Document Cloud ainda não é realidade.

Leia esse artigo até o final e entenda o que estou dizendo. Mas, vamos ao conteúdo, confira os novos recursos da versão CC 2024.

E não deixe de assistir o tutorial em vídeo que complementa este artigo

Auto Style: Inteligência Artificial no Design Editorial

Não é novidade que a Adobe está investindo pesado em IA (Em especial, no Photoshop e Illustrator).

O Auto Style do InDesign, potencializado pelo Adobe Sensei, representa um avanço significativo para profissionais de design gráfico e editorial. Vá em Janela > Estilos > Pacotes de Estilos e atualize o layout dos seus projetos de publicação.

Ainda disponível para poucos idiomas (inglês e alemão), nos testes realizados não tive êxito na aplicação dos estilos, mesmo mudando de idioma.

Hide Spreads: Controle Total na Edição de Multi-Páginas

Para aqueles que trabalham com documentos de múltiplas páginas (spreads) ou apresentações, o recurso Hide Spreads é uma mão na roda. O InDesign agora permite que você esconda páginas individuais, facilitando a gestão de conteúdo na hora da apresentação ou exportação.

Filename Suffix: Organização e Gestão de Arquivos

A versão 2024 traz recursos de organização de arquivos indispensáveis. Com a adição de sufixos, como números incrementais e tamanho de página, fica muito mais fácil gerenciar arquivos exportados (JPG, PNG e PDF) dos projetos de design.

Publish Online: Métricas e Acessibilidade

O recurso Publish Online agora oferece integração com Google Analytics, uma ferramenta valiosa para medir engajamento e tráfego em seus documentos publicados online. Além disso, a busca de texto, diretamente pelo navegador, é um recurso para agilizar a localização de informações.

UXP Plugins: Personalização e Eficiência

Com a Plataforma de Extensibilidade Unificada (UXP), o InDesign 2024 permite uma customização avançada, oferecendo aos usuários uma gama de novas possibilidades para automatizar e personalizar fluxos de trabalho.

Confira no vídeo uma explicação mais detalhada sobre este recurso.

Share for Review: Colaboração Aprimorada

A funcionalidade Share for Review foi renovada para tornar o processo de revisão e colaboração ainda mais eficiente. Agora, é possível definir as configurações de acesso ao link antes mesmo de criá-lo, tornando o compartilhamento de projetos de design mais seguro e eficaz.

InDesign CC 2024: a promessa do Document Cloud

Ainda não foi nesta versão. Acompanhando esse recurso há mais de 2 anos, conforme comentados nos artigos sobre o InDesign CC 2022 e InDesign CC 2023.

Diferente das outras duas soluções de nuvem do Creative Cloud, que são o Libraries e o Creative Clouds Files, o acesso ao Cloud Documents é contínuo, estando sempre atualizado.

Confira algumas vantagens dessa solução

  • Acesso online permanente – Salve o documento na nuvem e tenha acesso em qualquer máquina com InDesign instalado.
  • Salvamento automático – Não perca mais arquivos e edições por esquecer de salvar, salvando na nuvem você mantém o documento sempre atualizado, de forma automática.
  • Acompanhe as alterações do documento – Visualize e gerencie as mudanças realizadas no InDesign diretamente no painel do Creative Cloud.

InDesign CC 2024 User Voice – com pouca voz

Acesse o link e confira as solicitações mais votadas pelos usuários, e notamos que falta um carinho/atenção para essas demandas. Destaco algumas em destaque:

Opção de Dividir Linhas de Tabela em Páginas Diferentes

O pessoal que pede essa funcionalidade no uservoice vai dar pulos de alegria: dividir linhas de tabela entre diferentes páginas. Esse recurso era altamente solicitado para melhorar a legibilidade e organização de documentos complexos, com mais de 800 votos!

Suporte a MathML: Adeus, Editor de Equações do Word!

Com mais de 600 vozes pedindo por isso no uservoice, o InDesign, ainda, carece de suporte a MathML, tornando a criação e edição de equações matemáticas um processo muito mais custoso e trabalhoso.

Legendas de Texto Variáveis Agora São Quebráveis

Quase 500 pedidos no uservoice para fazer que as legendas de texto variáveis se comportem como texto normal, permitindo que elas sejam quebradas em várias linhas. Isso facilita muito a importação e organização de imagens tageadas em seus projetos.

Converta PDF para INDD: Por Que Só no Acrobat?

Essa é para quem já se perguntou: se o Adobe Acrobat Pro DC pode editar PDFs, por que o InDesign não pode converter PDF para INDD? (O Affinity Publisher faz) Pois é, essa função ainda não está disponível, mas a demanda está aí.

Esses são apenas alguns itens, a lista é muito maior. Para ter uma noção o quanto do InDesign poderia já ter avançado nesses últimos anos, não deixe de conferir e ótimo (e sarcástico) artigo do Blog Colecandoo.

E para fechar, mas não por último. E o formato EPUB?

Já faz alguns anos que não temos nada em relação a exportação do formato EPUB, mesmo com um lista de mais de 30 itens, apenas relacionados a acessibilidade. Confira aqui o link.

Em artigos e fóruns que acompanho li um comentário que houve uma mudança de chefia na equipe de engenheiros do InDesign, já que responsável anterior era mais “interessado” em evoluir a exportação do formato EPUB.

Enfim, nesta versão temos uma melhoria, SIM!!!!

Nem foi divulgado, mas o item #26 do link acima foi atendido, menos um, né 😊

Agora, imagens sem a declaração Alt (descrição para acessibilidade) são exportadas com a marcação role=”presentation”, sendo assim ignoradas pelos leitores de tela.

Conclusão

Sem dúvida, alguns dos recursos inclusos nesta versão certamente irá ajudar vários profissionais em suas rotinas, como ter mais controle nos nomes dos arquivos exportados, poder duplicar e ocultar spreads (páginas duplas) com facilidade, bem como esperar por uma oferta maior de scripts e plugins com a mudança de tecnologia para UXP.

Ainda assim, são recursos incrementais que não impactam de forma decisiva a vida (e a produtividade) dos milhares de usuários do InDesign.

Há muito espaço para melhorias, só conferir a lista de recursos feitas no artigo – New features in InDesign 2024, and about time too!

Já pensou se apenas alguns desses recursos estivem disponíveis.

Confira no vídeo uma explicação mais detalhada sobre este tema.

E não perca a parte 2 desse artigo com dicas e recursos sobre Inteligência Artificial aplicada no InDesign, Firefly e Adobe Express

COMPARTILHAR:
, , , , , , ,

Felipe Santos

Eu ajudo designers, editores, autores e entusiastas sobre publicações digitais (EPUB 3, HTML5 e App) a produzir e publicar conteúdo unindo técnica e design, mesmo para quem não sabe nada de programação. Vem comigo, colocar sua publicação para o Mundo :)

Deixe um comentário