InDesign CC 2023 chegou trazendo uma promessa esperada há cerca de dois anos: Copy Editor, citado pela primeira vez no InDesign CC 2021 (leia mais aqui), tinha a promessa de eliminar as fronteiras entres online e offline para edição dos arquivos .indd, incluindo recursos de revisão no estilo do InCopy.
Pois bem, nossa espera está chegando ao fim, ou quase, já que finalmente podemos testar esse “revolucionário” recurso. Neste artigo irei detalhar essa solução, mas antes gostaria de fazer uma reflexão sobre as recentes versões do InDesign.
Confira na restrospectiva abaixo, os principais recursos dos últimos cinco anos do Adobe InDesign.
Considero os lançamentos de 2018 e 2019 mais completos e abrangentes, entre melhorias e novos recursos, com funções que, verdadeiramente, impactaram nossa rotina de produção.
Destaque para Bordas e sombreamento (2018); Exportação para HTML e ePUB (2018); Importação de comentários do PDF (2019); Footnotes e Endnotes (2019); entre outras melhorias, na versão 2020, destaco a importação do SVG.
Contudo, os anos de 2021 e 2022 foram mais restritos na lista de recursos, sendo o Copy Editor Beta a principal novidade, mas sempre em beta e mudando de nome a cada ano.
Confira o tópico InDesign Cloud Documents (novo nome do Copy Editor), que já é possível testar este novo recurso.
InDesign versão |
Recursos |
CC 2018 |
Confira os detalhes dessa versão em InDesign CC 2018 – Em sua versão mais crossmedia. |
CC 2019 |
Neste artigo InDesign CC 2019 – Quebrando tabus, aprenda como explorar as novidades da versão 2019 |
CC 2020 |
Reuni os detalhes da versão CC 2020, no artigo – O próximo patamar em design de layouts. Outro recurso bem-vindo, desta versão, foi a revisão online direto no ambiente do Creative Cloud. Saiba mais em Fluxo de revisão online. |
CC 2021 |
Nosso tradicional artigo sobre a versão CC 2021 e Copy Editor (Beta). |
CC 2022 |
Foco na colaboração – artigo sobre os recursos do CC 2022 |
CC 2023 |
Presente artigo que está lendo 😊 |
Mesmo com uma lista mais enxuta de recursos nos últimos anos, não é por falta de inspiração e pedidos, que os engenheiros da Adobe estão sem ideias.
As solicitações de recursos/melhorias no site InDesign User Voice são bem variadas. Confira os recursos solicitados mais votados pela comunidade.
- Option to split table rows across pages
- MathML Support
- Convert PDF to INDD
- Make text variables/live captions breakable like normal text
- Improving the various options of footnotes
- Allow multiple character styles to be applied to characters
- Actions Panel
- Add lowercase, Title, and Toggle to Case in style definition options
Recomendo que visite o site InDesign User Voice, participe enviando sua sugestão e vote naquelas de maior interesse.
Há alguns meses a Adobe incluiu três níveis de prioridade para poder filtrar recursos mais críticos (Not at all; Important; or Critical), o que demonstra que a empresa está, realmente, considerando as sugestões enviadas.
Prova disso, é que os principais itens da lista acima estão marcados como In Backlog, ou seja, já estão em algum nível sendo considerados para as próximas versões. Oremos!
Inspiração e agradecimento
Enquanto, os engenheiros da Adobe – que não devem ser poucos – não implementam os recursos que precisamos, confiamos num grupo de profissionais, normalmente, atuando de forma isolada e gratuita para nos fornecer um verdadeiro arsenal de funcionalidades não viabilizadas de forma nativa pelo InDesign.
Abaixo uma ínfima lista, de alguns indesign scripters da comunidade:
Deixo aqui minha singela homenagem a Theunis de Jong (1966-2020), também conhecido por “Jongware”.
Se você trabalha com InDesign há alguns e já pesquisou (em inglês) por soluções sobre InDesign, script ou grep, em especial no fórum da Adobe, certamente, já recebeu uma resposta do “Jongware”.
Em seu perfil no Adobe Support Community, Theunis, atingiu a marca de 12.000 postagens, sendo, 1173 marcadas como solução. É, sem dúvida, uma lenda no InDesign.
Se você, assim como eu, tem curiosidade por descobrir novos scripts e padrões Grep, não deixe de assistir estes vídeos – InDesign Scripts e Expressão Regular e uma Playlist sobre GREP.
Bem, depois de toda essa introdução, vamos aos recursos da versão atual – CC 2023
InDesign CC 2023 – novidades & melhorias
- Style Packs (Pacotes de estilos)
- Novos formatos
- Fácil duplicada de páginas
- Preview do InDesign
- Copiar/Colar entre Ai e Id aprimorado
- UXP Scripting
Style Packs
Recurso incluso como Technology Preview, uma espécie de emcubadora da Adobe, para testar novas funcionalidades. (E seguimos nós como cobaias, rs)
Se confunde com a aplicação aninhada de estilos de parágrafos sequenciais (next style) via estilo de objetos, ainda assim, com menos controle.
Com Style Pack podemos utilizar até cinco aplicações de estilos no layout: Heading; Subhead; Paragraph; List e Ordered List. É possível criar seus próprios Styles Pack também.
O recurso é promissor, mesmo em sua primeira versão, pode atender a layouts mais simples.
Novos formatos
Finalmente, temos o Webp disponível no InDesign e Photoshop (nesse já era suportado há algumas versões). Esse formato está cada dia mais presente na web, permitindo mais flexibilidade, compactação e qualidade nas imagens.
Fácil duplicada de páginas
Um recurso simples, mas bem-vindo. Não tem nada mais irritante que duplicar um spread de páginas dentro de um documento longo. Acho que você me entende, rs.
Preview do InDesign
Visualize todo documento do InDesign sem precisar abri-lo. Prático, porém cuidado com documentos de muitas páginas, controle o número de páginas visualizadas pela Preferência do InDesign.
Copiar/Colar entre Ai e Id aprimorado
Na verdade, a melhoria vai além do Illustrator, agora o InDesign permite que você escolha como o texto será colado no documento – com formatação ou apenas o texto puro (bem no estilo do word).
Recurso disponível apenas na versão em inglês do Indd. Sendo preciso ativá-lo em Edit > Preferences > Clipboard Handling.
UXP Scripting
O desenvolvimento de scripts no InDesign recebeu um novo ambiente para produção. Agora, além dos já conhecidos JavaScript e VBScripts, desenvolvedores podem escolher pelo Unified Extensibility Platform (UXP).
Trata-se de conjunto atualizado da linguagem JavaScript, alinhado aos padrões do ECMAScript (normalização do JavaScript), que acredito, permite utilizar o TypeScript para escrita dos códigos, o que certamente facilita o desenvolvimento, pois utiliza uma codificação mais amigável.
Enfim, a expectativa é fomentar o mercado de desenvolvedores de scripts para o InDesign.
InDesign Cloud Documents
Após dois anos de espera, a solução para edição, atualização e versionamento dos documentos de InDesign está disponível, ainda em versão Beta, mas já funcional.
A solução Cloud Documents existe em outros apps do Creative Cloud, entre eles Adobe XD, Photoshop, Illustrator e, agora chega ao Adobe InDesign com a promessa de viabilizar o acesso de forma contínua, seja online ou offline, em diferentes computadores com InDesign instalado.
Diferente das outras duas soluções de nuvem do Creative Cloud, que são o Libraries e o Creative Clouds Files, o acesso ao Cloud Documents é contínuo, estando sempre atualizado.
Confira algumas vantagens dessa solução
- Acesso online permanente – Salve o documento na nuvem e tenha acesso em qualquer máquina com InDesign instalado.
- Salvamento automático – Não perca mais arquivos e edições por esquecer de salvar, salvando na nuvem você mantém o documento sempre atualizado, de forma automática.
- Acompanhe as alterações do documento – Visualize e gerencie as mudanças realizadas no InDesign diretamente na painel do Creative Cloud.
Expectativas para 2023
Sem dúvida, essa integração do InDesign com Cloud Documents é muito promissora, e já visualizo outras funcionalidades possíveis, tipo: possibilidade de trabalho compartilhado, ferramentas de revisão, no estilo do InCopy ou mesmo uma atualização/integração dos comentários do PDF.
E na prática, como funciona Felipe?
Que tal acompanhar, na prática, o recurso InDesign Cloud Documents, as novidades e melhorias do CC 2023, incluindo dicas extras que irão te surpreender – acredite, não importa quantos anos de experiência em InDesign você tem 😊
Assite nossa Live Especial – InDesign CC – Retro|22 & Expec|23 – para fecharmos o ano, com uma retrospectiva de 2022 e as expectativas para 2023.
Se curtiu o conteúdo deixe um comentário e não esqueça de compartilhar para aquele amigo(a) que trabalha com InDesign 🙂
Olha, tenho feito testes e posso dizer: que evolucao viu, sou das antigas e cada evz mais essas ferramentas me surpreendem!
Olá, bacana que tenha gostado
Acompanhe nosso canal no youtube com mais tutoriais sobre InDesign, EPUB, Publicação digital, entre outras ferramentas. Tem até sobre AI, ChatGPT 🙂
https://www.youtube.com/channel/UCkrCYYgXvjQXLqCqNHK48qQ
Adorei a postagem, está bem completa e com informações valiosas. Parabéns pelo trabalho incansável em manter esse blog sempre atualizado e com conteúdo de qualidade. Ele se tornou o meu site favorito para procurar informações sobre o assunto que gosto. Continuem assim, vocês estão fazendo um ótimo trabalho!
Além de gostar da postagem, também gosto do design e da navegação do blog. É fácil encontrar as informações que procuro e a leitura é agradável. Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho, você é um grande exemplo para todos que querem criar um blog de sucesso. Continuem assim, estou ansioso para ver o que vem por aí!
vidmate.net.br
Olá, Ana Laura
Grato pelas belas palavras.
Acompanhe nosso canal no youtube com mais tutoriais sobre InDesign, EPUB, Publicação digital, entre outras ferramentas. Tem até sobre AI, ChatGPT 🙂
https://www.youtube.com/channel/UCkrCYYgXvjQXLqCqNHK48qQ
Obrigado por compartilhar Filipe.
Durante muito tempo trabalhei utilizando o Indesgin x Incopy x OneDrive. Tudo corria muito bem. Trabalhava a distância e o cliente editava de onde estivesse. Mas, nas últimas versões do Indesign, comecei a ter problemas com o link e o OneDrive agora se tornou apenas um compartilhamento de pastas onde deposita os arquivos e não mais uma rede online.
Será que essa versão beta do Indesign 2023 vai permitir editar através do Incopy a distância e offline? É isso que entendi? Se for, será um grande passo e uma possibilidade maravilhosa, tanto para nós designers quanto para os editores. Basta respeitarmos a hierarquia dos arquivos que criarmos.
Novamente obrigado pelo artigo. Grande abraço.
Olá, Excelente que tenha gostado
Imagino que essa solução possa avançar para permitir a edição direto no navegador, sem o uso do InCopy
Há anos atrás o Dropbox, também, funcionava como um servidor, semelhante ao OneDrive parou de funcionar assim, sendo apenas um repositório online
Vamos acompanhar essa nova função do indesign que parece ser bem promissora
Abs
Felipe