Adobe Publish Online vs Plugin IN5

Publish Online vs Plugin IN5

O plugin IN5 é a principal alternativa ao uso do Publish Online do InDesign. As duas soluções são semelhantes de muitas maneiras, mas diferem em alguns aspectos muito importantes.

Para saber mais sobre o Publish Online confira essa série artigos sobre InDesign CC. E para conhecer o plugin IN5 leia o artigo – Método IN5 – o caminho mais fácil e rápido entre InDesign e HTML5.

Ao contrário do Publish Online, que vem instalado com o Adobe InDesign; IN5 é um plugin a parte, desenvolvido pela Ajar Productions.

Depois que o IN5 é instalado, a exportação para HTML5 fica disponível diretamente pela interface do InDesign.

Sendo compatível com a maior parte dos recursos interativos do InDesign. No entanto, com IN5 você tem acesso há vários outros recursos, não encontrados no Publish Online, que permitem uma flexibilidade muito maior na publicação.

Comparação entre Publish Online e IN5

A tabela abaixo apresenta algumas diferenças entre os dois formatos.

Característica Publish Online IN5
Animação InDesign
GIFs animados
Áudio/Vídeo Apenas incorporado – URLs externas não funcionam
Estados do Objeto
Botões
Hiperlinks
Sumário interativo
Liquid Layout
Layouts responsivos
Paginação com flipbook
Flipcards 3D
Miniaturas de página ✓ (não opcional) ✓ (opcional)
Download de PDF ✓ (não personalizável) ✓ (personalizável)
Controles de zoom ✓ (não opcional) ✓ (opcional)
Tela cheia ✓ (não opcional) ✓ (opcional)
Hospedagem própria
Otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)
Integração com Google Analytics
Transições de página personalizadas
Modo de apresentação
Proteção de senha ✓ (opcional)
Texto ativo e selecionável ✓ (opcional)
Incluso com Creative Cloud
Quadros de rolagem ✓ (com plugin do Ajar)
Panorâmica e zoom
Sequências de imagens
Slideshows
Incorporar HTML externo
Incorporar HTML local
Parallax Scrolling
Elementos em posição fixa
Visualização de texto no celular
Saída adaptável (para desktop e mobile)

A tabela comparativa deixa claro a maior flexibilidade de distribuição e variedade de recursos disponíveis no plugin IN5


Aprenda como aplicar os recursos interativos do InDesign numa publicação em HTML5
Assiata a SEMANA IN5 Pro – série especial de 3 lives, com passo a passo para produção e distribuição com InDesign e o plugin IN5


Publish Online – Prós

  • Como o Publish Online vem com a instalação do Adobe InDesign, não há custo adicional além da assinatura do Creative Cloud.
  • Publicar é muito simples e você não precisa se preocupar em hospedar. Um link para distribuição é gerado automaticamente para você.
  • Vários recursos interativos do InDesign são suportados – animação, estados do objeto, botões, áudio, vídeo e hiperlinks (desde que não estejam no texto), ao contrário do PDF interativo, que não oferece suporte à maioria desses recursos.

Publish Online – Contras

  • O Publish Online cria uma única versão do seu documento e só pode ter essa aparência. Você não pode ocultar os elementos de navegação, remover elementos da interface, impedir a navegação de página a página ou criar diferentes transições de página como um flipbook.
Esses elementos da interface não podem ser removidos ou personalizados
  • O resultado da exportação é uma página que se adapta a largura da tela, mas não permite a produção de layouts otimizados para desktop e mobile.
  • Você não pode hospedar os arquivos em seu próprio servidor e a Adobe pode removê-los a qualquer momento.
  • Como os arquivos estão bloqueados nos servidores da Adobe, sua publicação não é exposta aos mecanismos de pesquisa, nem pode ser protegida por senha. Portanto, não é detectável nem totalmente seguro.
  • Hiperlinks aplicados no texto no sumário não funcionam.
  • Publish Online está sem receber novos recursos desde a versão CC 2015.
  • Não há equipe de suporte dedicada ao Publish Online.

Plugin IN5 – Prós

  • IN5 exporta o layout e interatividade do InDesign diretamente para arquivos locais. Você pode publicar e editar o HTML exportado livremente.
  • Você terá total controle sobre os arquivos exportados pelo IN5, mesmo que não tenha acesso mais ao plugin IN5, toda exportação criada será mantida.
  • É possível integrar a publicação digital criada com IN5 com outras ferramentas do marketing digital – Google Analytics, Pixel Facebook, entre outras. Saiba mais neste artigo – Progressive eBook Page
  • IN5 permite criar layout otimizados para visualização em desktop e mobile, através do recurso Alternate Layout do InDesign.
  • No painel de exportação do IN5 você pode escolher em manter o texto real, exportar como PNG ou SVG (formato vetorial). Assim, você escolhe em manter o texto editável ou replicar o layout do InDesign com precisão.
  • Com o in5, você pode exportar seu texto do InDesign como texto ao vivo, imagens SVG ou imagens PNG. Isso permite otimizar o documento para manter a comestibilidade do texto completo ou replicar o layout de texto do InDesign com precisão.
  • Não importa qual opção de renderização de texto você selecione, a exportação com IN5 suporta hiperlinks no texto.
  • IN5 permite personalizar a interface do usuário e as transições de página.
  • Crie diferentes projetos desde publicação, apresentação, landing pages, anúncios, entre outros. Confira exemplos reais de projetos em https://webpublication.net.br/
  • O plugin IN5 permite a aplicações de outros recursos interativos não disponíveis para o Publish Online, por exemplo, 3D Flip Card, sequências de imagens, apresentações de slides, entre outros. Consulte a tabela acima para uma lista completa dos recursos.
  • IN5 também tem uma equipe de suporte dedicada de especialistas (em inglês).

Plugin IN5 – Contras

  • O plugin IN5 não faz parte do InDesign, nem do Creative Cloud, assim há um custo para utilizá-lo. Confira a tabela de preços.
  • Dependendo do plano que você escolher, o IN5 pode custar mais do que o próprio InDesign. Pode parecer estranho um plug-in custar mais do que o software principal.
  • Embora o InDesign seja a ferramenta padrão para o mercado editorial, o plugin IN5 atende a um nicho desse mercado. O diferencial está na flexibilidade que o IN5 permite ao profissional da área em produzir projetos que, normalmente, iriam exigir um desenvolvedor web.
  • Quando comparado ao custo de um desenvolvedor web, os valores cobrados para o uso do plugin IN5 são significativamente mais barato.
  • Para estudantes e entusiastas, que desejam produzir algo por hobby, o custo do IN5 pode estar fora do orçamento.
  • A variedade de recursos e combinações que o plugin IN5 permite, representa uma curva de aprendizado bem maior, quando comparado o Publish Online, que é mais simples.

Quer ver o que você pode fazer com o InDesign e o in5?
Confira os vídeos desta playlist – Método IN5


Quando usar Publish Online vs. Plugin IN5

Não há como negar o custo atraente e a praticidade do Publish Online. Esses dois atributos tornam o Publish Online uma ótima opção para revisões e projetos, os quais você não quer pensar em hospedar e não se importa que os arquivos estejam no servidor Adobe (e também não se importa se estarão lá no próximo ano).

Agora, se você é um designer profissional e deseja criar publicações digitais totalmente interativas e responsivas com grande flexibilidade (possivelmente hospedando em seu próprio servidor web), então o IN5 é a escolha certa.


INDESIGN CC – MÉTODO IN5

Comece a produzir Publicações Digitais Interativas em HTML5 mesmo sem saber NADA em PROGRAMAÇÃO, combinando recursos de layout e interatividade, do ADOBE INDESIGN, com as principais ferramentas do MARKETING DIGITAL – Google Analytics, Chatbot e Pixel do Facebook, entre outras.

  • Aulas gravadas, conteúdo online e atualizado.
  • Acesso por 1 ano ao curso e plugin IN5
  • Inclui 1 hora de suporte ao vivo.
  • Instrutor com certificação Adobe.

Saiba mais sobre o treinamento Método IN5


Referência:
Publish Online vs. in5 — Digital Publishing from InDesign Compared. Acesso: https://ajarproductions.com/blog/2021/12/09/publish-online-vs-in5-digital-publishing-from-indesign-compared/

COMPARTILHAR:
, , ,

Felipe Santos

Eu ajudo designers, editores, autores e entusiastas sobre publicações digitais (EPUB 3, HTML5 e App) a produzir e publicar conteúdo unindo técnica e design, mesmo para quem não sabe nada de programação. Vem comigo, colocar sua publicação para o Mundo :)

Deixe uma resposta